O que cai na prova de Conhecimentos específicos para a vaga de agente administrativo

Tempo de leitura: 6 minutos

Concursos públicos são cada dia mais procurados. A concorrência aumenta e, por isso, a necessidade de se preparar melhor para atingir melhores resultados também se torna maior. Então, o edital se torna a maneira mais precisa de como criar um planejamento para poder se organizar na preparação.

Mas cada edital tem suas observações. Cada prefeitura impõe características para os seus concursos. Porém, num geral, cada cargo coloca exigências parecidas, já que as funções e necessidade de conhecimento se assemelham.

Num geral, um concurso costuma ser dividido em três etapas para facilitar a classificação dos alunos. Cada etapa é composta de uma prova específica, primeiro temos a prova escrita, seguida da prova de títulos e, por fim, a prova prática.

Nessa ordem, os candidatos devem planejar a preparação para primeiro encarar as provas de conhecimento geral, e depois a prova de conhecimentos específicos para um agente administrativo.

Prova escrita e o que cai na prova de conhecimentos específicos para a vaga de agente administrativo

Para a prova escrita, são 40 questões. As primeiras 20 são gerais, ou seja, conhecimento básico em informática, matemática, língua portuguesa e conhecimentos gerais.

Portanto, estar antenado nas mudanças da língua e o que acontece no dia a dia ê muito importante. Não podendo esquecer de desenvolver o raciocínio lógico, com a matemática. Não é propriamente contas e regras, mas sim, muita lógica para resolver problemas.

A outra metade da prova escrita é de conhecimentos gerais. Sim, aí vem o teste mesmo se você tá interado no que está prestando. O cargo de agente administrativo tem assuntos em comum com auxiliar de enfermagem, auxiliar de odontologia, educador de creche, inspetor de alunos e técnico de enfermagem. Para isso, a exigência é o nível de ensino médio completo ou técnico.

Língua Portuguesa

A compreensão e interpretação de textos são os pontos básicos para as questões de língua portuguesa, e podem ser úteis em diversas outras questões. Portanto, é importante dominar também alguns elementos gramaticais, eles ajudarão nessa tarefa. Alguns deles, essenciais como coesão e coerência, seu reconhecimento.

Matemática

A lógica é o elemento mais importante para essa parte da prova. Proposições, conectivos e negação de proposições compostas são as áreas que a lógica se encaixam.

Portanto, as algumas das operações matemáticas que devem ser estudas são a interseção, união, produto cartesiano e diferença, além de conjuntos são levados em conta, como a caracterização, inclusão, pertinência, igualdade, composição de funções e função inversa.

As principais funções elementares (1º grau, 2° grau, exponencial e logarítmica) devem ser estudadas. As médias aritméticas e geométricas também. Além das progressões aritméticas e geométricas. Para finalizar, atenção na trigonometria, análise combinatória, matrizes, geometria e determinantes. Regra de três, juros e porcentagem costumam aparecer também.

Informática

Você não precisa ser nenhum gênio da informática, mas para a prova, é preciso saber o básico. E para desenvolver seu serviço também. Então, caem na prova escrita um pouco de conhecimento no Sistema Operacional Windows, Microsoft Word, Microsoft Excel, Softwares de Internet e de envio de e-mails.

Conhecimentos gerais

Para realizar tal concurso, é importante demonstrar total domínio e prática de conhecimentos pertinentes a assuntos gerais, porém relacionados ao campo sociopolítico atual. Para tal, o ideal é se manter antenado nas mais diversas mídias de notícia, como rádio, televisão, jornais e revistas, além de sempre pesquisar muito na internet.

Além de política, ciência e cultura sempre marcam presença nessas provas de conhecimentos gerais. Arte e cultura é sempre bom ter uma opinião e conhecimento sobre, e as últimas descobertas científicas também. É também importante estudar sobre a geografia e história do Brasil e do mundo.

Por fim, saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e alimentação saudável, são temas das questões de conhecimento gerais atualmente. Há também questões pertinentes ao município da prova.

Conhecimentos específicos

O que cai na prova de conhecimentos específicos para a vaga de agente administrativo é a maior dúvida das pessoas que vão prestar a prova. De fato, essa parte, que corresponde a metade da prova, se torna essencial para a definição para os melhores candidatos. Aqueles que serão avaliados na próxima fase.

Daí, pode ser testado o que a função pode realizar no decorrer do exercício de suas atividades. Assim, é importante se atentar a elementos que estejam ao redor de itens que compõem a rotina de escritório, como atendimento telefônico e pessoal, arquivamentos, encaminhamentos de documentos, identificação e digitação de documentos.

Outros ofícios dessa profissão, como atas, mensagens, acórdãos, resoluções, convites, convocações, leis, decretos, portarias, atos administrativos, memorandos, cartas, circulares, atestados, requerimentos, expedientes, processos, remessas também poderão ser cobradas em questões da prova.

O manuseio, movimentação e arquivamento de documentos oficiais. Além de elementos ligadas à informática, como a navegação básica da internet, hyperlinks, utilização de ferramentas de busca, são também questões que caem com devida frequência, assim como os serviços da web, transferências de arquivos, correio eletrônico e ferramentas de bate-papo.

Elementos de segurança da informática também podem ser pautas para as questões, como cuidados com spam e vírus, manuseio de Firewall, certificados de segurança, cuidados e prevenções, softwares AntiSpam e antivírus, além de cuidados com o hardware (conceitos básicos dos componentes de um computador), dispositivos de entrada e saída.

Se mantendo nesse setor de computação e tecnologia, assuntos como novos dispositivos de armazenamento e Sistema Operacional Windows.

Outros temas que podem cair da rotina de um escritório, são funções mais básicas de software, como atalhos e gerenciamento de pastas, ambientes e conexões de rede, compartilhamento de arquivos em rede, impressão remota de arquivos, aplicativos do Windows, configuração do layout de página e diversos outros assuntos relacionados.

No quesito de edição de texto, pode-se pontuar a necessidade de conhecimentos e conceitos de básicas operações, além de formatação e edição de documentos, utilização de cabeçalhos, rodapés e como numerar corretamente páginas, utilizar diferentes estilos de formatação, correção ortográfica e gramatical e proteção de documentos.

Agora você já sabe os conceitos vigentes para a prova de concurso público para agente administrativo. Estude bastante!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.