Português: veja o conteúdo exigido em concursos de nível fundamental

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje mais do que nunca os concursos se mostram como a alternativa escolhida por profissionais de todos os níveis e ocupações para um emprego. E um dos grandes motivadores para essa escolha é a crise financeira que o país tem enfrentado e que não dá sinal de ir embora.

Dessa forma, a iniciativa pública acaba se mostrando como uma forma de conseguir sair do índice de desemprego, que só cresce a cada vez, e também de garantir que as contas sejam pagas todos os meses.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise as contas sempre vão continuar a vir, e ter um salário garantido é algo necessário para assegurar que as finanças estejam em dia, algo que só a iniciativa pública pode garantir.

Mais ainda, os concursos também representam uma forma de conseguir estabilidade em um momento de insegurança. Insegurança esta que em grande parte acaba sendo causada pelo setor privado.

Isso porque, por conta da crise, uma série de empresas privadas acabaram se encontrando obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos e também de pessoal para conseguirem continuar de portas abertas e não precisarem declarar falência, o que acaba criando um clima de insegurança e de instabilidade principalmente para os funcionários de cargos menores e de menor escolaridade.

Junto a tudo isso, um fator de grande influência na escolha do setor público fica por conta das vantagens e das opções que ele oferece para todos os trabalhadores, do graduado em curso superior até aquele que conta apenas com um diploma de nível fundamental.

Vantagens essas que se manifestam sob a forma de salários vantajosos, que se mostram mais altos do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado, os bons benefícios, que variam de empresa para empresa e que são somados aos salários, e também a questão da jornada de trabalho bem respeitada, que é algo que acaba evitando que aconteça uma exploração do trabalhador, algo que é muito comum – infelizmente – de acontecer dentro do setor privado.

Como se não bastasse, funcionários públicos ainda possuem condições diferenciadas no mercado, como facilidade na hora de conseguir empréstimos e também taxas de juros mais baixas na hora de realizar financiamentos, o que pode fazer uma diferença e tanto na hora do aperto e da necessidade.

Porém, a verdade é que conseguir desfrutar de todos esses benefícios não é tarefa simples. Afinal de contas, para conseguir ocupar o seu lugar dentro da iniciativa pública antes é preciso conseguir ser aprovado em uma prova de concurso público, algo que infelizmente não são todos que conseguem fazer.

Isso porque, além das provas que não são fáceis, os concursos também costumam ser bastante disputados, de forma que é preciso conseguir ser melhor do que a concorrência para conseguir um lugar no setor.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos uma série de dicas e informações para você, que deseja prestar um concurso de nível fundamental.

Para isso, reunimos aqui o conteúdo da parte de língua portuguesa que costuma ser cobrado em concursos para o nível mencionado, tudo para que você consiga estudar e se preparar com antecedência, de forma a garantir o seu lugar na vaga desejada e começar a sua carreira dentro do setor público brasileiro.

Descubra o que cai de português para concurso de nível fundamental

Como não poderia deixar de ser, dependendo do nível de escolaridade que é cobrado em um concurso, varia também a dificuldade da prova e os conteúdos que nela são cobrados, de forma a realizar seleções que sejam justas com todos os candidatos.

Por isso mesmo que um concurso de que tem a exigência apenas de nível fundamental vai ter uma dificuldade menor do que um concurso que exige diploma de nível superior, por exemplo.

Dessa forma, o conteúdo que é abordado em concursos de nível fundamental é aquele que é dado aos alunos de 5º ao 9º ano, que é basicamente toda a base que uma pessoa falante de língua portuguesa deve ter em torno do português no que diz respeito a gramática e também a interpretação de texto.

No geral, as matérias mais cobradas de português para concurso de nível fundamental são principalmente em torno de interpretação de texto e também de concordância verbal, que são consideradas matérias básicas para o concurso e que todo participante deve ter bem estudado.

Além disso, assuntos que costumam ser bastante cobrados em concursos de nível fundamental são em relação a sentenças em voz ativa e passiva, bem como questões envolvendo verbos e suas conjugações, pronomes relativos, problemas relativos a pontuação e também questões sobre orações, tanto subordinadas quanto coordenadas.

Ou seja, além da interpretação de texto, o português que é cobrado em concursos públicos é basicamente relativo à gramática, que é considerado um conhecimento básico que deve ser obtido até a conclusão do ensino fundamental.

Uma dica para estudar a matéria e ir afiado para o concurso que desejar prestar é procurar por apostilas que sejam voltadas para concursos de forma a ter um panorama completo do assunto e também buscar por vídeo aulas sobre português na internet, principalmente para assuntos nos quais você tiver mais dificuldade. Ambos os materiais são de fácil acesso na internet, de forma que qualquer pessoa pode ter acesso a eles.

Outra boa dica é procurar por simulados online especificamente sobre português voltado para concursos, já que há uma infinidade deles disponíveis na internet e acabam sendo a melhor alternativa para testar de forma real os seus conhecimentos e também para verificar o que você tem mais dificuldade.

Porém, vale ressaltar que é importante buscar por questões de nível fundamental, caso contrário vai acabar estudando mais do que precisa, o que pode não só dificultar, mas também atrasar os seus estudos.

Seguindo todas as dicas e se dedicando bastante, você tem tudo para ficar craque no português que é cobrado em concursos de nível fundamental e conseguir a vaga que você sempre desejou.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.