O que faz um operador de máquinas?

Tempo de leitura: 6 minutos

O operador de máquinas é uma das funções mais importantes dentro de uma indústria. O que faz um operador de maquinas pode influir diretamente em sua empresa. Além das atividades comuns como operar máquinas, o profissional que trabalha com isso precisa trabalhar com várias funções, o que faz dele uma peça importante na engrenagem de uma empresa.

Fora o fato de propriamente dito, operar uma máquina, o profissional também precisa saber qual será a forma que determinada máquina é utilizada, portanto, dentro desse sistema ele necessita saber sobre a especificidade de cada máquina em que ele manuseia.

Isso faz com que o processo de trabalho dele seja mais rápido, consequentemente, fazendo com que ele utilize menos tempo e produza mais, sendo isso um grande benefício aos chefes e donos da empresa.

É importante também saber o que faz um operador de máquinas em relação à tecnologia. Hoje em dia, muitas das máquinas necessitam de programas e softwares que precisam ser instalados para o bom funcionamento das máquinas, é importante que o profissional que mexa com as máquinas saiba pelo menos o mínimo para saber se virar em situações de problemas técnicos que podem atrapalhar todo o andamento da sua linha de produção.

Dentre as atividades do profissional de máquinas, está também a boa comunicação, já que isso é importante para manter o bom convívio entre os colegas de trabalho e quando for necessário se referir a um superior para informar alguma coisa relevante.

O que faz um operador de máquinas que tem boas qualidades

Existem algumas qualidades que são imprescindíveis para quem quer trabalhar como um operador de máquinas. Conhecer a máquina é importante, neste caso o que faz um operador de máquinas se destacar dos outros é a forma como ele entende a máquina.

Para isso existem curso que podem ser feitos para se estudar e buscar entender cada vez mais os processos das máquinas, além disso é bom conhecer todo o sistema das máquinas para conseguir distinguir quando existiu um problema humano e um problema eletrônico.

No mundo atual a rapidez em terminar os processos é fundamental, assim o que faz um operador de máquinas conseguir bater os prazos são seus conhecimentos e também a forma como o trabalhador se mantém durante os processos de serviço. A atenção é um fator que pode modificar o rumo de muitas coisas dentro de uma empresa, um momento de distração pode fazer com que o trabalho de meses seja jogado no lixo pela desconcentração.

O bom operador de máquinas consegue tirar o máximo de sua companheira de trabalho sem que ela seja exigida a fazer coisas além do que suporta. Esse é um fator importante pois o que faz um operador de máquinas neste caso pode influenciar diretamente na parte financeira de sua empresa já que quanto mais o profissional cuidar das máquinas, mais tempo elas vão funcionar sem precisar de uma intervenção de técnicos para concertar peças ou na pior das hipóteses trocar a máquina.

Outro fator importantíssimo, é a segurança. Algumas máquinas tem o trabalho de cortar peças, muitas vezes de ferro, portanto, elas são extremamente perigosas. Aí entra o trabalho do operador de máquinas, pois, ele deve prezar pela segurança do local em que ele e seus colegas trabalham. Na maioria das vezes os problemas que acontecem relacionados ás máquinas ficam marcados para sempre nas pessoas.

O crescimento tecnológico no mundo todo desde a revolução industrial, criou um dilema, já que o trabalho ficou mais fácil de ser realizado, porém, a chegada das máquinas faz também com que os profissionais tenham menos espaço no mercado de trabalho.

Hoje em dia o que faz um operador de máquinas a tecnologia consegue fazer com que programas de computador e até robôs façam. Por isso a capacitação, com cursos, palestra, etc se tornou muito importante nesta área de atuação. O Senai é um dos maiores locais de cursos profissionalizantes para a capacitação de profissionais que procuram se qualificar ou evoluir seus conhecimentos em relação à esta área de atuação.

Além dele, outras instituições buscam qualificar profissionais da área operação de máquinas pesadas, cuidados para a utilização da máquina, segurança na manutenção e relações de política ambiental, são algumas das matérias que são disponibilizadas nos cursos profissionalizantes.

A importância dos operadores é tanta que em vários setores os operadores de máquina estão envolvidos. Desde o setor alimentício até o setor automobilístico, é possível perceber os espaços que são dados aos operadores.

O setor automobilístico, atualmente, é um dos grandes polos de vagas de trabalho para os operadores de máquinas, o que faz um operador de máquinas dentro de empresas como, Renault ou Wolkswagen, passa pela fabricação de peças e até montagem de automóveis. Sendo assim, aumentam ainda mais as responsabilidades dos profissionais operadores de máquinas.

Mesmo com a chegada das máquinas, os profissionais da área ainda tem boa reputação e seus salários giram em torno de R$1000,00 para iniciantes, podendo chegar a pouco mais de 4 mil reais para supervisores e afins.

O que faz um operador de máquinas não pode ser copiado por máquinas já que as funções vão além de executar e passam também pelo sentimento de cada indivíduo profissional desta área de atuação, já que o trabalhador tem de lidar com o inesperado, fora o contato com pessoas.

A profissão tem três níveis para quem quer trilhar um caminho na área. O primeiro é o auxiliar de produção geralmente estagiários que estão se profissionalizando.

O segundo é o operador de máquinas, o que faz um operador de máquinas para chegar neste estágio? Ele precisa ter cursos profissionalizantes completos. No último estágio está o inspetor de qualidade que é quem ajuda o operador de máquinas, para o inspetor chegam as informações sobre os setores e eventuais problemas.

Com tudo isso é importante os donos de industrias terem bons operadores de máquinas, capazes de fazer coisas além do script da profissão. Pelo lado do trabalhador, a área está em alta e mesmo com a forte presença das máquinas, os bons profissionais não perderão seus espaços para elas.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.