Por que funcionário público tem mais facilidade para conseguir empréstimo?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser um funcionário público é algo que acarreta uma série de vantagens para o profissional. E esse é um dos motivos pelos quais cada vez mais pessoas vem buscando entrar dentro da iniciativa pública, ao invés de procurar por oportunidades de emprego dentro da iniciativa privada, principalmente agora em época de crise.

Afinal de contas, a crise acaba tendo como consequência uma grande insegurança para o trabalhador do setor privado já que, para conseguir se manter e não fechar as portas em épocas nas quais o lucro não vem, é preciso realizar corte de gastos, que muitas vezes acaba se refletindo sob a forma de corte de pessoal.

Uma prova disso é o fato de o índice de desemprego só subir a cada mês, o que preocupa os trabalhadores que com crise ou sem crise continuam tendo contas para pagar e é preciso ter a garantia de um emprego para assegurar que as finanças vão ficar em ordem sempre.

Fora a questão da estabilidade empregatícia, há também uma série de outros benefícios que acabam tornando o setor público bastante atraente para o trabalhador.

Entre eles estão os bons salários, que em grande parte do tempo são maiores do que aqueles oferecidos pelo setor privado para a mesma área de atuação e também os bons benefícios, que vão variar de empresa para empresa, e que são somados ao salário.

De quebra, há também o ganho de qualidade de vida, que é manifestado pelo respeito à jornada de trabalho, algo que raramente acontece no setor privado, onde horas extras são praticamente mandatórias para quem deseja crescer na carreira.

Mas além de tudo isso, há uma vantagem de ser um funcionário público que muita gente desconhece, mas que pode ser de grande utilidade muitas vezes. Essa vantagem nada mais é do que uma maior facilidade para conseguir empréstimos do que funcionários do setor privado, o que pode ser de grande utilidade nos mais variados momentos da vida.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você porque os funcionários públicos possuem maiores vantagens e facilidades na hora de conseguir um empréstimo e também explicar para você como que isso acontece.

Tudo para que você já consiga aproveitar desses benefícios caso já seja um funcionário público ou encontre mais uma motivação para prestar um concurso e ingressar na iniciativa pública, caso ainda trabalhe no setor privado.

Entenda a facilidade do funcionário público para conseguir um empréstimo

O funcionário público conta com uma série de vantagens decorrentes de seu trabalho, sendo que uma delas é na hora de conseguir um limite de crédito pessoal junto a organizações financeiras.

Isso acontece porque, independente do seu setor de atuação ou de sua empresa de trabalho, ele conta com uma estabilidade empregatícia que garantem tanto a sua profissão quanto o seu salário, de forma que emprestar dinheiro para um funcionário público é algo mais garantido para o banco.

Isso consequentemente acaba gerando uma facilidade na hora de contratar linhas de crédito pessoal de forma geral, pois o cargo de funcionalismo público representa uma segurança para a instituição financeira que conceder o empréstimo.

Levando tudo isso em consideração, um dos tipos de empréstimo que são mais simples e fáceis de serem contratados por funcionários públicos em relação a funcionários privados é o empréstimo consignado, que já é descontado diretamente do salário do funcionário todos os meses até que este seja quitado.

Como o funcionário público tem a garantia que seu salário vai ser igual todos os meses – podendo ainda haver bonificações – e que não vai ser demitido, tem uma facilidade muito maior de contratar este tipo de empréstimo do que funcionários tradicionais do setor privado, que contam com a insegurança já conhecida.

Tudo isso acaba favorecendo o funcionário público na hora de conseguir um empréstimo.

Além disso, há também algumas outras vantagens relativas a bancos públicos, já que eles vão acabar favorecendo funcionários públicos na hora de fechar negócio, também por conta da questão da estabilidade, já que emprestar dinheiro para um funcionário público é consideravelmente mais seguro do que emprestar dinheiro para um funcionário da iniciativa privada.

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que oferecem não só facilidade, mas também condições diferenciadas na hora de realizar empréstimos para funcionários públicos. Isso porque, para trabalhadores do setor público, a Caixa oferece taxas de juros menores nas parcelas na hora de realizar um financiamento, o que também é válido na hora de conceder financiamentos imobiliários.

Outro banco que também oferece condições diferenciadas em transações realizadas com funcionários públicos é o Banco do Brasil, e também os que são privados, mas que oferecem facilidades para trabalhadores do setor público, o Santander e o HSBC que se tornou Bradesco, todos eles com condições diferenciadas, que incluem uma taxa de juros menor.

Dessa forma, para quem está planejando comprar um imóvel nos próximos anos ou que precisa de um empréstimo em breve, se tornar um funcionário público é algo que pode ajudar e muito com isso e também auxiliar você a conseguir condições melhores de taxas de financiamento.

Com tudo isso, se tornar um funcionário público é algo que vai trazer para você vantagens que vão além da sua carreira. Isso porque o status enquanto funcionário público acaba trazendo uma série de benefícios para outros setores da sua vida, como a facilidade na obtenção de empréstimos e também condições diferenciadas e vantajosas para o financiamento de um imóvel próprio.

Ou seja, se você estava na dúvida se ainda vale ou não a pena se tornar um funcionário público, não tenha mais dúvidas e também não tenha mais medo. Comece os estudos e invista nessa nova empreitada que vai trazer a você maiores salários, melhor qualidade de vida e ainda facilidades em diversos aspectos da sua vida fora do trabalho.

A escolha certa para quem deseja passar essa crise sem maiores problemas e também para quem deseja ter uma mudança de vida agora em 2017.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.