Os melhores locais para estudar

Tempo de leitura: 6 minutos

Essa é uma dúvida recorrente, e que em algum momento creio que já discorremos sobre o assunto. Mas, por se tratar de um tópico tão importante quando o assunto é a aprovação em concurso público, vamos mais uma vez expor o assunto. 

A ‘xis’ da questão é saber escolher o lugar mais adequado para estudar. Se você pudesse se isolar de tudo, viver em uma redoma, seria ideal, mas, não é possível. E talvez, nem é saudável. Do mesmo modo que precisa de espaço e privacidade, a convivência, mesmo em menor frequência, é importante, principalmente para o bem da sua sanidade. 

Muitos fatores devem entrar na conta na hora de definir o lugar mais apropriado para seus estudos. Os principais são: 

  • Um lugar que seja confortável 
  • Um lugar que seja tranquilo 
  • Um lugar que possua boa e adquada iluminação 
  • Um lugar que seja limpo e não possua poluição visual 
  • Um lugar onde consiga manter a concentração, sem distrações 
  • Um lugar que possa propiciar total acesso à informações 
  • Um lugar que tenha tudo o que precisa 

O local que conseguir reunir tudo isso, com certeza pode ser considerado o ideal para os estudos.  

Se bem que a concentração depende muito mais de você do que o que está acontecendo à sua volta.  

Abaixo vamos detalhar melhor as opções, uma a uma: 

  • Confortabilidade 

O lugar precisa ser confortável, assim não cansa, nem machuca o corpo.  

Muitos irão dizer que estudar na cama é confortável, mas eu discordo plenamente. A cama dá sono, justamente por ser confortável demais. Na cama você pode fazer outro tipo de leitura, que não prejudique o raciocínio em caso de interrupção.  

O local pode até ser no quarto, mas opte por mesas e cadeiras próprias para estudo. 

  • Tranquilidade 

A serenidade de um ambiente permite que você preste mais atenção no que está estudando.  

Não é à toa que em toda sala de aula o silêncio é praticamente uma ordem. Facilita a compreensão e a aprendizagem 

Barulhos e agitações podem perturbar o seu emocional, diminuindo a sua capacidade de entendimento. 

  • Iluminação 

A claridade é um fator importantíssimo na hora do estudo. Forçar as vistas pode ocasionar um problema futuro. Sem a iluminação adequada, você tende a forçar a visão que acarretará no aumento do seu cansaço mental e prejudicará seu processo de aprendizagem.  

Fica a dica: as luzes brancas são mais indicadas para uma sala ou local de estudo, as amarelas podem até deixar o ambiente mais agradável, mas não é a ideal para se estudar. 

  • Limpeza  

Um local limpo, e estamos falando em termos higiênicos e visual, torna-se mais agradável de ficar. Ninguém quer ficar num local sujo, não é? A vontade de sair do lugar ou parar o estudo para limpar vai tomar conta de você, e lá se vai o estudo ininterrupto.  

Muito menos interessante é ficar em um local com paredes desenhadas ou rabiscadas, com pôsteres ou pinturas que só fazem chamar a sua atenção, nada mais.  

Você deve ficar em um local propício que contribua para você elevar os seus conhecimentos. 

  • Concentração 

A capacidade de se manter concentrado varia de pessoa para pessoa, entretanto, alguns lugares que servem para um podem não servir para outros.  

Manter o foco é fundamental para a boa absorção das informações, então, procure um lugar que não cause distração, e que você possa estudar tranquilamente. 

  • Disponibilidade de informações 

Você pode até fazer uso de computadores, tablets ou celulares, desde que sejam utilizados com o real propósito. Aliás, são excelentes fontes de informações se bem utilizados, mas não é recomendado porque é um dos fatores que mais causam distração nas pessoas.  

A curiosidade em saber o que está acontecendo e ‘dar uma olhadinha’ nas redes sociais vão tirar você do caminho.  

Prefira livros, apostilas e materiais de estudo e pesquisa. Se preferir, faça antecipadamente uma pesquisa sobre o tema a ser estudado e imprima. Fica até melhor para fazer suas anotações. 

  • Necessidades próprias  

Esteja sempre preparado para a fome e a sede. Tenha ao seu lado garrafas de água ou sucos, e algo para comer, tipo: lanche natural, frutas, barra de cereal, etc. Isso evita que você “saia” dos livros. Evite alimentos muito pesados ou bebidas que causem sono. 

Vale lembrar que é importante que haja um banheiro não muito distante do local de estudo, pois evita a perda de tempo. 

 

Locais existentes 

Um dos lugares mais recomendados e utilizados pelos concurseiros são as bibliotecas, públicas ou universitárias. Nelas você poderá encontrar mesas e cadeiras propícias, uma boa iluminação, um ambiente limpo e despoluído, tranquilidade e material abundante para estudo e pesquisa.  

Ademais, todos os presentes na sala costumam ter o mesmo propósito, que é estudar. Também é habitual em bibliotecas manter o silêncio, logo, barulhos não atrapalharão, o que é um fator extremamente positivo. O único inconveniente, se é que podemos dizer que tem, é quanto a limitação do horário. Nada que um bom cronograma de horário não resolva. 

Há também aqueles que preferem utilizar as salas de aulas vazias como local de estudo. Também é um local com acomodações próprias e iluminação adequada. Por ser um ambiente familiar, já que é um local que remete ao aprendizado, manter a concentração será mais fácil. 

Cada vez mais encontramos adeptos aos estudos em cafeterias e livrarias. Para algumas pessoas esse tipo de ambiente é importante para não se sentir isolado do mundo. Mesmo com algum movimento, algumas pessoas conseguem se manter totalmente centrado e focado nos estudos, o que é primordial.  

Algumas livrarias permitem a consulta de seus livros, o que é muito bom, pois terá uma grande fonte de pesquisa. Também não podemos nos esquecer de um dos produtos que auxilia na energia e disposição, e que encontramos nas cafeterias: o velho e bom café. 

É comum hoje em dia encontrar estudantes com mais frequência em parques e praças. Às vezes um cenário diferente pode trazer mais tranquilidade e até mesmo incentivo para os estudos. Isso sem contar nos benefícios do banho de sol em horários oportunos, e o alívio do estresse proporcionado pela natureza. 

Não podemos nos esquecer da casa dos amigos. Mas isso é bom quando todos querem a mesma coisa. Um incentiva o outro e a troca de informações é bem rica no processo de aprendizagem. 

 

Importante lembrar sempre da importância de se desligar do mundo externo e virtual enquanto estuda. Deixe de lado celulares e tablets. Esqueça por um tempo o FacebookWhatsAppTwitter ou Instagram. Melhor ainda, mantenha seus aparelhos desligados. Use-os somente em caso de necessidade ou nas horas de folga. A perda do foco e da concentração prejudicará seu rendimento.  

Os melhores locais para estudar
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *