O que um ajudante geral faz?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a crise que toma conta do país e que não mostra sinais de ir embora tão cedo, e com a economia do país bastante abalada, a verdade é que hoje, mais do que nunca, os concursos têm se mostrado como uma alternativa de trabalho extremamente atraente para os trabalhadores de Brasil.

O que acontece principalmente pela promessa de estabilidade empregatícia por parte da iniciativa pública, o que oferece uma perspectiva de estabilidade em meio a um cenário completamente sem certezas.

Um dos grandes motivos pelos quais diversos trabalhadores têm migrado para o setor público fica por conta dos diversos cortes de gastos que grande parte das empresas privadas têm se visto obrigadas a fazer por conta da crise, o que acaba incluindo cortes de pessoal, de forma a se manterem funcionando. O que por consequência acaba criando um clima de muita instabilidade e insegurança para o trabalhador, que encontra refúgio no setor público do país.

Afinal de contas, a verdade é que quer o país esteja em crise, quer não, as contas para pagar vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter a garantia de um salário na conta todos os meses para assegurar que as finanças estejam sempre em ordem. Algo que apenas o setor público pode garantir ao trabalhador, o que acaba aumentando a procura pelos concursos.

Junto a tudo isso ainda há aqueles trabalhadores que procuram o setor público por conta das vantagens que ele oferece para os funcionários. Entre elas se encontram salários altos no mercado, principalmente quando comparados àqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado, e também benefícios vantajosos, que variam de empresa para a empresa.

Como se não bastasse, uma questão que chama a atenção de muitos para o setor público é o respeito que este tem pelas jornadas de trabalho de seus colaboradores, de forma que a presença de horas extras é bastante rara, algo praticamente inexistente dentro do setor privado. Dessa forma, o setor também é bastante procurado por aqueles que buscam uma oportunidade de ter uma maior qualidade de vida.

E uma ótima opção de vaga para quem deseja entrar no setor público, mas ainda não sabe com o que atuar é a de ajudante geral, o que pode ser uma ótima pedida para trabalhadores, tanto do sexo feminino, quanto do sexo masculino, que desejam entrar no setor público e não possuem diploma de nível superior, tendo apenas o ensino médio completo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você o que é e o que faz um ajudante geral. Tudo para que você entenda a rotina e as responsabilidades da função, de forma a conseguir escolher com maior consciência a profissão que você vai seguir dentro do setor público brasileiro.

Afinal de contas, concursos exigem muita dedicação, estudo e esforço para que você entre em uma vaga que não é aquela na qual você deseja ficar, não é mesmo?

Entenda a ocupação de ajudante geral

Muitas profissões são bastante conhecidas pelo nome por grande parte da população, mas possuem as suas funções não tão conhecidas. E é exatamente isso o que acontec com a ocupação de ajudante geral, que é uma profissão que exige certo vigor físico por parte do trabalhador, já que atribui diversas funções e exige bastante dedicação por parte do profissional.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o ajudante geral é um profissional chave para o funcionamento de uma empresa, já que ele vai ter atuação em diversas atividades e setor diferentes.

Dessa forma, é ele quem vai ser o profissional que vai realizar toda a manutenção de ambientes públicos da empresa, bem como o auxílio em tarefas mais pesadas, daí a exigência de um profissional que tenha um maior vigor físico.

Entre as tarefas que fazem parte do dia a dia de um ajudante geral estão o planejamento, bem como o controle e também a programação da produção – se este for o caso da empresa -, serviços de limpeza, realização de carregamento e também de descarregamento de carga, monitoramento de estoque e também pintura de muros e de partes públicas de edificações e espaços.

Ou seja, é um trabalho bastante puxado e que demanda muito esforço, mas que é essencial para o funcionamento de uma empresa. Afinal de contas, sem o profissional que cuida de manutenção e limpeza, uma empresa simplesmente não conseguiria funcionar depois de um dia de aberta.

Oportunidade de concurso

Para quem se interessar pela profissão e está a procura de uma oportunidade de atuação como ajudante geral, uma boa pedida é o concurso que está sendo oferecido pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Conceição e que conta com vagas para ajudante geral.

O concurso em questão conta com a disponibilidade de uma vaga para ajudante geral do sexo feminino e outra vaga para ajudante geral do sexo masculino. O salário que está sendo oferecido é de R$ 897,74 para ambas as vagas para uma carga horária de trabalho de 40 horas por semana.

Como todo concurso, as vagas contam com alguns pré-requisitos a serem seguidos pelos candidatos que desejam tentar uma oportunidade na vaga. Para os cargos mencionados acima, o concurso faz a exigência de ensino fundamental completo – ou seja, não há exigência de diploma de ensino médio – e também de aptidão física por parte do candidato, já que é uma profissão que demanda vigor e esforço físico.

Para aqueles que estiverem interessados na oportunidade, as inscrições podem ser feitas por meio do próprio site da empresa responsável pela organização do concurso, que no caso é a SigmaRH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda, mediante ao pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 35.

É também no mesmo site que você vai conseguir ter acesso ao edital do concurso, que nada mais é do que o documento que possui todas as informações relativas ao processo seletivo, como detalhes sobre a realização da prova e também o conteúdo programático da mesma, bem como as normas de participação do concurso.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.