Os segredos não revelados de um concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Para se passar em um concurso público, é comum muitos dizerem que não passaram logo na primeira vez, isto porque a primeira prova serve como modo de teste para saber o quanto estamos ou não preparados para a vaga desejada, e na maioria das vezes não estamos, isto porque o conteúdo é muito especifico e cheio de pegadinhas.

As pegadinhas presentes nas questões é o que faz muitos perderem pontos nas questões porque mesmo sabendo a resposta correta, não consegue identificar com a lógica e observação dos detalhes quais são as armadilhas da questão.

Muitos elaboradores de provas colocam alternativas que são praticamente iguais entre si, só com uma ou duas palavras diferentes e que fazem toda a diferença quando assinalada corretamente, porque muitos acabam se confundindo e errando.

Há outros segredos que serão aqui revelados para você como concurseiro ficar atento, focado e preparado na hora crucial, a da prova do concurso público.

Preste atenção no tipo de prova da instituição

Conheça a empresa aplicadora da prova, assim como o órgão que deseja garantir uma vaga, como os da Policia Federal, que exigem o alto conhecimento nas leis constitucionais atualmente regidas no país, com isto, estudo sua escrita para não assinalar alternativa errada por um mero detalhe das palavras.

Questões repetidas nas provas

Alguns órgãos aplicam questões já utilizadas em provas anteriores, mas que muitos acaba m errando porque não as praticaram por acreditarem na sua irrelevância, mas é um erro que não pode ser cometido nos estudos para provas de concursos.

Aposte nas provas antigas e observe a estrutura das questões mais difíceis das provas, porque elas tendem a retornar nas páginas das atuais avaliações, principalmente aquelas de interpretação de texto. 

Veja se matérias que estão no edital caíram nas provas

É um truque apenas para dificultar os estudos dos concurseiros, mas alguns adotam a medida de por nos editais conhecimentos  que serão pedidos nas provas, mas na hora da prova real, o   candidato não encontra alguns conhecimentos que estavam sendo exigidos.

Então para isto, estude as provas anteriores e leia os editais, compare-os conhecimentos exigidos e os que realmente caíram na prova, para assim perceber qual o nível de importância que a prova esta dando a elas.

Caso perceba que algumas matérias estão sendo deixadas de lado, as estude, mas com menos foco como nas mais exigidas, o cuidado a ser tomado é conhecer um pouco acima do básico dos conhecimentos pouco exigidos, pois a prova atual ode mudar e colocar questões relacionadas a elas.

Planeje

Concurso público é planejamento, requer planejamento na hora de escolher o cargo, no momentos dos estudos e também no ato da prova, então use estas três bases de planejamento para criar uma rotina de estudos para realizar a forma estando seguro do que faz.

É muito importante que você como candidato tenha estudado muito, de forma organizada para adquirir conhecimento, mas que também tenha feito simulados para saber quanto tempo demora para realizar a prova, já que na prova verdadeira de concurso não há limite de espera ou exceções para entregar a prova.

Muitas provas são extremantes cansativas, complexas e maçantes, então é exigido também do candidato o planejamento para administrar o tempo de realizar a prova e preencher o gabarito, então fique atento ao horário, pois é também uma armadilha onde muitos candidatos acabam sendo desclassificados e com baixa pontuação.

Seja sucinto na hora da redação

Para mostrar conhecimento e aptidão no tema do assunto, muitos candidatos vão pelo caminho de florear o texto, colocando mais frases e palavras que o texto necessitava a até acabam perdendo o foco e saindo do objetivo proposto, então vá pelo caminho da simplicidade, poderão e bom gosto na hora da escrita.

Ao complicar o texto o candidato corre até o risco de errar na gramática e perder pontos significativos na nota dial, então o ideal é treinar a escrita na redação e pedir para alguém corrigir, pedir a opinião dela sobre o que pode ser mantido ou não.

Invista em bons materiais de estudo

A prova será complexa, altamente concorrida e a banca que elaborou a prova possui altíssimo conhecimento do que esta pedindo nas questões, isto porque utilizou bons meios e materiais de estudos para se preparar para elaborara s questões e espera que o candidato tenha feito o mesmo para responde-la, ter usado um bom material.

Use apostilas e leituras atualizadas, preste atenção em alguma mudança na área do conhecimento exigido, principalmente se for no caso das leis que não são muito estáveis aqui no Brasil. Aposte em conteúdos confiáveis, da internet, como blogs que tenham sempre informações atualizadas e estão por dentro de concursos.

Não perca jamais a motivação e concentração

São dois conselhos que devem ser seguidos a risca tanto no momento que esta se preparando para a prova, como na hora que estiver com a caneta na mão para responder as questões, isto porque distrações surgem a qualquer momento, de todos os tipos e só percebemos quando já estamos envolvidos por um tempo considerável.

Tempo que pode ser determinante para a realização de uma boa prova e não colocação no final, então tenha motivação no objetivo que deseja (passar no concurso dos sonhos!) e concentre-se para atingir esse objetivo, seguindo todas as etapas (planejamento, preparação e ao prova).

Não desista

Um dos principais segredos dos concursos públicos é não desistir de estudar e de tentar realizar novamente a prova no ano seguinte (ou em outra instituição), já que com dito anteriormente, nem todos passam na prova logo na primeira vez e pode acontecer de ainda não passar na segunda, terceira tentativa.

Porém, de acordo com as pessoas que mais passarem em concursos públicos concorridos do pais, o importante é não desistir de realizar o sonho, mantendo sempre o foco, já que eles mesmos já não passaram em tantos outros.

Para quem tem gana e determinação, a hora vai chegar, basta seguir os segredos revelados ditos acima para enfim garantir a vaga na empresa pública brasileira.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.