Pare agora! E aprenda aqui como ter concentração nos estudos

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está prestando concurso ou vestibular, sabe bem como é. Por mais importante que a matéria seja para a aprovação, por mais empenhado que você esteja, ter concentração nos estudos é um grande desafio. Parece que na hora de estudar, tudo fica mais interessante do que a leitura e/ou resolução de exercícios, sobretudo em tempos em que ficamos conectados o tempo todo.

Mas antes que você se desespere com a aproximação das datas das provas, saiba que o foco nos estudos, não é um objetivo impossível de alcançar, mas sim, uma questão de organização, treino, autoconhecimento e, claro, um pouco de disciplina. A seguir, você vai conferir dicas de como ter concentração nos estudos para se sair bem nas provas!

1. Estabeleça um cronograma rigoroso (e siga-o!)

A organização é essencial para quem se dedica aos estudos. É preciso organizar uma escala de estudos durante a semana, na qual você definirá para quais conteúdos precisará dar foco e, até mesmo, seus horários de lazer. Planeje, por exemplo, que a cada hora de estudos você fará 10 minutos de intervalo para levantar-se e, a cada duas ou três horas, parará para comer.

Defina, também, as atividades extras para as quais se dedicará. Se você é um exímio desenhista, tire algum tempo para se dedicar à atividade. Se você gosta de tocar violão, que tal fazer isso toda terça, cerca de duas horas? Pode parecer perda de tempo, mas esse tipo de hobby poderá ajudá-lo não só a descansar da rotina de estudos, mas a raciocinar de maneira diferente da usual e, quem sabe, até conseguir resolver aquele exercício que está fazendo você “quebrar a cabeça”.

2. Faça anotações

Seja durante as aulas ou em seus estudos particulares, anote. Nunca, jamais, confie na memória. Se o professor disser algo que não consta em seus materiais, ou mesmo der uma dica que o ajudará a memorizar determinado conceito, escreva-o em seu caderno, em um bloco de notas, na apostila ou onde for garantido que você se lembrará de ler.

Uma dica de filme, por exemplo, poderá ajudá-lo a entender o que aconteceu em determinado momento da história. Uma música qualquer poderá ajudá-lo a decorar aquela fórmula de física que é dificílima, mas necessária.

Em casa, enquanto estiver estudando, faça anotações que digam respeito aos conceitos aprendidos, mas também que tenham a ver com as conclusões as quais você chegou sozinho. Ao final do dia ou mesmo na próxima vez em que for estudar a mesma matéria, dê uma olhada no que anotou para relembrar as ideias que teve anteriormente e avançar no conteúdo, sabendo exatamente onde parou.

3. Tente estudar a matéria antes das aulas

Sobretudo em matérias nas quais você sente dificuldade, leia o conteúdo e tente resolver alguns exercícios, antes das aulas. Pense no professor como alguém que está ali para tirar suas dúvidas e não para ensinar tudo do zero.

É claro que você poderá sentir muita dificuldade ao estudar determinados assuntos, mas quando estiver na aula, não tenha dúvidas de que tudo se esclarecerá e ficará mais fácil de entender. No caso dos exercícios, se estiver com dificuldade de resolvê-los, você terá como sanar as suas dúvidas antes que o conteúdo avance demais.

4. Desligue o celular e demais aparelhos eletrônicos

Parece quase impossível, afinal, eles estão por toda parte e, muitas vezes, ao alcance das mãos. Mas, quando o assunto é concentração, seja muito disciplinado.

A televisão precisa estar desligada e, se possível, bem longe de você. O celular, também. Se não for para pesquisar alguma coisa que tenha a ver com seus estudos, deixe-o no modo avião ou simplesmente, desligue-o. É muito difícil conseguir se concentrar, recebendo notificações o tempo todo. Então, manter-se longe de distrações é imperativo para conseguir estudar.

5. Adote uma dieta saudável e equilibrada

Você deve estar se perguntando: mas, o que isso tem a ver com a concentração nos estudos? Bem, em primeiro lugar, é preciso que você se alimente a cada duas ou três horas, portanto, ainda que você passe muito tempo de seu dia estudando, será preciso determinar os horários em que parará para comer, como já mencionamos.

Em segundo lugar, o tipo de alimento que irá ingerir poderá fazer toda a diferença, não só na sua saúde, mas também na qualidade de seus estudos. Evite alimentos gordurosos e pesados, como batatas fritas, e bebidas com excesso de açúcar, como refrigerantes. Esses alimentos e bebidas irão deixá-lo ou muito sonolento ou excessivamente agitado, o que prejudicará o seu rendimento.

Procure se alimentar com frutas, sucos naturais e lanches frios, durante a semana. Se não consegue ficar longe do fast food, deixe-o para os finais de semana.

6. Tenha uma boa noite de sono e saiba como ter concentração nos estudos

Outro aspecto importantíssimo sobre saúde para o qual não damos muita atenção: dormir. O mais importante para manter uma boa rotina de estudos é garantir qualidade deste momento, ou seja, seu tempo de estudo poderá ser o mais proveitoso.

De nada adianta virar a noite estudando, se você não conseguirá absorver os conteúdos, nem mesmo conseguirá ter energia para resolver os exercícios, atentando-se para as suas dúvidas. Você precisa de, no mínimo, 6 horas de sono para se sentir disposto? Então, não abra mão delas.

7. Entenda seu próprio ritmo

Existem pessoas que conseguem estudar o dia todo sem se sentirem demasiadamente cansadas. No entanto, há quem estude cerca de quatro horas e consiga ter bons resultados. Alguns alunos se sentem mais dispostos ao estudar pela manhã, outros preferem a tranquilidade da madrugada. Enfim, é uma questão muito pessoal que só você conseguirá resolver. O importante é que você entenda e aceite a sua forma de lidar com os estudos e use o seu próprio ritmo ao seu favor.

E então, o que achou das dicas de como ter concentração nos estudos? Como você pôde notar, são dicas que dependem de muita organização, planejamento e autocontrole. Tem amigos que também encontram a mesma dificuldade para focar nos estudos? Que tal dividir essas dicas com eles? Compartilhe este post nas redes sociais!

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.