Os editais de concursos públicos são alterados todos os anos?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa, os concursos públicos têm se mostrado como uma alternativa de trabalho bastante atraente para quem procura uma opção de emprego que garanta uma melhor qualidade de vida, a garantia de estabilidade empregatícia e também bons salários. Afinal de contas, com a vida ficando cada vez mais cara, é preciso ter um salário que acompanhe esse preço.

Em grande parte, o aumento da procura por concursos públicos tem sido causado principalmente pela crise econômica que tem tomado conta do país nos últimos tempos e que tem gerado um clima de instabilidade e insegurança que assusta muitos trabalhadores.

Isso porque, independentemente de haver crise ou não, a verdade é que sempre vão haver contas a serem pagas, e é preciso ter a garantia de um emprego para ter as finanças sempre em ordem.

Além disso, os concursos acabaram se mostrando como uma forma de fugir do índice de desemprego, que só cresce a cada mês, e também da insegurança dentro de empresas da iniciativa privada, que com a crise acabam fazendo corte de gastos – que inclui o corte de pessoal – para conseguir se manter funcionando e não fechar as portas, o que acaba gerando uma grande instabilidade e incerteza para o trabalhador.

Junto a todas essas questões, há ainda alguns diferenciais do trabalho no funcionalismo público que acabam atraindo cada vez mais pessoas que fogem do sistema privado.

Entre eles estão os altos salários, que costumam ser maiores do que aqueles que são praticados no setor privado para a mesma atuação, os bons benefícios, que são somados aos salários e que vão variar de empresa para empresa, e também alguns diferenciais no mercado exclusivos de funcionários públicos, como facilidade para pegar empréstimos e taxas de juros mais baixas na hora de realizar financiamentos de imóveis, por exemplo.

Para completar, há também a questão do respeito à jornada de trabalho, que é importante principalmente para pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida com a mudança para o setor público, algo que é praticamente inexistente dentro do setor privado. Afinal de contas, só quem já trabalhou no setor privado sabe que horas extras são praticamente mandatórias para quem deseja se dar bem na carreira.

O que acontece muito frequentemente com pessoas que desejam entrar no setor público é que grande parte delas acaba tendo uma série de dúvidas em relação ao processo seletivo, que é realizado por meio dos concursos públicos. Afinal de contas, a seleção para o setor público é muito diferente do que a seleção realizada pelo setor privado, que envolve relações, contatos e também um bom currículo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender um pouco mais sobre o edital dos concursos, que é um dos documentos mais importantes do processo seletivo para a iniciativa pública, já que é ele que vai conter todas as informações que você precisa saber sobre o concurso. Tudo para que você consiga se preparar da melhor maneira possível para o concurso que deseja prestar e aumente as suas chances de conseguir a vaga desejada.

Como funciona o edital de concursos e se ele muda todos os anos

De maneira bastante resumida, é o edital de um concurso que vai conter todas as informações que você precisa saber a cerca de todo o processo de seleção. É lá que vão estar as datas de inscrição, os dias de realização das provas, de quantas etapas são compostas o concurso, qual o salário para a vaga que você deseja, a carga horária de trabalho e muitas outras informações.

Dessa forma, acaba sendo um dos documentos mais importantes de todo o concurso, porque é ele que vai guiar você durante todo o processo de seleção e dar a você todas as informações que precisa ou deseja saber. E uma dúvida bastante comum em relação ao edital do concurso é se ele vai mudar todos os anos, no caso de abertura de vagas para a mesma ocupação em anos diferentes.

E a verdade é que o edital vai mudar em partes, de forma que você pode sim tomar como base o edital do ano anterior para começar a se preparar para um concurso de sua preferência. Isso porque informações como data da prova e salário de uma determinada podem sim mudar de um ano para o outro, e comumente costumam mudar, de forma que o edital de um ano nunca acaba sendo exatamente igual ao outro.

Porém, informações como conteúdo programático das provas, que é o que você vai precisar saber para conseguir se programar e começar a estudar com antecedência, é algo que raramente muda, de forma que, embora as questões mudem de um ano para o outro, o conteúdo programático continua o mesmo.

Por isso mesmo, caso você esteja de olho em uma vaga concorrida, cujo edital atualizado ainda não foi divulgado, busque na internet por editais anteriores e pode sim começar a estudar pelo conteúdo que foi colocado ali porque você vai ganhar um bom tempo de estudos e de preparação fazendo isso. Principalmente em vagas tradicionais e mais concorridas, alterações no conteúdo programático presente no edital são raras, de forma a possibilitar uma melhor preparação dos candidatos, com bastante antecedência à divulgação do edital.

Dessa forma, o edital é sim alterado todos os anos, porque informações como datas, número de vagas disponíveis, de cargos disponíveis e também o valor do salário de uma determinada vaga costumam mudar de ano para ano, de forma que o edital precisa ser atualizado todos os anos.

Porém, ele não é alterado em sua totalidade, já que informações como o conteúdo programático de uma prova costumam não ser alteradas, de forma a dar uma base para o candidato que espera a abertura de um próximo concurso, para que este não acabe sendo pego de surpresa.

Até por isso que uma das grandes dicas de quem passa em concursos é não esperar sair o edital atualizado para começar a estudar, mas sim pegar os antigos e se preparar com antecedência para ter vantagem na prova.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.