O que cai na prova de Conhecimentos específicos para a vaga de analista de sistemas

Tempo de leitura: 6 minutos

Vemos muitas notícias sobre os concursos públicos em diversos lugares e para os mais diversos tipos de cargos e áreas, mas, afinal, o que é o concurso público? Concurso público nada mais é um processo seletivo para cargos de uma entidade governamental de uma nação.

O concurso público tem uma grande busca da população, já que as vagas dão estabilidade de carreira, com salários muito satisfatórios, além de todos os benefícios previstos em um emprego registrado.

Uma vantagem dessas vagas, também, é que não exigem uma experiência prévia na função, o que te permite ter mais chances na área que você se formou, mas não teve tantas oportunidades em empresas privadas.

A concorrência dos concursos públicos tem tido um notável crescimento, também, devido à crise financeira que o país tem passado e pelo grande nível de desemprego que cresce a cada dia.

E, dessa forma, as etapas dos concursos exigem bastante dos seus candidatos e estar preparado para as etapas da vaga que você escolheu te colocará a frente de muitos concorrentes.

Para se candidatar as vagas de analista de sistema do concurso de São Paulo, é preciso fazer previamente a inscrição, que pode ser tanto presencial, como através da internet.

Não esqueça das datas e fique atento ao cronograma de até quando será permitido fazer a inscrição. Assim que é feita a inscrição, será pedido o pagamento de uma taxa da inscrição e depois de pago, você já estará apto para a sequência das etapas do concurso.

E caso se você for aprovado para a vaga, o último processo será a de apresentar toda a sua documentação pessoal e comprobatória solicitada, de acordo previsto no edital, e então feita a efetivação da contratação.

A importância do edital do concurso

O edital que será publicado e disponibilizado pela instituição que organiza o concurso tem uma função muito importante para os candidatos. É dessa forma que você conseguirá entender todo o processo do concurso.

O edital tem a função de te informar tudo o que é de mais necessários sobre as vagas, bem como de que forma se faz a inscrição, os prazos e o cronograma estipulados do concurso, incluindo datas da inscrição, das provas e a previsão da publicada do concurso, a descrição da vaga e de tudo que há de relevante nela, como a carga horária, a remuneração e o que será exigido e o que cairá nas provas de acordo com cada vaga.

Além disso, traz regras sobre as vagas para os portadores de deficiências e os critérios que são usados para desempate, caso isso ocorra para o preenchimento das vagas disponíveis.

Você seguir o cronograma é importante para que você fique atento a todas as etapas do concurso e te permite para que você se prepare para as provas estudando antecipadamente o que cairá na prova.

Vagas para analista de sistema

O analista de sistema é o cargo para os profissionais de TI e o que é exigido para as vagas a esse cargo é a formação nos cursos superiores de nível pleno de: Engenharia da computação, análise de sistemas, telecomunicações e redes de computação, ciências da computação ou tecnólogo em processamento de dados.

Para a prova do cargo de analista de sistema é pedido os conhecimentos na língua portuguesa, raciocínio lógico, atualidades, noções de administração pública e também conhecimentos específicos sobre a área.

É imprescindível que você se prepare muito para todos os conhecimentos que serão exigidos e o que te fará ficar na frente dos seus concorrentes e conquistar a vaga que você tanto se preparou.

Conhecimentos específicos da área de analista de sistemas

No edital virá previamente todos os assuntos que cai na prova específica para a vaga de analista de sistema, se atente muito a essas matérias, já que poderá ser o que te deixará a frente dos candidatos que estão disputando essa vaga e o que poderá te manter com a vaga que quer conquistar.

Dentre os assuntos estão conceitos de sistema da computação, técnica e linguagens de programação, sistemas operacionais, estrutura de dados, ambiente operacional UNIX, arquitetura cliente/servidor, banco de dados, em que são exigidos em sua maioria o conceito, ou conceitos básicos referentes a esses assuntos, em suas variações.

Também estará presente os princípios da engenharia do software, ambiente operacional e qualidade de software, por exemplo.

O edital te possibilita de forma ainda mais específica, os assuntos que cairão dentre os principais assuntos, já que eles estão descritos de forma mais desmembrada, o que te ajudará ainda mais na hora de estudar.

Se prepare para o concurso

A chave para garantir a vaga que você deseja e, enfim conquistar aquela estabilidade financeira, é se preparar para as provas. As provas exigem bastante dos seus conhecimentos e considerando que existe muita concorrência sobre as vagas, isso será extremamente necessário para você conquistar a sua vaga.

Por isso, invista bastante do seu tempo para estudar todo o conteúdo que caíra na prova e domine os assuntos, para chegar no dia e estar preparado e tranquilo quanto ao que você sabe.

Você precisa também se preparar psicologicamente para o dia da prova. Tenha boas noites de sono e se alimente bem, isso fará uma boa diferente para você chegar sem nervosismo e você consiga ler as questões e entendê-las.

Se atente na hora do preenchimento do gabarito. O gabarito dos concursos públicos é feito por leitura óptica, dessa forma, se houver rasura ou se preenchida da forma indevida, poderá desconsiderar respostas que você levou um tempo para resolver.

Dessa forma, você poderá conquistar a vaga que tanto deseja e com isso, obter a estabilidade de emprego e os benefícios oferecidos para as vagas para a qual você se inscreveu.

Não se esqueça de seguir adequadamente o cronograma dos editais e ficar por dentro de todas as datas, todos os conteúdos que serão cobrados e fica mais perto do seu objetivo, invista seu tempo para conquistar aquela vaga que te trará o que mais deseja: um ótimo emprego como analista de sistemas!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.