O que você NÃO pode fazer antes de um concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Passar em um concurso público pode ser o sonho de muita gente, pois, com a instabilidade da economia e a crise financeira, conseguir um emprego ou até mesmo se manter em um pode ser uma tarefa difícil.

Mas muita gente encontra dificuldades para conseguir se concentrar nos estudos ou até mesmo tem dificuldade de saber o que fazer e o que não fazer na preparação para passar por essa fase, que pode ser conturbada.

Aqui, você encontra algumas dicas do que evitar de fazer alguns dias antes da prova para não se dar mal na prova e para evitar fazer algumas coisas que muita gente faz e que pode atrapalhar o seu desempenho ao realizar o teste.

Evite ficar falando sem realmente estudar

Muita gente passa dias e dias só falando e falando que vai estudar ou falando mesmo sobre a prova e esquece de fazer o que realmente deve – estudar! Até mesmo aqueles alunos que ficam carregando inúmeros livros durante as aulas e parecem ser muito dedicados.

Ou seja, se você é uma dessas pessoas, dificilmente irá fazer uma boa prova, pois é extensa e abrange inúmeros conteúdos diferentes para estudar. Se você faz parte de um grupo de estudos, principalmente, é importante não se atrasar para os encontros e não atrapalhar as outras pessoas que realmente.

Evitar fazer perguntas para o professor apenas para chamar a atenção ou fazer média também é um comportamento a ser evitado, pois tira a atenção de quem realmente está prestando atenção e quer realmente absorver o conteúdo.

Postar fotos no Facebook para mostrar que está estudando também é um comportamento que não fará diferença na sua vida. Além disso, isso só quer dizer que, ao invés de estudar, está conferindo suas redes sociais.

Foco na ansiedade

É normal ser ansioso e ficar ainda mais perto do dia da prova. Porém, é necessário controlar esse mal para que ele não fuja de controle e te prejudique, fazendo com que você esqueça conteúdos e até mesmo tenha ataques de pânico no dia da prova.

Alguns dias antes da prova, é importante se preparar, principalmente psicologicamente para realizar um bom teste. A prática de exercícios é uma boa opção para ajudar a controlar a ansiedade, sendo que elas ajudam a controlar os níveis dos hormônios e liberam o hormônio que ajuda a dar felicidade.

As práticas de exercícios para exercitar a mente, como o yoga e a meditação, também ajudam a clarear a cabeça e melhorar o desempenho na hora da prática dos estudos.

Os hábitos alimentares também ajudam a evitar a ansiedade na hora dos estudos e no dia da prova. Ter uma alimentação balanceada ajuda a equilibrar o seu organismo, dessa forma também ajuda a controlar os seus níveis de estrese e ansiedade.

Comer muitas besteiras, como frituras e chocolates pode ser uma péssima escolha para ajudar a combater a ansiedade, pois combaterão na hora, porém irão te deixar apenas mais ansiosos no fim do dia.

A rotina de estudos

É importante ter em mente que quanto mais cedo você começar a estudar, mais rápido irá conseguir estudar todo o conteúdo da prova e com certeza irá se sentir preparado para realizar o teste.

Deixar para estudar em cima da hora pode comprometer a sua rotina de estudos e pode ficar conteúdo deixado de lado, que pode ser o diferencial para você passar na prova.

Se você não deixar para a última hora, é possível, depois dos estudos, fazer uma revisão de todo o conteúdo estudado, fixando ainda mais e aliviando a ansiedade e a pressão de não saber o que irá cair.

É importante, também, fixar horários para o estudo. Estudar em horários diferentes todos os dias pode deixar o seu cérebro confuso. Estipulando horários você consegue se organizar para não ter problema de depois não dar tempo de ver ou rever alguma matéria.

O conhecimento sobre a prova

Ir fazer a prova sem nenhum tipo de conhecimento sobre as suas questões e sobre o que é mais pedido, por exemplo, também é um erro. Os candidatos que tem maior conhecimento sobre o teste são capazes de ter um desempenho melhor em relação àqueles que não fazem ideia de como ela será.

Entender as questões e como elas funcionam podem te dar uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes, pois desse modo, você estará preparado para o que vai vir e será mais fácil de compreender o que a questão está pedindo.

Existem diferentes tipos de questões, sendo que em alguns lugares elas são muito específicas, com detalhes que fazem toda a diferença para sua resolução.

Outro ponto importante é determinar qual prova irá realizar. Em diferentes estados e para diferentes cargos, os tipos de conteúdos cobrados e as questões geralmente são diferentes, sendo necessários alguns conhecimentos específicos, como informática ou matemática avançada, por exemplo.

Focar em apenas um concurso ou em concursos semelhantes, com provas e conteúdos parecidos é uma boa ideia para ter sucesso na hora de realizar os exames. Se você optar por provas e cargos muito diferentes ficará confuso na hora de estudar e terá problemas, deixando margem para seus concorrentes saírem na sua frente.

Não vá para a prova com objetivos divergentes

Seu objetivo deve ser o óbvio: passar. Ir com outro objetivo, como treinar, pode não fazer tanto efeito e você pode ficar um tanto quanto desleixado na sua preparação, sendo assim, terá resultados um tanto quanto negativos, podendo, assim, desanimar.

É necessário estar preparado para o que vai enfrentar e saber que a prova é difícil, mas que você tem capacidade de passar. Aqui, o ponto é outro: é importante não se julgar incapaz de passar e fazer só por fazer, pois há um custo e também um emprego em jogo.

Outro fato é o de não ir apenas por ir, pois dessa forma você pode estar tirando a oportunidade de outra pessoa passar no seu lugar, caso ela queira e necessite mais do que você. Vá realmente com a intenção de passar e aceitar o cargo.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.