O que é prova de títulos em concursos públicos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos brasileiros buscam no concurso público uma melhoria de vida. Os altos valores pagos nas vagas fazem com que as pessoas se atraiam pelas oportunidades que o governo propõe e colocam na vida dos trabalhadores.

Aos que são formados em alguma faculdade, os salários aumentam, mas se torna mais concorrido disputar uma vaga. No entanto, isso não é motivo de desistência, muito pelo contrário, é uma forma de valorização.

As provas são variadas. Sua estrutura não segue um padrão geral, cada caso é um caso. Por isso, saber seu foco e qual o concurso que você almeja, ajuda na hora de criar uma rotina de estudos, por exemplo. Saber o conteúdo que cai na prova é imprescindível para um bom resultado. Dedicação também é fundamental para que tudo dê certo.

E é, justamente, por conta da diferenciação no conteúdo das provas, que cada pessoa deve buscar entender a estrutura que o teste vai seguir. Saber exatamente o que é cada vertente que cai na prova ajuda a desenvolver um planejamento de estudos.

Concurso público não é fácil, mas pode ser menos difícil se você seguir com dedicação uma rotina de trabalho e aprendizado.

Concursos públicos

Para quem não sabe, para ser um servidor público, é necessário participar de um concurso. As vagas variam muito. Vai desde oportunidades para pessoas só com o ensino fundamental ou médio, até pessoas pós-graduadas e com áreas bem especificadas em edital. O leque é dando e é muito importante pesquisar para saber as vagas que se encaixam no seu perfil.

O edital é o guia das provas de concursos. Sem eles, seria impossível fazer uma prova. Isso porque ele é o que autoriza a realização e divulga a vaga por meio oficial do governo.

Nele, todas as cláusulas de participação estão esclarecidas e se pode observar o que está sendo requerido para concorrer à prova. Como um guia, todo o conteúdo a ser estudado também se encontra lá.

Os salários são bem altos, na maioria das vezes, o que acaba atraindo muitas pessoas para sua realização. Porém, a demanda é muito pequena, então, os concursos ficam cada dia mais concorridos. É como se fosse um vestibular em uma universidade muito conceituada, só que o número de vagas é bem menor, dificultando a entrada para o serviço público.

Prova de títulos

Cada dia mais comum em concursos públicos, a prova de títulos funciona mais como uma fase classificatória para rankear os candidatos.

Ela sempre foi obrigatória para concursos de nível superior. Isso quer dizer que você precisa comprovar que é apto a seguir a prova, mostrar que conquistou sua formação em uma graduação em alguma faculdade ou universidade, pós-graduação ou mestrado.

O importante é a comprovação que você pode estar concorrendo a aquela vaga. A prova não é bem um teste.

Muitos, inclusive, não tratam dela como um. Mas ela funciona como uma fase de comprovação de que tudo que é requerido no concurso, por meio do edital, está de acordo com o candidato. Aos que não o possuem, perdem a chance de seguir no processo e dão a vaga para outros candidatos.

Atualmente, a prova de títulos passou a ser requerida em alguns concursos de nível médio também. Nesse caso, não é preciso provar que se tem graduação na área, mas cursos relacionados são bem-vindos. Além disso, a experiência prévia na área é obrigatória. Se torna uma forma para fazer com que as pessoas sejam aptas ao trabalho.

Uma das intenções da prova de títulos é justamente qualificar a função que está sendo oferecida. Para trabalhar apenas com os melhores servidores públicos. Talvez, falte um pouco dessa peneira ainda em algumas áreas, por isso, é importante desenvolver um pouco melhor as provas dos concursos, tornando sempre um divisor dentro os melhores.

Prova de títulos em concurso de nível médio

Parece que não, mas uma prova de títulos em concursos de nível médio pode ser muito bem-vinda. Isso porque funciona como um divisor de águas. Ao perceber que a função de nível médio também é se extrema importância. Se trabalha com um grande direcionados de funções. Ou seja, um cargo precisa ser ocupado por alguém capaz a fazê-lo.

A prova de títulos é uma peneira. E no nível médio não funciona como um artigo de pressão entre os candidatos, mas de qualificação. Você não precisa ter algum curso na área, mas precisa saber o que é e como funciona. Chegar na prova não sabendo nada sobre a função não faz nenhum sentido. Por isso, agora a prova de títulos.

É uma maneira de trazer a experiência para os concursos públicos. Como no próprio mercado de trabalho, a experiência conta muito na hora de arranjar um emprego. Pensando assim, a prova de títulos funciona como uma entrevista de emprego. Um pré-teste, para que se consiga absorver o que o candidato tem de melhor.

Fase da prova de títulos

Por mais que pareça contraditório, na maioria das vezes, a prova de títulos acontece no final da seleção. Ou seja, a prova tradicional acontece antes de se qualificar o candidato. Dessa forma, ela não funciona como ponto de exclusão, mas sim como um carimbo que permite ele participar da tabela final do ranking do concurso.

Isso possibilita também que o candidato consiga mais experiência ou cursos a área nesse período de espera entre a realização da prova ou até mesmo da inscrição até o momento da prova de títulos. Então, se você se atentar bem, pode sair na frente daqueles que não se dedicaram durante o período.

Por isso, ler o edital é de extrema importância. As exigências para o candidato e as fases do processo do concurso estarão todas lá. E serão elas que nortearão o concurso público. Ou seja, se você não preencher algo estipulado, já tem ciência que não conseguirá seguir em frente no processo e que todo o trabalho realizado foi em vão.

Nem todos os concursos são iguais, as exigências também mudam de um para outro, então, trabalhe sempre com a leitura minuciosa do edital e se esforce nos quesitos que são pedidos no formato específico da vaga que você deseja.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.