Por que estudar concursos anteriores para aprender mais?

Tempo de leitura: 5 minutos

Cursinhos preparatórios, finais de semana perdidos e vida social quase inexistente. Pode parecer exagero, mas, para quem está habituado a estudar para concursos públicos, essa é uma realidade cotidiana.  

Ser aprovado para um cargo público é o grande objetivo de muitas pessoas. Além da estabilidade financeira praticamente garantida, já que os salários desses cargos são realmente atrativos, a flexibilidade de horários e uma carreira sólida são os diferenciais que muitos concursos oferecem.

Mas, afinal, como se preparar para um concurso público? Será que apenas os cursinhos e apostilas atualizadas são suficientes? Nesse artigo, você verá que estudar concursos anteriores e fazer testes e simulados de editais antigos podem ser grandes aliados para obter a tão sonhada aprovação.

Por que estudar com concursos anteriores?

A preparação para concursos públicos é um processo longo e, na maioria das vezes, muito cansativo. Entretanto, algumas dicas podem tornar essa rotina mais agradável e muito mais produtiva. Para isso, a principal sugestão talvez seja explorar simulados, provas e editais antigos de outros concursos que já foram realizados.

Conhecer esses materiais é importante para que você tenha noção do tipo de conteúdo que você precisará estudar e o estilo de provas aplicadas por cada uma das instituições. Dessa forma, ainda que você não tenha tentado nenhum concurso anteriormente, você já estará familiarizado com as questões e com o modo com que cada empresa trabalha determinada disciplina.

Vale ressaltar que a técnica de se estudar por meio de provas de concursos anteriores não é uma novidade, já que vem sendo recomendada pela maioria dos professores de cursinhos preparatórios.

Como aprender mais com concursos anteriores?

Se você procura aplicar a técnica de estudar materiais antigos para novos concursos, logicamente o primeiro passo é fazer uma ampla pesquisa sobre esses materiais.

Tenha todas as provas, testes, simulações e gabaritos em mãos e programe sua rotina de estudos conforme sua disponibilidade de horários. Com esse material, você poderá se familiarizar com o estilo das questões e testar seus conhecimentos sobre diferentes assuntos.

A seguir, conheça as melhores dicas para estudar com provas de concursos anteriores e aproveitar ao máximo o conhecimento adquirido.

  1. Faça o download de modelos de provas de até três anos anteriores. Dessa forma você não estará desatualizado para tentar solucionar as questões propostas feitas no estilo mais recente;
  2. Escolha simulados e provas da mesma instituição que você pretende ingressar ou da área em que você tem interesse de atuar;
  3. Não fique apenas lendo as questões das provas. Leia com atenção as perguntas, as alternativas e marque as respostas como se estivesse em um teste real. Essa será uma rica experiência em um aprendizado real e proveitoso.
  4. Por falar em aprendizado, é muito importante pesquisar sobre suas dúvidas depois de marcar e conferir o gabarito.
  5. Durante s simulados, desafie-se a não gastar mais de três minutos com as questões de múltipla escolha, nem mais do que 15 nas discursivas.
  6. Não se esqueça das redações! Se você treinar suas dissertações a partir de temas propostos nos concursos anteriores, tenha certeza de que suas chances de tirar uma boa nota serão muito mais altas.
  7. Não engane a si mesmo! Quando estives fazendo o simulado não esqueça de esconder o gabarito do seu olhar e só consultar as respostas ao final dos testes!

Em quais outras fontes estudar para concursos?

Quando o assunto é estudar para concursos, existe uma infinidade de possibilidades de fontes de pesquisa ao seu dispor. Além dos meios convencionais, como pesquisas na web, apostilas e provas antigas, novas alternativas também podem ser extremamente importantes para o seu processo de preparação. 

O que você acha de estudar por meio das redes sociais? Você já pensou em usar o YouTube, SnapChat ou WhatsApp como fontes acadêmicas? Se você ainda acha isso estranho é melhor se acostumar.

Hoje, as redes sociais são as ferramentas mais eficazes para a troca e compartilhamento de informações. Por meio delas, centenas de pessoas podem se comunicar ao mesmo tempo e trocar experiências sobre diferentes assuntos e vivências. Nesse contexto, é natural que elas sejam exploradas também com outras finalidades.

Compartilhar dicas, vídeos e outros arquivos digitais sobre o conteúdo acadêmico é um meio de diversificar os estudos e tornar a atividade muito mais dinâmica e interativa.

Como se preparar para concursos públicos?

Agora que você já sabe da importância de estudar concursos anteriores para aprender mais e de procurar novas alternativas para adquirir conhecimento, é hora de conhecer mais dicas sobre como se preparar para o processo seletivo.

Tenha em mente que, assim como você, outros milhares de pessoas também estarão ávidos pela aprovação.

Se você já sabe qual carreira quer seguir e qual é o cargo que você almeja, ótimo. Esse é o primeiro passo para começar a se preparar. Depois disso, outras dicas são muito importantes. Saiba quais são elas a seguir e prepare-se!

1. Mantenha-se bem informado

Manter o hábito de estar atualizado sobre os acontecimentos do mundo é fundamental. Afinal, muitos cargos públicos exigem um alto nível de conhecimentos gerais. Procure focar nos acontecimentos atuais e também nos fatos ocorridos nos últimos dois anos.

2. Faça um cronograma de estudos

Prepare sua rotina de estudos conforme a área em que pretende atuar. Avalie também as horas que você tem disponível para estudar e lembre-se que essa carga horária deverá ser seguida diariamente.

3. Separe um tempo para o lazer

Estudar é importante, mas descansar e se divertir também. Se você ficar o tempo todo concentrado somente no concurso, você correrá o risco de se tornar mais ansioso e de perder o foco no conteúdo estudado.

4. Seja disciplinado na web

Faça um esforço extra para se manter concentrado quando estiver estudando pela internet. A web traz muitas distrações, mas é seu dever ser disciplinado para alcançar os seus objetivos.

Por fim, é muito importante que você se mantenha confiante em si mesmo. Os concursos públicos não são bichos de sete cabeças e o sucesso só irá depender de você.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.