Português para quem já saiu do ensino médio há muitos anos

Tempo de leitura: 7 minutos

A matéria língua portuguesa ou português, é uma das matérias escolares mais complexas para se estudar, aprender e para se aplicar. Muitas pessoas têm pavor da matemática, mas são os conteúdos de português que muitas vezes atrapalham as pessoas durante a realização de provas.

A matemática tem uma ideia de entendimento muito mais simples que o português, já que a base matemática é a lógica e o fato de uma questão estar errada ou certa. Já o português tem muitos segmentos que fazem as pessoas se complicarem muito na hora de estudar esta matéria.

Leitura, escrita e interpretação de texto talvez sejam os três “setores” base do português, por esse fato, de termos três pontos importantes para nos preocuparmos, é que muita gente tem dificuldade na língua portuguesa.

No dia a dia, não podemos deixar de lado os ensinamentos aprendidos por meio do estudo da língua portuguesa, pois, para tudo precisamos dele, comunicação, verbal, escrita, sinais além disso temos os textos e as interpretações dos mesmos.

Agora pense tudo isso, para uma pessoa que quer voltar a aprender todos esses conceitos depois de anos após o término do ensino médio, difícil, não é? Agora nós vamos dar dicas de como estudar todos esses conceitos e mostrar quais são a importância desses ensinamentos que você vai levar para o resto da vida.

Mundo profissional: Porque estudar o português

Concursos, públicos, vestibulares, Enem, entre outras provas, o português é a matéria que mais necessita de atenção para quem for realizar este tipo de provas. Porém, além disso, no mundo profissional, o conteúdo vindo da língua portuguesa é fundamental para você conseguir ter sucesso.

A primeira grande importância que traz o português é a questão da comunicação, da maneira como você está se expressando. Dificuldades na forma de se expressar, traz a falta de comunicação correta e isso fecha muitas portas no mercado de trabalho. Além da fala, a escrita também é bastante importante pois o fato de escrever bem também faz com que você tenha mais chances de conquistar o seu sucesso profissional.

A leitura talvez seja a parte mais importante na questão dos estudos sobre a língua portuguesa, pois, a partir da leitura você melhora sua comunicação, já que conhece novas palavras, melhora a sua parte escrita, porque você fica sabendo como escrever corretamente as palavras, além de ter a concordância correta durante sua escrita, e também melhora seu intelecto, assim você pode ter mais chances de estar inserido no mercado do trabalho. Tudo isso e ainda com uma leitura boa, você consegue estar bem informado e consegue criar bons argumentos durante uma reunião ou algo do tipo, por exemplo.

A leitura ainda faz com que sua interpretação de texto esteja mais apurada, dessa forma, você consegue perceber situações implícitas num texto por exemplo, que algumas pessoas não conseguem, assim você também consegue se destacar neste setor base da língua portuguesa.

Por fim, no quesito profissional, a base para que você aprenda sobre outras matérias e esteja apto para trabalhar em várias profissões, é por meio do seu conhecimento em português sem este entendimento dessas matérias você terá inúmeras dificuldades para entender qualquer outra matéria.

Dicas para estudar a língua portuguesa

Como base de tudo está a leitura, por meio dela você vai conseguir ter o entendimento de todos os outros segmentos da língua portuguesa e de outras matérias também. Se você está muito tempo sem estudar para valer, você pode optar por começar lendo coisas mais fáceis ou fazer leituras de coisas que você gosta bastante, não adianta você começar lendo poesias e textos carregados de palavras pouco comuns.

Começar a leitura com assuntos mais fáceis ajuda melhorar até o seu ritmo de leitura e seu entendimento de determinados assuntos. Se você tiver vontade de ler, provavelmente seus estudos serão mais fáceis, já que você conseguirá observar mais rapidamente os conteúdos vistos em português.

Para melhorar sua leitura, existem algumas dicas que podem te ajudar. A primeira é por ler os textos em voz alta para identificar possíveis erros de pronuncia, depois você pode optar por fazer leituras e ter ao seu lado um dicionário para que você consiga pesquisar palavras que não compreendeu durante a leitura do texto.

Por fim, você deve ler o texto obedecendo a sua sequência, isso porque muita gente quando está estudando ou treinando a leitura acaba separando o texto em partes e isso pode fazer com que você leia em ritmos diferentes as partes do texto, e no caso dos estudos algumas explicações podem ficar desconectadas caso você não interprete o texto sequencialmente.

Já fazendo um gancho com o assunto final do outro parágrafo, você deve ter em mente o quão importante é a questão da interpretação de texto.

Normalmente quando a pessoa fica muito tempo longe dos estudos, demora um pouco de tempo até conseguir se adaptar novamente as ideias que com o tempo voltam a ser comuns, se você interpreta bem um texto, significa que você consegue entender as explicações presentes em uma matéria que você esteja estudando por exemplo.

Caso não consiga entender alguma parte do texto você deve reler até conseguir entender o que está escrito, além disso se você conseguir, pode também sublinhar partes importantes do texto, para que rapidamente você se recorde de alguma coisa aprendida no texto.

Outra opção é fazer um resumo e falar oralmente, dessa forma você treina a sua interpretação e a sua comunicação. Nos estudos se você consegue sintetizar e observar os pontos principais que você precisa saber, você melhora e facilita seu entendimento do assunto, além de economizar tempo.

Outro ponto importante que você que quer estudar a língua portuguesa, a gramática é a parte mais complicada do português. Isso porque existem muitas áreas gramaticais que você precisa estudar para melhorar, principalmente, a sua escrita.

A maneira que você tem para estudar este tipo de tema, é por meio da realização de exercícios, os livros escolares muitas vezes vêm com vários exercícios, inclusive, questionamentos sobre gramatica, se você estiver disposto a aprender sobre, esses livros escolares podem ser uma boa opção de estudo. Entre as principais partes gramaticais estão, morfologia, sintaxe, ortografia e concordância, essas são as principais áreas que servem como base gramatical.

Por fim temos os estudos relacionados à escrita, aqui você pode ter como aliado a leitura para melhorar seu vocabulário.

Mas está área da língua portuguesa precisa que você treine muito, e só colocando a mão na massa você consegue isso. Para aprender técnicas para melhorar sua escrita você pode usar bastante da leitura, porém você só vai melhorar sua escrita depois de escrever e analisar seus textos. Palavras, pontuação, concordância e clareza são fundamentais para uma boa escrita.

De forma geral, apesar de ser um pouco mais difícil, para se conseguir entender a língua portuguesa você precisa ler bastante e praticar muito. Para quem terminou o ensino médio e está buscando melhorar o português cursos ou aulas particulares são boas opções.

Português para quem já saiu do ensino médio há muitos anos
5 (100%) 1 vote

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.