O que cai na prova de conhecimentos específicos para enfermeiros

Tempo de leitura: 6 minutos

A prova de conhecimentos específicos para enfermeiros, pode ser a única coisa que separa um enfermeiro, da vaga de emprego dos seus sonhos. As vantagens incríveis de se conseguir uma vaga em concurso público já são famosas em todo o país, e não poderia ser diferente para um cargo que requer uma imensa formação prévia.

O que poucos sabem, no entanto, é que há uma interessante relação entre cargos de maior salário e benefícios em concursos públicos. Quanto maior a formação necessária, mais complexo será o processo de seleção, porém também haverá um salário e benefícios maiores caso o concursando passe em sua prova de conhecimentos específicos para enfermeiros.

Para participar da prova de conhecimentos específicos para enfermeiros, é necessário antes ter algum curso profissionalizante na área de atuação, ou seja, é necessário um certificado de conclusão de curso ou diploma na área de enfermagem.

Nenhum edital não irá requerer no mínimo essa formação, e alguns podem vir a contar experiência de trabalho como peso quando o candidato for fazer a prova de conhecimentos específicos para enfermeiros.

Essas restrições, raras e diferentes em concursos públicos em um âmbito geral, decorrem da sensibilidade do cargo que está sendo oferecido. É necessário levar em conta que ´um cargo na área de saúde, o concursando terá vidas em suas mãos constantemente.

Fora isso, é também para garantir que o candidato não irá tentar sair do cargo com pouco tempo de serviço. Cargos de concurso público são burocráticos para se entrar, e ter uma deficiência nesse cargo resultaria em um déficit em todo um setor e uma região.

Isso resultará em uma chamada precoce a um novo concurso público na região, porque haverá um desfalque dos funcionários necessários para o bom funcionamento. O problema deriva da dificuldade de se abrir um processo para concurso público.

O trabalho de um enfermeiro de cargo público

Um concursando que passar na prova de conhecimentos específicos para enfermeiros, terá como trabalho fazer todo cuidado de enfermagem em clientes e pacientes que venham a seu setor.

Normalmente, enfermeiros que são efetivados após a prova de conhecimentos específicos para enfermeiros, podem ir trabalhar em ambulatórios, hospitais, empresas e órgãos públicos de grande porte, locais diferenciados como aeroportos, navios, transportadoras e afins, ou até mesmo ir trabalhar em postos de saúde ou fazendo atendimento à domicílio.

As opções são inúmeras, e todas as competências necessárias para se construir uma boa rotina de trabalho estarão expostas no edital específico do concurso que será prestado pelo candidato a cargo público na vaga de enfermeiro.

Como é a prova de conhecimentos específicos para enfermeiros

A prova de conhecimentos específicos para enfermeiros é uma avaliação com questões de múltipla escolha. Serão 50 questões relacionadas ao assunto de enfermagem, e cada uma dessas questões terão cinco alternativas de resposta, das quais somente uma estará correta.

As questões da prova de conhecimentos específicos para enfermeiros irão englobar os mais variados assuntos dentro do âmbito de enfermagem, podendo variar de assuntos extremamente conhecidos, a informações mais recentes da área de enfermagem, então é bom o candidato estudar bastante das mais variadas matérias.

Para os concursos que ocorrem periodicamente, as antigas provas de conhecimento geral e conhecimento específico para a vaga de enfermeiro estará disponível em seus devidos sites, sendo uma ótima fonte de estudos e prática para solucionar os problemas apresentados de forma dinâmica e ligeira.

É importante lembrar e ressaltar que o tempo da prova de conhecimento específicos para a vaga de enfermeiro é maior que as demais provas, sendo um total de 4 horas para responder as 50 questões propostas para o concursando. No entanto, a diferença é de somente uma hora para as outras provas, enquanto o número de questões também é superior.

Esse tempo extra pode não ser o suficiente para responder o restante das questões propostas para a vaga de enfermeiro. É importante administrar bem o tempo, pois algumas das questões são extremamente simples e curtas, porém outras irão requerer uma boa interpretação do texto e das questões ali expostas.

Não abandone os conhecimentos gerais

A prova de conhecimentos específicos de uma profissão sempre será seguida e após a prova de conhecimentos gerais. A prova de conhecimentos gerais costuma ter cerca de metade do número de questões e duração da prova de conhecimentos específicos, porém abordam diversos temas importantes que podem somente tanger a especialização do candidato.

Então, é necessários estudos amplos de diversas matérias de conhecimentos gerais. História e geografia contemporânea são temas importantes, assim como sociologia e filosofia. É sempre importante ressaltar a importância de conhecimentos amplos sobre a língua portuguesa, que podem auxiliar o candidato na interpretação dos textos da prova.

Remuneração de um enfermeiro

A remuneração de um concursando que passou na sua prova de conhecimentos gerais e específicos pode variar bastante. Irá variar, primeiro, com o estado em que a prova foi feita. Em São Paulo, por exemplo, os salários tendem a ser maiores, assim como o benefício de vale alimentação.

O salário tem uma variação imensa também, de acordo com a empresa para qual o cargo público está sendo disputado. Empresas de grande porte, como transportadoras aéreas e navais, assim como hospitais de grande porte, costumam ter um salário muito alto, beirando valores entre 9 mil reais e 10 mil reais.

Já em postos de saúde de bairros e pequenas cidades localizadas até mesmo no interior do estado de São Paulo, esse salário pode descer para cerca de 2 mil reais. Os valores citados até então são sem contar nenhum tipo de benefício, e são somente o piso. Tempo de serviço pode garantir um maior salário para esses enfermeiros.

Os concursos públicos para vaga de enfermagem costumam ser bem disputados. Suas vantagens, salários e benefícios que vem com o cargo público são semelhantes, porém em menor escala, com as vagas encontradas para concursados no setor de medicina.

O auto índice de formandos não infere uma maior competitividade por uma única vaga, pois é evidente que há uma gigantesca demanda para enfermeiros.

 

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.