O que faz um telefonista?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa, os concursos públicos são uma das alternativas mais procuradas pelo público e tem passado algo que é cada vez menos restrito a um público específico, de forma que até mesmo profissionais com carreiras já estabelecidas no setor privado têm procurado o setor como uma forma de fugir do índice de desemprego, que só cresce a cada dia que passa.

Algo que em grande parte tem acontecido por conta da crise que toma conta do país há um tempo e que não dá sinais de ir embora tão cedo.

Dessa forma, devido aos constantes cortes de gastos, que incluem gastos de pessoal, que as empresas privadas se veem obrigadas a fazer para se manterem funcionando e não precisarem fechar as portas, grande parte dos funcionários do setor têm procurado os concursos públicos, de maneira a fugir do clima de insegurança e de instabilidade do setor privado.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise as contas para pagar vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter uma garantia de salário para assegurar que elas vão ser pagas e que a vida financeira não vai acabar virando um problema e uma verdadeira bola de neve.

Mais ainda, há também aquela parcela da população que busca construir uma carreira dentro do setor público por conta das diversas vantagens que ele oferece em relação ao setor privado e também pelo desejo de construir uma carreira no setor público.

Entre esses benefícios estão os bons salários, que são maiores do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado.

Os bons benefícios que são somados ao salário e que podem fazer uma grande diferença no fim do mês, bem como a jornada de trabalho bem respeitada, algo que permite que o trabalhador tenha uma qualidade de vida maior, algo que dificilmente é encontrado dentro do setor privado.

Para completar a lista de vantagens que torna o setor público bastante atraente para o trabalhador estão as condições diferenciadas que o funcionário público possui no mercado.

Isso porque estes conseguem realizar empréstimos com maior facilidade e também condições diferenciadas na hora de realizar financiamentos grandes, como taxas de juros mais baixas, por exemplo, o que pode ser extremamente atraente para aqueles que desejam comprar um imóvel em breve ou em momentos de emergência e necessidade, por exemplo.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você quais são as funções de um telefonista dentro da empresa, tudo para que você consiga identificar se a profissão tem a ver com as suas características e você criar coragem para prestar o concurso público que você sempre sonhou.

Entenda o que faz uma telefonista

Para quem deseja prestar um concurso público, mas ainda não sabe muito bem qual área de atuação escolher, uma boa pedida pode ser apostar no cargo de telefonista, principalmente para quem deseja uma alternativa que não tenha a exigência de um curso superior completo, algo que ainda muitas pessoas não possuem no Brasil.

Ainda que seja uma profissão bastante antiga, há ainda muita gente que não sabe a função de um telefonista, apesar de já ter ouvido o nome pelo menos uma vez na vida.

Colocando de maneira bastante resumida, o telefonista, como o próprio nome já é capaz de mostrar, é o profissional que vai ser responsável pelo cuidado de todo o sistema de telefonia dentro de uma empresa, tendo atribuído a si as diversas funções que envolvem este sistema que é tão importante para uma empresa.

Ou seja, é o telefonista que vai ser a pessoa que vai ser responsável por atender e receber todas as ligações de um determinado setor, bem como por transferir estas ligações para as pessoas as quais elas são destinadas.

Além disso, é o telefonista quem realiza as ligações tanto nacionais e/ou internacionais de determinado setor, além de realizar o registro de informações, a transmissão de mensagens e a localização de pessoas dentro da empresa.

Tudo para garantir que todos os serviços e mensagens que envolvam as ligações sejam recebidos pelos referentes destinatários, de forma a assegurar a organização da empresa.

Uma profissão ainda não conhecida por muitos, a ocupação de telefonista é extremamente importante para a manutenção e para o dia a dia da empresa, por isso mesmo é uma ótima ocupação para quem deseja começar uma carreira dentro do setor público.

Para atuar no setor, as exigências para conseguir prestar um concurso para o setor de telefonista envolvem formação completa em ensino médio e também noções básicas de informática por parte do candidato.

Além disso, basta uma boa preparação por parte do candidato, que este vai ter todas as chances de conseguir começar a sua carreira dentro do setor público.

Para quem está interessado na área, uma ótima pedida é o concurso que está sendo oferecido pela Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.  O concurso conta com uma vaga disponível para a ocupação de telefonista, com um salário oferecido de R$ 1.379,11, com uma jornada de 30 horas por semana.

Para aqueles que ficarem interessados pela proposta, as inscrições podem ser feitas por meio do site da empresa SigmaRH, que é responsável pela organização do concurso. É no mesmo site que você vai conseguir entrar em contato com o edital do concurso, que é o documento que vai contar com todas as informações que você precisa saber para prestar o concurso.

Uma oportunidade ótima de você começar a sua carreira dentro do setor público, a possibilidade de trabalhar como telefonista é uma ótima pedida para aqueles que desejam uma opção de vaga com a exigência apenas de um ensino médio completo e também noções básicas de informática.

Por isso mesmo, junte os livros e comece os seus estudos, que você vai ter todas as chances de conquistar a vaga que você sempre desejou e a possibilidade de conseguir a sua tão desejada estabilidade empregatícia.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.