Perdi a prova do concurso público, e agora?

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é novidade que os contratos para a participação de concursos públicos são carregados de pequenas informações e clausulas, a principal delas pede para que o candidato leia atentamente o seu edital, que especifica todas as regras.

Outra informação diz que ao pagar a taxa de inscrição, o candidato assume o risco de não ser reembolsado mesmo se não participar do concurso, isso porque grande parte dos editais avisam que o dinheiro da inscrição só poderá ser devolvido caso a própria administração do concurso cancele ou adie o processo.

Algumas organizadoras de concursos públicos brasileiras afirmam que o que está escrito no edital é o que vale, entretanto, elas também dizem que há algumas exceções que podem SIM gerar a devolução do dinheiro pago.

Em pouquíssimos locais, como é o caso da Fundação Universa, o candidato pode apresentar um atestado médico que comprove as condições físicas ou psicológicas que não permitiram que ele realizasse a prova.

Nestes casos, resolver o problema não é tão complicado, basta que o candidato vá até a Central de Atendimento ao Candidato e preencha uma demanda administrativa para iniciar o processo de devolução da taxa, porém, mesmo com um laudo médico, NÃO é possível que nenhuma prova de concurso público seja remarcada, então fique atento. 

Perdeu uma prova? Tudo bem, prepare-se para as próximas

Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é o tipo de concurso que será prestado. Além de ser a forma necessária para montar um plano de estudos totalmente voltado a sua prova, é também a melhor maneira de evitar futuras surpresas e decepções caso a tão sonhada vaga torne-se sua.

Não é difícil encontrar quem não é feliz com o seu emprego ou cargo, por isso, o primeiro passo, antes mesmo da inscrição, é encontrar algo que vai de acordo com o seu perfil: a faixa salarial é a esperada? As atividades do cargo me agradam? Eu tenho ou terei acesso ao local de trabalho? Se a resposta for sim, inscreva-se no concurso.

Quanto maior o seu nível de informação, maior a chance de conquistar uma vaga. Por essa razão, durante o período de estudos pré prova, é necessário que você tire horas do seu dia para se concentrar totalmente a adquirir ou relembrar conhecimentos. Porém, não há necessidade de sacrificar o seu corpo com horários absurdos, pois uma boa saúde física e mental fazem total diferença no dia da prova.

Tenha foco, não deixe que a internet te disperse, faça com que ela torne-se a sua melhor amiga. Por aqui, é bem fácil encontrar provas de antigos editais e isso é bom, pois é uma maneira de se familiarizar ao estilo de cada concurso. Além disso, utilize livros e PDF’s como o seu apoio e participe de fóruns e grupos online.

Uma excelente opção é fazer parte de cursos preparatórios, conectar-se a pessoas que querem a mesma coisa que você pode trazer mais ânimo e apoio. É possível encontrar cursos que vão de acordo com a sua rotina, existem os particulares, os gratuitos, os que são de segunda a sexta-feira, alguns apenas duas vezes na semana, os que acontecem aos finais de semana e existem até mesmo cursos online. Basta escolher o que vai de acordo com a sua renda e disponibilidade. 

Outra ideia é criar grupos de estudos com conhecidos e amigos que também irão prestar concursos públicos. Se você é uma pessoa tímida, essa última opção pode ser a ideal, com conhecidos você não terá receio de expor suas dúvidas e conhecimentos. E ambas opções, se feitas com qualidade, trarão excelentes resultados.

Ah, durante essa fase, não caia nessa de “100% sem vida social”. Saiba balancear o seu tempo. Hoje, o estudo é a coisa mais importante, então ele estará em primeiro lugar, mas não existe a necessidade de passar todo esse tempo falando SÓ do concurso, respirando o concurso e pensando no concurso.

Olha o relógio, chegou o dia do concurso

Faltando um dia para a tão esperada prova, é também chegada a hora de relaxar, o que tinha que ser estudado já foi estudado. Saia, converse com os amigos, mas não abuse. Nesse momento, seu corpo e sua mente precisam trabalhar em harmonia. Se repassar algumas dúvidas for te fazer sentir melhor, faça isso, mas não se estresse, porque você já está pronto, acredite!

No dia, leia atentamente as questões, pode acontecer da resposta estar no próprio enunciado, a boa interpretação de texto faz total diferença. Não se esqueça: não brigue com as questões, se você não souber sobre o que se trata, siga em frente, não fique preso em uma única parte da prova, ganhe tempo resolvendo as questões que são mais fáceis e no final de tudo, volte nas que não conseguiu resolver. Sua mente estará mais leve, pois as preocupações serão menores.

E não crie expectativas. Apesar de todo o esforço, pode ser que não seja agora que a vaga torne-se sua, isso não significa que os dias de estudo foram tempo perdido, nem que você não se esforçou ou que não é bom o suficiente para o cargo. Existem muitas pessoas tentando a mesma vaga e preparando-se como você, às vezes até um pouquinho mais, por ter mais tempo ou mais facilidade. Mas o que importa aqui é o que você quer. Você deseja mesmo a vaga no tão sonhado concurso público? Então, tente de novo e de novo e de novo, até conseguir.

Ah, já falamos sobre perder o horário lá no início da nossa conversa, certo? Mas, vale ressaltar que, nem mesmo um laudo médico permite que você remarque uma prova, imagina um atraso… se você não conhece o local da prova, o visite antes, veja em quanto tempo você faz o percurso e no grande dia saia ainda mais cedo do que o normal, nunca se sabe quando o metrô pode parar, o trânsito apertar ou algum imprevisto acontecer.

Não esqueça: com preparação, tudo é possível, só não vai deixar o relógio te vencer mais uma vez, né?

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.