Porcentagem para concurso: aprenda como fazer as contas rapidamente e corretamente

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos se mostram como uma alternativa cada vez mais concorrida. E independente da dificuldade e da concorrência que as provas, principalmente aquelas para cargos que oferecem salários mais altos, a verdade é que o número de candidatos para vagas públicas só tem crescido a cada dia que passa.

Afinal de contas, por conta da crise que toma conta do país e que não dá sinais de ir embora tão cedo, a verdade é que a estabilidade empregatícia garantida pelo regime estatutário nunca foi tão atraente para o trabalhador brasileiro.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você com porcentagem, um dos assuntos que mais geram dúvidas na hora da realização das provas de matemática. Tudo para que você potencialize os seus estudos e aumente ainda mais as chances de ser bem-sucedido na carreira pública que você sempre sonhou conseguir.

Afinal de contas, quando falamos de provas disputadas qualquer simples ponto conta e não vale a pena desperdiçar a sua margem de erro com exercícios de porcentagem.

Descubra como descomplicar a matemática para as suas provas de concurso público

Quando falamos de matemática para concursos públicos, a grande verdade é que complexidade alta é uma expressão que passa longe da maioria das questões de grande parte dos concursos. Isso porque mais do que querer saber se você decorou as fórmulas geométricas que viu no colegial, a maioria dos concursos busca saber se você possui raciocínio lógico.

Dessa forma, questões que abordam o uso de lógica são as mais comuns em todos os tipos de concursos, dos mais simples até os mais concorridos. Por isso mesmo, levando esse pensamento em consideração, é que a porcentagem é um dos assuntos que marcam presença garantida em praticamente todas as provas de concurso público.

Porém, a verdade é que, apesar de não exigir um raciocínio muito complicado, a verdade é que muita gente ainda tem problemas com porcentagem, de forma que questões sobre o assunto possam representar alguns pontos a menos no resultado final que seriam essenciais para uma aprovação, principalmente quando falamos de concursos que são mais disputados.

Pensando nisso, reunimos aqui dicas práticas que vão descomplicar a porcentagem para você, tudo para que a matemática não seja a matéria responsável por impedir você de conquistar a vaga no setor público que você sempre sonhou. Afinal de contas, porcentagem é um assunto relativamente simples e não é nada difícil de ser aprendido.

A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de calcular porcentagem é que, antes de saber fazer realmente os exercícios que envolvem o uso de tal técnica, é preciso entender de fato o que ela é. Apenas esse conhecimento já vai deixar todo o processo de aprendizado e também os exercícios bem mais simples do que você achou que eles fossem.

De maneira bastante resumida, o conceito de porcentagem é algo bastante intuitivo, já que vem colocado de maneira bastante clara no próprio nome do conceito. Isso porque porcentagem nada mais é do que o resultado da proporção de um determinado valor inteiro e uma parte específica desse valor, sendo uma razão medida na base 100, daí o nome porcentagem.

Para que você não se confunda, vale a pena prestar atenção nas diferentes formas de representação de valores de porcentagem. Isso porque a porcentagem pode ser representada tanto pelo seu símbolo clássico (%), quanto por uma fração com denominador 100 e também por números decimais.

Levando tudo isso em consideração, é preciso que você saiba que, em um panorama geral, calcular porcentagem é algo bastante simples. Isso porque para calcular a porcentagem apresentada em um problema o que normalmente é usado nada mais é do que uma regra de três simples.

Ou seja, em uma coluna você vai colocar o valor total e o valor que você deseja obter a porcentagem e na outra você vai colocar a porcentagem equivalente de cada uma, sendo que 100% representa o valor total. De forma que o X, ou seja, a incógnita, vai se fazer presenta no setor que você deseja descobrir, que pode ser qualquer um dos quatro espaços.

Para você entender melhor, caso você queira calcular o resultado de 16% de 1.600, basta montar uma regra de três para depois multiplicar em cruz. Em uma linha vai estar 1.600, que é seu valor total, e o 100, que é a correspondente de porcentagem do seu número.

Já na linha de baixo vão estar o X – que é o que você deseja saber, que no caso é o resultado de 16% de 1.600 – e o 16, que é a sua equivalente de porcentagem. Pronto, basta multiplicar os números em cruz que você encontra o resultado. Ou seja, na regra de três a conta vai ficar a seguinte: 1.600 x 16 = X x 100. Como resultado você vai perceber que 16% de 1.600 é 256.

Como você pode ver, o cálculo de porcentagem propriamente dito é bastante simples. Dessa forma, para resolver os exercícios propostos nos concursos, mais do que apenas saber fazer a conta é preciso saber realizar uma boa interpretação de textos, de forma a conseguir extrair dos exercícios todas as informações que você vai precisar para montar a sua regra de três.

Dessa forma, você vai conseguir realizar sem maiores dificuldades todos os problemas propostos sobre porcentagem que você encontrar nas suas provas de concurso. Afinal de contas, a verdade é que porcentagem não é nenhum bicho de sete cabeças e ter essa consciência é o primeiro passo para aprender de uma vez por todas a resolver os problemas que envolvem este tipo de conta.

Por fim, a verdade é que cálculos de porcentagem nada mais são do que regras de três simples, de forma que o assunto não vai mais fazer com que você perca pontos que poderiam ter sido decisivos no resultado final do concurso que você prestar.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.