O que tenho que ter feito para garantir que poderei assumir minha vaga depois de prestar concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

A recompensa por ter estudado noites a fio, deixado de sair para se divertir e ficar mais de 12 horas por dia na frente dos livros, é a tão sonhada aprovação em um concurso público. Esse momento de glória significa uma mudança na vida de muita gente que tem o sonho de ter uma carreira mais sólida e estável.

Mas se você não se prepara, pensa em todos os detalhes para prestar o concurso, é capaz que esse sonho se torne frustração. Isso pode acontecer se você não tomar os cuidados necessários para que todos os seus documentos estejam em ordem quando a tão sonhada vaga aparecer.

Então leia este artigo com atenção e saiba como estar preparado para que sua aprovação culmine na sua nomeação para o tão desejado cargo que você escolheu.

Você deve conhecer o edital

A maioria das pessoas que prestam um concurso, ficam cheias de dúvidas, porém, a maioria delas, não dão a importância devida ao edital que é o documento oficial, que vai estar com todas as diretrizes que precisam ser seguidas.

Nesse documento você encontra informações que são determinantes para você agir antes, durante e depois da prova. Muitas pessoas acham que a linguagem mais técnica dificulta o entendimento. De fato, algumas coisas são mais chatinhas de entender quando você lê o edital, entretanto, as informações básicas estão sempre claras para que qualquer pessoa entenda.

Você precisa estar com as obrigações militares em dia

Você que é homem sabe que a nossa constituição prevê, no seu artigo 143, a obrigatoriedade do alistamento militar. Então, se você não tem o Certificado de Reservista, poderá ser impedido de assumir um cargo no serviço público.

Outra situação que pode ocorrer é você ser menor de 18 anos, passar em um concurso e ter apenas o CAM – Certificado de Alistamento Militar – que não pode ser considerado um comprovante de quitação com o serviço militar.

Esse documento atesta apenas que você está participando do processo, porém não está dispensado. Nesse caso, você vai ser impedido de assumir o cargo público. Por isso, se você vai prestar concurso, é melhor fazer isso após ter esse documento para evitar transtornos.

Estar em dia com as obrigações eleitorais

Se você passou em um concurso, mas não está em dia com a justiça eleitoral, você vai ser impedido de assumir o cargo. Se você não votou nas eleições que antecederam a sua convocação para assumir o cargo, pode ir até a justiça eleitoral e regularizar a sua situação.

E não podemos reclamar, pois essa também é uma situação amparada legalmente, estar quite com a justiça eleitoral é um requisito básico determinado pelos editais e previsto na Lei 8.112/90 que rege concursos federais.

Se estrangeiro, você precisa ser naturalizado

É comum que pessoas venham de outros países para tentar a vida aqui no Brasil. E concurso público sempre será uma alternativa para que você consiga estabilizar a sua carreira profissional e trazer mais segurança para a sua vida.

O detalhe é que a lei indica nos seus requisitos básicos, a necessidade de ser brasileiro. Mesmo que o artigo 37 da Constituição diga que o estrangeiro tem direito, a lei que regulamentaria a questão ainda não existe. Portanto, se você é estrangeiro, você tem o direito de prestar o concurso, mas precisa tratar de se naturalizar antes da data de posse.

Você precisa ter a idade mínima

Você que ainda tem 17 anos e já quer começar a fazer as provas de concurso público, não tem nenhuma lei que te impeça. Você só precisa ficar atento a o cronograma para que, no momento da posse, você já tenha alcançado a idade mínima para exercer cargos públicos que é de 18 anos.

Existe também uma faixa etária máxima para tomar posse em um cargo público que é de 70 anos.  Essa idade máxima pode variar em cargos como o da polícia que exige fisicamente do candidato para exercer a função.

Escolaridade mínima

Quando você presta um concurso, precisa ter a escolaridade mínima exigida para poder assumir o cargo. Por exemplo, nada impede que você que está estudando, faça a prova para concorrer um cargo que tenha como pré-requisito o curso superior.

O que importa é que você esteja com o diploma em mão quando for convocado para tomar posse. Caso você não tenha concluído, a nomeação será tornada sem efeito a sua vaga não será efetivada.

Cumprir todas as exigências que estão discriminadas no edital

A leitura do edital se torna fundamental por essa questão. No momento da posse você precisa cumprir todos os requisitos que são exigidos. Pode ser exigências ligadas à sua profissão, ou a escolaridade, documentação, essas premissas serão apontadas no edital, então você não tem como se justificar se não está preparado para isso quando for convocado.

Se o seu caso é relacionado a comprovação da sua situação de escolaridade, você está prestes a receber o seu certificado, com mais da metade do curso concluído, você pode entrar na justiça para que ela determine a reserva por prazo certo para que você encerre o curso e faça a comprovação do requisito.

Nome com restrições

Não é regra, mas algumas instituições podem exigir que você não tenha nenhuma restrição financeira, o famoso nome sujo. Esse pré-requisito vai ser encontrado em concursos que sejam para bancos, pois eles alegam que política de combate à lavagem de dinheiro do Banco central, além de ser uma norma ética acordada entre empresa e empregado.

Entretanto, se você encontrar este empecilho quando for assumir um cargo público, pode recorrer à justiça porque essa posição fere o princípio da isonomia, então você pode alegar abuso de poder.

Nesse artigo nós abordamos questões que são fundamentais para você que passou em um concurso. Na hora de assumir o tão sonhado cargo, você precisa cumprir todas as exigências ou vai ver o sonho de iniciar a sua carreira pública ir por água abaixo. Não deixe a sua nomeação se transformar em frustração. Fique ligado!

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.