O que faz um auditor fiscal municipal?

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo mundo sabe que o interesse das pessoas nos cargos públicos não surgiu da noite para o dia. Desde os tempos mais antigos, esses empregos são os que oferecem as melhores condições de trabalho, além de um salário bem acima do que estamos acostumados a ver por aí.

Essa diferença salarial entre o setor público e privado é clara, mas um dos motivos que mais faz as pessoas procurarem por cargos públicos também é a segurança e estabilidade financeiras, principalmente em tempos de crise.

E já que o Brasil se encontra em crise já a algum tempo, a procura por essas funções está ainda maior. Foi pensando nisso que resolvemos te falar um pouco sobre a profissão de auditor fiscal municipal, te ensinar como ela funciona e ainda citar concursos abertos para essas vagas.

O que é um auditor fiscal?

Trata-se do profissional que cuida da Administração Tributária e Aduaneira, ou seja, ele deve verificar se tudo está correndo como deve ser em relação ao sistema tributário municipal.

O auditor fiscal trabalha tendo como prerrogativa os Princípios da Legalidade Tributária. Existem três tipos deles: Auditor Fiscal Federal, Estadual e Municipal, mas aqui estamos falando só desta última categoria.

É ele quem verifica a matéria tributável, faz os cálculos do montante tributário em questão, determina o indivíduo passivo e quando necessário, impõe a penalidade que cabe àquela determinada situação.

Salário

A remuneração é o aspecto que mais chama atenção das pessoas para esse trabalho. A grande maioria dos concurseiros se dedica muito tempo para atingir uma boa nota na prova e conseguir a vaga, e tudo isso por causa do pagamento, que pode girar em torno de mais de doze mil reais.

Como estudar para o concurso?

Se você deseja passar nessa prova, é bom traçar um plano de estudos, já que como dissemos antes, a concorrência é muito grande. Vamos agora te dar algumas dicas sobre como estudar para essa prova tão concorrida!

1. O que cai na prova

Ao todo são catorze matérias que compõem a prova de auditor fiscal. Entre elas estão línguas como o Português e Espanhol, Administração Pública e Geral, Legislação Aduaneira e Tributária, Comércio, Contabilidade, Direito Previdenciário e Direito Tributário, Administrativo e Constitucional, Auditoria e RLM.

Como você pode perceber são matérias bem específicas e exigem muita leitura. Os materiais podem ser encontrados em bibliotecas, na internet ou à venda em estabelecimentos especializados.

Algumas pessoas recorrem à ajuda de cursos preparatórios, o que pode te ajudar muito, principalmente na questão da disciplina. Mas se você por algum motivo não pode contar com essa ajuda, trace um plano de estudos e arranje um local adequado e silencioso dentro de sua própria casa.

Muita gente diz que é preciso estudar por mais de três anos para conseguir uma vaga de auditor público, mas, se você estudar todos os dias, com foco, determinação e disciplina, certamente esse cargo está mais perto de você do que das pessoas que não estão se preparando.

Concursos

As vagas costumam abrir de tempo em tempo, as últimas para auditor fiscal municipal foram:

Ministério Público: disponibilizou 847 vagas, exige nível superior e o salário inicial era de cerca de cerca de 16 mil reais.

Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro: Ficaram disponíveis 50 vagas para profissionais de nível superior em qualquer curso, o salário inicial gira em torno de 14 mil reais.

Prefeitura de São Paulo: Também exigia nível superior em qualquer área. Vagas abertas para 100 pessoas, com salário inicial de 16 mil reais.

Plano de Estudos

Somente dando uma olhada na descrição das vagas citadas, já se pode perceber que os salários são bem altos e que vale a pena estudar para conseguir uma boa nota na prova.

Se você vai seguir seu caminho de estudos de forma independente, que tal uma ajuda para se organizar? Vamos dar uma olhada no plano de estudos que indicamos para você!

Segunda-Feira: Estudar as línguas Português e Espanhol, além de Auditoria e fazer exercícios sobre os temas, que podem ser encontrados na internet.

Terça-Feira: Estudar Administração Geral e Pública, bem como RLM e fazer exercícios sobre os temas.

Quarta-Feira: Estudar Legislação Aduaneira e Tributária, além de Direitos Tributários e fazer exercícios sobre os temas.

Quinta-Feira: Estudar Direito Administrativo, Constitucional, Direito Previdenciário e fazer exercícios sobre o tema.

Sexta-Feira: Estudar Comércio e Contabilidade, além de fazer exercícios sobre o tema.

Sábado: Aproveite o final de semana para rever conceitos que você pode não ter entendido muito bem durante a semana e procure exercícios que te ajudem a fixar melhor esse conteúdo.

Domingo: Dia de treinar o que aprendeu durante a semana! Na internet já estão disponíveis vários exercícios e simulados para a prova de auditor fiscal municipal. Faça o download da prova e do gabarito e teste seus conhecimentos.

É válido você simular tudo mesmo, inclusive o tempo que tem para fazer a prova, para que já esteja mais preparado quando chegar a hora. Uma boa ideia também é recorrer a vídeo aulas, que podem te fazer assimilar o conteúdo com mais facilidade e mais rápido.

Cursos a distância

Se você não tem recurso para fazer um curso preparatório presencial, procure por cursos online. Eles exigem a mesma disciplina do que o tradicional, mas costumam sair por um preço muito mais em conta.

Tudo o que você precisa é ter um computador, tablete ou celular smartphone e uma boa conexão com a internet, para que possa acessar o conteúdo sem nada te atrapalhar ou desviar sua atenção.

É uma forma de estudar sozinho, mas com a orientação de um professor a distância, o que pode ser até melhor para te ajudar a desenvolver disciplina.

Não desista

Embora as vagas de auditor fiscal municipal sejam extremamente concorridas, isso não significa que você não vai conseguir. Se você estudar todos os dias, durante as horas necessárias, com dedicação e perseverança, então com certeza estará próximo de conseguir o que deseja.

Fique sempre de olho nas vagas abertas e se inscreva!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.