Onde são realizadas as provas para concursos públicos federais?

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos têm se tornado uma das principais escolhas dos brasileiros no que diz respeito a oportunidades de trabalho.

Se antes a carreira como servidor público era algo restrito a uma parcela específica de público, hoje a verdade é que todos os perfis de profissionais – inclusive aqueles que tiveram uma carreira no setor privado – estão procurando os concursos. Em grande parte, a culpa dessa mudança acaba sendo da crise, que parece que chegou para ficar e não dá sinais de ir embora tão cedo.

Tudo isso acaba gerando uma grande atmosfera de instabilidade e insegurança que preocupa muitos trabalhadores. Isso porque a verdade é que com crise ou não, sempre vão existir contas a serem pagas, e é preciso ter a segurança de um emprego para ter as finanças sempre em ordem.

Além disso, os concursos acabaram se apresentando como uma maneira de fugir de fazer parte do índice de desemprego, que só cresce a cada mês, e também da instabilidade dentro de empresas do setor privado, que com a crise acabam fazendo corte de gastos – que acaba incluindo o corte de pessoal – para conseguir se manter aberta e não fechar as portas, o que acaba gerando uma grande insegurança e incerteza para o colaborador.

Junto a todos esses motivos, há ainda algumas vantagens do trabalho no setor público que acabam atraindo cada vez mais pessoas que buscam uma alternativa ao sistema privado.

Entre eles estão os altos salários, que costumam ser mais vantajosos do que aqueles que são praticados na iniciativa privada para o mesmo nível de cargo, os bons benefícios, que são somados aos salários e que representam um diferencial no fim do mês, e também alguns benefícios no mercado que são apenas para funcionários públicos, como facilidade para conseguir empréstimos e também taxas de juros mais baixas na hora de fazer um financiamento de um imóvel, por exemplo.

Mais ainda, há também o fato ligado ao respeito à jornada de trabalho, que é importante principalmente para colaboradores que procuram uma melhor qualidade de vida com a mudança para a iniciativa pública, algo que é muito raro de ser encontrado do setor privado.

Afinal de contas, só quem já trabalhou em grandes empresas sabe que horas extras são praticamente parte da rotina do dia a dia do trabalho.

O que acontece é que, como o processo seletivo para o setor público é completamente diferente daquele que é realizado para a ocupação de vagas, acaba que muita gente tem dúvidas em torno de uma série de fatores que envolvem os concursos. O que é bastante natural, considerando que não é algo que faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros.

Afinal de contas, se deparar com a realidade de precisar realizar uma ou mais provas e lidar com uma concorrência que é praticamente absurda – principalmente quando falamos de cargos mais altos – é algo que pode assustar em um primeiro momento, e é bastante normal que surjam dúvidas em torno de todo o processo.

E uma das dúvidas mais comuns no que diz respeito à realização do concurso e da aplicação da prova em si é sobre o lugar onde são realizadas as provas para os concursos públicos federais. Afinal de contas, se for necessária uma viagem é preciso realizar uma programação com antecedência para não se enrolar durante o processo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender melhor como funciona o processo de seleção de concursos e também descobrir onde são realizadas as provas de concursos públicos federais.

Descubra onde são realizadas as provas de concursos públicos federais

Colocando de maneira bem generalizada, a verdade é que não existe um único lugar que reúne a aplicação de provas de concursos públicos federais, algo que muita gente acredita que exista e também acredita que seja Brasília, já que a cidade é capital administrativa do país.

Porém, a verdade é que não é assim que funcionam os processos de seleção. Isso porque a verdade é que em praticamente todos os estados do Brasil vai haver oportunidades para quem deseja prestar um concurso público federal. Dentro dessa perspectiva, é preciso levar em consideração que estados que são considerados como grandes centros acabam apresentando mais oportunidades.

Levanto tudo isso em consideração, um estado que é sempre uma ótima pedida para quem deseja uma boa oportunidade dentro de um concurso público federal é o estado de São Paulo. A grande vantagem é que quem já mora no local não vai precisar realizar deslocamentos de estado para prestar um concurso, basta procurar por oportunidades dentro do estado.

Mas é preciso também se atentar ao fato de que muitas oportunidades de concursos públicos federais acabam se encontrando no interior do estado, de forma que pode ser preciso uma pequena viagem caso você não seja da cidade para a qual se candidatou.

De qualquer forma, a verdade é que há boas oportunidades em diversas cidades do estado, de forma que pessoas que são de São Paulo enquanto cidade não vão ter maiores problemas de conseguir oportunidades de boas vagas tanto na própria cidade, quanto em cidades ao redor, como Barueri, Osasco, Cotia e afins.

Uma dica para não acabar se decepcionando por acabar gostando de uma oportunidade que é fora de sua cidade é buscar apenas por oportunidades em seus arredores. De qualquer forma, é sempre importante que você confira no edital não só o local de realização da prova, mas também o local de trabalho.

Aqui vale fazer o seguinte adendo, quando falamos de concursos públicos é preciso se atentar ao fato de que as provas comumente são realizadas na cidade na qual você irá trabalhar. Por isso mesmo, na hora escolher uma oportunidade é preciso verificar se você tem as condições e a disposição para se deslocar até o local de realização da prova, bem como se você vai poder se mudar – ou se deslocar diariamente – para a cidade na qual deseja trabalhar.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.