O que é uma folha de resposta?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você já prestou o Enem, algum vestibular ou concurso público, já deve estar familiarizado com as temidas folhas de respostas.

Mas, aos que ainda não estão por dentro do assunto e ainda se perguntam o que é uma folha de respostas, é preciso prestar muita atenção na hora de preenche-las. Além da possibilidade de responder à questão errada, alguns fatores que passam despercebidos podem levar a anulação da resposta.

Com seus pequenos espaços, a folha de respostas nada mais é do que o lugar onde serão preenchidas as respostas escolhidas na prova.

Porém, devido a pressa e, algumas vezes, a não organização o tempo de responder e passar para a folha de resposta, é comum encontrar pessoas que preencheram errado, tiveram algum problema no momento de marcar ou fizeram algum tipo de rasura que acaba ocasionando na anulação da questão.

Para que isso não aconteça, algumas dicas simples podem ajudar na hora de passar as respostas e entender o que é uma folha de resposta.

Conferindo os dados da folha de resposta

Tanto para os que ainda não conhecem muito bem o que é uma folha de resposta quanto para os que já possuem um certo conhecimento sobre ela, é muito importante conferir os dados da folha.

Mas o nervosismo e a pressa podem fazer com que o candidato esqueça de ver se os dados pessoais e de inscrição estão corretos, por isso, uma dica é fazer isso logo após receber a folha ou antes de começar a preencher com as respostas.

Manter os alimentos longe da folha

Um erro que acaba acontecendo entre os que ainda não estão familiarizados com o que é uma folha de resposta e até mesmo entre os que já a conhece, é a de manter bebidas e comidas próximos ao gabarito.

A folha de resposta é individual e o candidato não pode troca-la em casos de acidentes. Ela não pode amassar, dobrar, molhar, manchar de jeito nenhum. Por isso, é muito importante o candidato ter o maior cuidado possível com a folha.

Se alimentar e hidratar durante a realização da prova é muito importante, e é um direito do candidato, mas é necessário ter muita atenção com os alimentos que estão na mesa para que não ocorram acidentes que podem levar a desclassificação do candidato. Uma dica é deixar, por exemplo, as bebidas no chão, diminuindo o risco de derrubar.

Tempo para responder a folha de resposta

Para quem está se familiarizando com o que é uma folha de resposta, é importante separar e organizar o tempo de responder as questões e passar para a folha de resposta, pois é um fator que prejudica muitos candidatos que estão prestando algum tipo de concurso.

Insistir por muito tempo em uma questão difícil acaba ocasionando na perda de tempo de resolver outras questões mais fáceis e de passar as respostas para o gabarito.

Por isso, é válido treinar antes de fazer a prova. Ver quais os tipos de questões o candidato possui maior dificuldade e quais tem mais facilidade de realizar, para que no momento da prova tenha ideia do tempo de que irá levar para resolver determinadas questões.

Com isso, o candidato conseguirá organizar o tempo necessário para as questões mais complicadas e para as questões que possui mais facilidade de resolver, pois terá uma noção do tempo que leva para cada tipo de pergunta e passar as respostas para o gabarito.

Ou seja, se o candidato leva, por exemplo, 30 minutos para preencher a folha de resposta, é interessante separar os 40 ou 45 minutos restantes da prova para passar as respostas sem pressa e chances de errar no momento de preencher. Mesmo que tenha deixados algumas questões sem resolver, os 15 minutos que sobrarem podem ser usados para responder essas questões que estavam em branco.

Outra dica, é passar as respostas para a folha a casa 10 questões feitas. Essa é uma ótima forma de ajudar aqueles que acabam se confundindo no momento de preencher as respostas.

Preencha a folha de reposta à lápis

Para os novatos sobre o que é uma folha de resposta, outra dica é sempre preencher as respostas primeiro à lápis.

Devido ao gabarito ser único e não permitir qualquer tipo de erro no preenchimento ou rasura, é válido marcar as respostas primeiro à lápis para que então, ao ter certeza que marcou a alternativa correta, passar a caneta.

Essa dica pode salvar muitos candidatos apressados que optam por preencher logo a caneta e, ao perceber que marcou errado, não puderam trocar a folha de resposta ou usar o corretivo para que pudessem marcar a alternativa correta.

Vale lembrar que demanda tempo marcar primeiro à lápis para que depois passe a caneta. Por isso, a dica sobre organizar o tempo, é muito importante neste momento também.

Com a ajuda da régua

É muito comum que na folha de respostas as questões e alternativas fiquem muito próximas umas das outras, fazendo com que haja uma certa confusão na hora de preencher a questão. E para que isso não aconteça -além de marcar a resposta com um lápis – uma dica simples é utilizar uma régua para marcar a alternativa que está para ser preenchida.

Caso não possa usar uma régua, utilize a identidade, a carteira de motorista ou algo que ajude na hora de identificar a questão, para que não haja confusão na hora de preencher.

Essas são algumas dicas básicas para aqueles que ainda não estão familiarizados com o que é uma folha de resposta. Mas valem também para aqueles que deixam a pressa e o nervosismos sobressair no momento de realizar uma prova e responder o gabarito.

Portanto, é muito importante manter a calma e se organizar da melhor forma possível para um melhor desempenho do candidato e, também, para o tempo e regras da prova que será realizada. Para isso, essas dicas podem ser adotadas pelos candidatos e futuros candidatos de concursos e exames no geral, para que melhorem seu desempenho e chances de sucesso no resultado final.

O que é uma folha de resposta?
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.