O que costuma cair na prova de Conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos são mais procurados a cada dia. Isso porque, os valores de salários e a estabilidade oferecida são bem mais atrativas que muitos empregos privados.

 

Com isso, a concorrência aumenta e, daí, vem a necessidade de se preparar melhor para atingir melhores resultados. Então, o edital se torna a maneira mais precisa de como criar um planejamento para poder se organizar na preparação.

 

Porém, os editais têm suas observações específicas. Cada prefeitura trabalha com características para os seus concursos. Mesmo assim, num geral, cada cargo precisa de exigências semelhantes para desempenho, por conta das funções e necessidade de conhecimento se assimilarem.

 

Como um todo, o concurso costuma se trabalhar com uma divisão em: a prova escrita, a prova de títulos, e por fim, a prova prática.

 

Nessa ordem, os candidatos devem se preparar e planejar a preparação para primeiro encarar as provas de conhecimento geral, que funciona como a primeira forma de eliminar os candidatos, com parte de prova de conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos.

 

Seguido da comprovação de que está apto a participar de um concurso de tal área e, por fim, uma prova prática.

 

Prova escrita e o que cai na prova de conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos

 

Para a prova escrita, são 40 questões. As primeiras 20 são gerais, que tem como principal objetivo, testar seu conhecimento básico em matérias comuns  a diversos cargos, como a língua portuguesa, informática, matemática e diversos outros conhecimentos gerais.

 

Portanto, é importante estar antenado nas mudanças da língua e o que acontece no dia a dia é muito importante. Não podendo esquecer de desenvolver o raciocínio lógico, com estudos de matemática. Não é propriamente contas e regras, mas sim, muita lógica para resolver problemas.

 

A outra metade da prova escrita é de conhecimentos gerais. Ou seja, vem o teste mesmo se você está inteirado no que está prestando, a prova de conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos.

 

O cargo tem assuntos em comum com diversos outros, como por exemplo, auxiliar de odontologia, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e educador de creche. Para isso, a exigência é o nível de ensino médio completo ou ensino técnico completo.

 

Língua Portuguesa

Interpretação de textos e sua compreensão são os pontos mais requeridos. Dessa forma, é importante dominar também alguns elementos gramaticais, eles ajudarão nessa tarefa. Alguns deles, essenciais como coesão e coerência, seu reconhecimento.

 

Matemática

A lógica é o elemento mais importante para essa parte da prova. Proposições, conectivos e negação de proposições compostas são as áreas que a lógica se encaixam.

 

Além disso, conjuntos são levados em conta (caracterização, pertinência, igualdade e inclusão), e também certas operações (interseção, união, produto cartesiano e diferença). Também é importante saber as composições de funções e funções inversas.

 

As principais funções elementares (1º grau, 2° grau, exponencial e logarítmica) devem ser estudadas. As médias aritméticas e geométricas também.

 

Além das progressões aritméticas e geométricas. Para finalizar, atenção na trigonometria, análise combinatória matrizes, determinantes e geometria. As tradicionais regras de três,  tanto a simples quanto a composta, além de juros e porcentagem poderão servir de grande ajuda.

 

Informática

Você não precisa ser nenhum gênio da informática, mas para a prova, é preciso saber o básico. E para desenvolver seu serviço também. Então, caem na prova escrita um pouco de conhecimento no Sistema Operacional Windows, e seus principais softwares atuantes, como Microsoft Excel, Microsoft Words, Outlook Express e afins.

 

Conhecimentos gerais

Para realizar tal concurso, é importante demonstrar o conhecimento sobre assuntos inerentes a vida na atual sociedade, tanto em notícias locais, quanto ao mundo em uma escala global. É importante se manter antenado em rádios, jornais, revistas e noticiários das mais diversas mídias que cobrem informações em escala global.

 

Aspectos da cultura e sociedade também costumam ser ponto de reflexão nessas provas, então não é incomum ver assuntos como literatura, música, arquitetura, artes, educação, tecnologia, relações internacionais, rádio, cinema e qualquer tipo de mídia que possa vir a refletir algum aspecto cultural da sociedade.

 

A ciência e seu papel na sociedade atual também é também bem avaliada nas provas, tal como descobertas e conquistas recentes desse imenso campo. Meio ambiente e cidadania, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas, políticas públicas, aspectos locais e globais, também podem ser percebidos no decorrer da realização do teste.

 

Saúde, alimentação saudável, combate e prevenção de doenças e qualidade de vida são assuntos extremamente pautados nesses concursos, assim como a geografia e a história do Brasil. Além de um maior foco na história e aspectos relevantes do município no qual se reside a vaga de concurso público.

 

Prova de conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos

Ser inspetor de alunos não é uma tarefa simples. Por isso, na parte da prova que direciona o candidato a provar sua experiência e conhecimento na área, alguns elementos precisam de atenção. São eles que serão abordados na hora de responder às questões da prova de conhecimentos específicos para a vaga de inspetor de alunos.

 

Um dos pontos mais importantes é o conhecimento que se tem de normas, princípios e legislação que regem a administração escolar, assim como as respectivas ações pertinentes a cada cenário. Se requer também conhecimento de como atender e se relacionar com o corpo docente e discente.

 

Também cabe ao concursando, compreensão da função e organização dos trabalhos da secretaria, e qual é o papel do inspetor de alunos nesses casos.

 

Pautas de participação e comportamento também são importantes, como a forma de elaboração de um Plano Escolar. Orientação e controle do serviço de escrituração, coisas como atender prazos, redigir correspondência oficial, relatórios, editais, comunicados e instruções.

 

O zelo pela guarda e conservação dos documentos, além dos trabalhos relacionados aos documentos, como expedição, guarda, tramitação e arquivamento de documentos correspondências do estabelecimento de ensino, referentes tanto aos alunos, quanto a própria instituição, são pautas vigentes na prova.

 

Resumindo, assim, os conhecimentos necessários para a prova são a legislação e normas que regem o gerenciamento escolar e devidas competências e ações previstas a serem tomadas. Conhecimento de coordenação, planejamento, avaliação e controle das atividades da secretaria de acordo com as normas escolares também são necessários.

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.