Por que todo concurseiro precisa de um mentor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Passar em um concurso não é tarefa fácil, mas mesmo assim ainda é o sonho de muitas pessoas que estão atrás de um bom emprego, com total estabilidade e ainda com salários e benefícios acima da média do mercado. Talvez essa grande procura por tudo isso deixe a tarefa ainda mais complicada, pois alguns concursos chegam a ter mais de 100 candidatos para uma única vaga.

Eu sei que isso assusta pelo menos um pouco, ou, para algumas pessoas, assusta muito, mesmo assim sendo uma tarefa complicada realizar o sonho de assumir um cargo no setor público não é nada impossível, mas para isso você vai precisa se dedicar muito, sem esforço nada é possível.

O grande segredo para quem quer se tornar um concurseiro é o planejamento, pois você precisa estudar tudo aquilo que está previsto no edital do concurso para estar bem preparado, e a própria ciência já diz que a pior coisa que você pode fazer é deixar tudo para última hora, por isso planeje, se organize e estude muito.

Eu sei que fazer tudo isso parece bastante complicado, afinal você está começando algo novo, pelo qual nunca passou na sua vida, então ficar confuso nesse momento não é uma exclusividade sua, você não será o primeiro nem será o último a se sentir dessa maneira, mas sempre existem formas de melhorar isso, e é justamente pensando em te falar um pouco mais sobre isso que resolvemos escrever esse artigo.

Nossa grande dica aqui para facilitar muito sua vida nessa transição complicada e muitas vezes confusa é encontrar um mentor para sua vida de concurseiro, encontrar alguém que possa te guiar e te ajudar a escolher os melhores caminhos para o sucesso. E é justamente sobre esse papel de mentor que vamos falar mais. Confira a seguir.

O Papel do mentor

Você pode até estar se perguntando para que você precisa de um mentor, mas a verdade é que o mentor é nada mais, nada menos do que um grande facilitador da sua vida, pois ele vai conseguir te dar dicas que ninguém mais vai conseguir, pois o mais importante de tudo é que seu mentor é uma pessoa que já passou pelas mesmas coisas que você está passando.

A ideia de mentor é justamente ele mostrar para você o que aconteceu com ele e como ele agiu diante de cada coisa que surgia tanto antes de decidir realizar um concurso, durante os estudos, no dia da prova e por aí vai. Dessa forma, você vai poder ter claramente uma ideia de como as coisas funcionam e quais caminhos dão mais certo do que outros.

Sabe o ditado que diz que devemos aprender com nossos erros e acertos? Então, podemos também aprender com os erros e acertos das outras pessoas, e é justamente esse o papel do mentor, mostrar os erros e acertos que ele teve na empreitada que é passar em um concurso público.

Como escolher um mentor

A escolha do mentor certo tem uma influência direta em seu desempenho e, é claro, na relação entre os dois. Primeiro de tudo, como eu já disso, você precisa encontrar alguém que realmente já tenha passado pela mesma situação que você está passando e que possa te passar um pouco dessa experiência, se não de nada vai adiantar ter um mentor.

Depois disso, você precisa escolher alguém em quem você realmente confia, pois essa pessoa tem que estar em total sintonia com você, se você não confia nela essa relação já começa com um grande abalo. Por último, mas não menos importante, você precisa escolher alguém que acredite realmente em você.

Essa pessoa precisa ver seu potencial. Se não for assim, não vai adiantar muita coisa, pois essa pessoa será seu principal incentivador nessa empreitada, por isso a grande importância de ter alguém que acredite de coração em você e esteja totalmente disposto a te ajudar dividindo experiências e te orientando.

Confie em seu mentor

Uma das coisas que já disse aqui e preciso frisar novamente é que o mentor precisa ser alguém de confiança, vocês devem ter uma relação próxima para que o seu objetivo seja atingido, caso contrário as coisas ficarão bem complicadas e esse mentor vai acabar não servindo para absolutamente nada.

A partir do momento que essa relação de confiança for estabelecida, então você precisa realmente se entregar aos conhecimentos que ele te passar, você precisa usar toda essa experiência a seu favor, só assim todo esse trabalho em conjunto vai realmente valer a pena.

A confiança entre vocês dois também vai te dar uma maior segurança para realizar essa empreitada, então é mais um motivo para você ficar atento em escolher a pessoa certa para ser seu mentor ao longo dessa jornada que é passar em um concurso público.

Acredite em você mesmo assim como seu mentor acredita

Falamos em confiança na relação entre você e seu mentor, mas existe uma confiança mais importante, que essa que é a confiança que você mesmo tem si próprio.

Como eu disse, o mentor deve ser alguém que vê todo o seu potencial e acredita que você pode realmente alcançar todos os seus objetivos, isso é justamente o motivo que você vai ganhar confiança em você mesmo ao longo dessa jornada.

Muitas vezes parece que nem nós mesmo confiamos em nos mesmos, imagina então alguém de fora, mas se alguém de fora acredita em nós mais do que nós mesmos, então essa confiança começa a se multiplicar de forma interna.

Com o tempo, você vai se sentir acreditando que tudo é possível que você pode tudo e que realmente você vai alcançar seus objetivos de vida e, é claro, de concurso.

Agora você já sabe a importância de ter um mentor ao seu lado e como isso vai te ajudar a alcançar seus sonhos, também já sabe como escolher a pessoa certa para esse papel. Se você gostou dessas dicas, pode conferir muito mais em nossos outros artigos e boa sorte!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.