O que faz um agente comunitário de saúde?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a crise que toma conta do país há um tempo e que não mostra sinais de melhores, hoje mais do que nunca os concursos públicos são as alternativas escolhidas por profissionais espalhados pelo Brasil inteiro que buscam um ambiente de trabalho seguro assegurado pela estabilidade empregatícia que é garantida pelo regime de contratação estatutário.

Afinal de contas, por conta dos efeitos da crise, diversas empresas privadas acabaram se vendo obrigadas a realizar uma série de cortes de gastos, o que acaba incluindo também cortes de pessoal, para conseguirem se manter funcionando e não fecharem as portas.

Por sua vez, tudo isso acabou gerando um clima de grande instabilidade e insegurança para o trabalhador privado, que tem encontrado refúgio no setor público.

Isso porque a verdade é que não importa a situação da economia do país, a verdade é que contas para pagar sempre vão chegar todos os meses e é preciso ter a segurança de um salário no fim do mês para garantir que as finanças estejam sempre em ordem. Algo que o setor público pode oferecer, e o privado não.

Junto a tudo isso, há também uma série de outros motivos que acabam atraindo os trabalhadores para o setor público.

Entre eles se encontram os bons benefícios oferecidos pelas empresas, o respeito pela jornada de trabalho – algo que é muito importante para aqueles que buscam no setor público uma oportunidade de ter mais qualidade de vida -, condições diferenciadas no mercado, com taxas de juros mais baixas e empréstimos facilitados e também, é claro, pelos salários vantajosos no mercado, que muitas vezes se mostram superiores aos que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar para você maiores detalhes sobre uma profissão que hoje é muito procurada por quem presta concursos públicos no país, a de agente comunitário de saúde.

Tudo para que você conheça um pouco mais sobre a rotina do profissional e também sobre as suas ocupações.

Afinal de contas, para não perder tempo e dedicação nos estudos, é preciso garantir que a escolha que está sendo feita é a escolha correta, de forma que quanto mais você conhecer e souber sobre a profissão, maiores as chances de você conseguir fazer a escolha correta para a sua carreira dentro do setor público.

Entenda o que faz um agente comunitário de saúde

O primeiro passo para não errar na escolha do cargo a selecionar para o concurso público que você deseja prestar é conhecer a carreira e suas ocupações diárias. Isso porque muitas vezes um nome pode não condizer com as suas expectativas de atuação, de forma que é importante realizar uma pesquisa bem feita antes de tentar qualquer prova.

Pensando em tudo isso, o agente comunitário de saúde basicamente é o profissional que vai ser responsável pela atuação nas tarefas de promoção e também de prevenção da saúde pública, de forma a ser a pessoa que vai mapear e encaminhar as pessoas para o serviço de saúde mais adequado.

É o agente comunitário de saúde que vai ser o profissional responsável, em conjunto com as equipes de saúde e de comunidade, por desenvolver, programar e avaliar todo o plano de saúde do local de seu trabalho.

Dessa forma, o profissional tem um papel de grande importância dentro do setor de saúde do país, já que é responsável pela promoção e pelo encaminhamento aos serviços locais, de forma a alocar a população da melhor maneira possível dentro dos serviços de saúde existentes no local.

Para quem deseja ingressar em uma carreira como agente comunitário de saúde é preciso ter a consciência de que a profissão exige algumas habilidades e aptidões por parte do profissional.

Isso porque para conseguir ser um bom profissional de agente comunitário da saúde é preciso que o profissional seja uma pessoa que não só saiba como trabalhar em equipe – já que isso é uma parte essencial do trabalho – como também seja alguém com um espírito de liderança.

Isso porque é só assim que o profissional vai ser capaz de realizar as suas funções com maestria, de forma a conseguir promover uma integração entre a população de uma determinada região e os serviços de saúde que são oferecidos para esta região em questão, levando em consideração os serviços de atenção básica à saúde.

Oportunidade de concurso

Uma das grandes vantagens para quem deseja começar uma carreira como agente comunitário de saúde no setor público do país é que opções de concurso espalhadas pelo país não faltam.

Isso porque o setor da saúde pública é um que sempre está precisando de mão de obra, de forma que sempre abrem concursos para a área.

E uma ótima oportunidade disponível no momento é aquela que foi aberta pelo Iabas, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, do Rio de Janeiro, que conta com ótimas vagas para quem deseja uma oportunidade de atuação como agente comunitário de saúde.

O concurso em questão está com 385 vagas abertas para agente comunitário de saúde, com opção de ocupação nos bairros de Pedra de Guaratiba, Vila Militar, Barra de Guaratiba, Senador Vasconcelos, Cosmos, Inhoaíba, Anil, Jacarepaguá e muitos outros, de forma que há vagas para diversas localidades da cidade do Rio de Janeiro.

As vagas correspondem a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e, além da remuneração mensal, o funcionário contratado também recebe pelo Iabas benefícios como vale refeição ou alimentação e também vale transporte.

Para aqueles que ficarem interessados na oportunidade, as inscrições para o concurso podem ser realizadas no próprio site da empresa responsável pela organização da prova, que no caso é o Ibade, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 33. Uma ótima pedida para quem deseja começar a sua carreira como agente comunitário de saúde dentro do setor público do país.

O que faz um agente comunitário de saúde?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.