Por que algumas pessoas são mais “inteligentes” que as outras?

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse termo coloquei em aspas, pois é questionável, bem relativo e eu explicarei no texto abaixo.

Adoro métricas, onde eu já consegui comprovar cientificamente por empirismo depois de muitos, mas muitos anos de estudos. Você não vai encontrar isso em nenhum lugar no mundo.

Estudar, que estou falando, não é só se matricular no colégio ou cursinho preparatório para concurso e dizer que está estudando. Estou falando de estudo diário e com responsabilidade e foco.

A idade que é o divisor de águas são os seus 15 anos. Até essa data se materializa a plenitude da sua inteligência e ocorre o coifo cerebral.

Uma pessoa que estuda desde pequena, desde os seu 5 anos, diariamente, dentro do seu limite, chega a ter um nível de dificuldade de aprendizado 4 vezes(4x) menor que o seu coleguinha de sala de aula que só passa colando após os 15 anos.

Se você começar a tomar vergonha na cara com 10 a 15 anos, ainda tem salvação, você é 2x. Vai ter metade da capacidade de aprendizado da pessoa que estuda desde os 5 anos, mas se orgulhe, vai ter o dobro da capacidade de quem começa logo após os 15 anos.

A situação é mais dramática é para quem começa com os 30 anos, passa a ser x/4, principalmente para quem faz Concurso Público e a partir dessa idade e se não tem um histórico de preparação nos estudos.

Passar, vai passar se estudar com gana e afinco, mas vai demorar de 4 a 5 anos, sendo muito conservador, para um concurso de ensino médio. Não estou aqui para enganar ninguém, aqui é tudo em pratos limpos, peito no peito, cara na cara.

Uma pessoa que estuda desde criancinha, tendo foco na fase adulta na preparação do concurso público, passa fácil em 6 meses num técnico e em um superior com os 2 pés da cabeça.

Minha esposa não pode ter filhos, mas tenho 2 meninos e 1 menina adotados, estou com eles desde bebês e tem respectivamente 9,8,7 anos e desde os 5 anos estimulo a escrita. Todo dia peço uma redação de 10 linhas, que estudem ao menos 2 horas e que revisem os meus textos do blog, para ver se tem algo que escrevi errado. Aqui é igual disciplina militar, tem que ser feito religiosamente e não vocês não tem ideia o quanto eles conseguem destacar na sala de aula, até hoje não vi nenhuma nota inferior a 9,5 em nenhuma disciplina dos meus filhos e eles estão muito acima da média perante a outros alunos da sala da aula, mesmo sendo cada um deles de pais totalmente diferentes. O que provo que DNA não é um fator importante, mas sim o ambiente em que o humano vive que é o diferencial para o seu aprendizado.

Isso que falei, é tão verdade, que estou desde os meus 18 anos tentando aprender Inglês e essa disciplina maldita não entra nunca na minha cabeça de jeito nenhum, pois dei mole, era para ter estudado antes dos 15 anos.E as minhas crianças falam já sabem Inglês melhor que eu e fico até com vergonha, rsrsrs.

Uma outra observação, o estudo tem que ser diário. Você pode estudar desde criancinha, se você virar um adolescente rebelde e parar de estudar, você vai perder toda a sua capacidade cognitiva que você conseguiu pueril.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.