O que cai em português nos concursos de nível médio

Tempo de leitura: 6 minutos

Conhecer as regras e conteúdos cobrados em concursos públicos pode ajudar o candidato a antecipar os estudos antes mesmo da publicação do edital.

As provas de português para concurso de nível médio, por exemplo, estão entre as mais importantes, pois, para algumas vagas, podem ter um peso maior para a pontuação final de um candidato.

Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas sobre o que estudar e, por estarem mal preparados, acabam caindo em pegadinhas e em questões de gramática ou interpretação de texto.

Ao longo desse artigo, você irá conhecer os principais assuntos cobrados nos testes de português nos concursos de nível médio e aprender dicas sobre como se sair bem nas provas. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Afinal, o que cai em português nos concursos de nível médio?

O português é fundamental em qualquer área. Mas, para quem ser se tornar servidor público, a disciplina é ainda mais importante.

As provas de nível médio não costumam trazer tantos temas específicos, entretanto, alguns conteúdos considerados simples podem se transformar em armadilhas para candidatos despreparados.

No geral, os temas mais cobrados nas provas de português nos concursos de nível médio são:

  • Interpretação de texto

A interpretação de texto é o mais importante nas provas de português nos concursos de nível médio. Tenha em mente que somente com uma boa interpretação será possível compreender o enunciado das questões de qualquer disciplina.

  • Questões gramaticais

Saber aplicar as regras de pontuação, acentuação, concordância verbal, regência verbal e nominal é essencial. Além das questões em si, a gramática também exerce uma grande influência na redação dos participantes.

Erros de escrita, uso incorreto de vírgulas e crases, tempo verbal e concordância podem minar as notas de qualquer candidato em um exame dissertativo. Mas, da mesma forma, um bom texto pode ser avaliado, inclusive, como critério de desempate.

  • Reforma ortográfica

As regras gramaticais da nova ortografia tiram o sono de muitos candidatos. Nos concursos de nível médio, questões de acentuação e grafia são recorrentes. Apesar de já estar em vigor oficialmente desde 2016, a adaptação com o acordo ortográfico ainda é uma das maiores dificuldades de quem almeja alcançar um cargo público.

Uso do hífen, acentuação e duplicação de consoantes são alguns exemplos do que é cobrado ao longo das provas de português nos concursos de nível médio.

  • Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos que ressaltam o significado e a expressividade das palavras que usamos em nossa linguagem (especialmente escrita). No geral, as figuras de linguagem são divididas nas seguintes categorias:

  • Antítese;
  • Elipse;
  • Eufemismo;
  • Hipérbole;
  • Ironia;
  • Metáfora;
  • Personificação ou prosopopeia.

Vale ressaltar que cada uma delas possui funções e regras próprias de utilização e que, por este motivo, precisam ser estudadas a fundo.

Além dos temas citados até aqui, outros também merecem atenção. Flexão dos substantivos/adjetivos e questões relacionadas a sujeito, predicado e predicativo das frases também são comuns nas provas de concurso de nível médio.

Erros mais cometidos em português nos concursos de nível médio

Conhecer o edital e saber o que cai na prova de português nos concursos de nível médio não é garantia de sucesso. Além de saber o conteúdo, é preciso entender como aplicar as regras gramaticais na prática.

A seguir, conheça quais são os maiores erros dos candidatos nos testes e fique atento para não cair nesses mesmos equívocos!

  • Não ler/interpretar os enunciados das perguntas

Na pressa de terminar a prova o quanto antes, muitos candidatos tentam resolver as questões sem se dar ao trabalho de ler o enunciado por completo. Na maioria das vezes, as questões abertas de português trazem um pequeno texto junto a expressões como “justifique”, “comente”, entre outras.

O que acontece é que os desatentos ignoram essa indicação e acabam deixando as respostas incompletas. Para que isso não aconteça, sempre leia todo o enunciado e marque os verbos de comando na questão.

  • Usar as crases de forma incorreta

A crase causa muita confusão entre os candidatos, afinal, como na maioria dos conteúdos gramaticais da língua portuguesa, seu uso apresenta normas específicas. Para que você entenda essas regras mais facilmente, a dica é estudar a fundo as exceções, ou seja, quando a crase pode ou não ser usada.

Faça um resumo com as principais aplicações desse tipo de acento e, ao invés de decorar, procure entender como ela funciona.

  • Usar pronomes em termos coloquiais

A linguagem informal do dia a dia é bem diferente daquela que é cobrada nas normas cultas do português. O emprego de pronomes, por exemplo, representa cerca de 50% das famosas pegadinhas de concursos públicos.

Esse é um tema que pode ser cansativo para estudar, entretanto, para não ter dúvidas na hora da prova, leia atentamente os diferentes usos dos pronomes nos livros de gramática.

  • Escorregar na ortografia

Um dos maiores erros dos candidatos (e não só na prova de português) é pecar nos erros de ortografia. Para os examinadores dos testes, os erros ortográficos representam um reflexo clássico da falta do hábito de leitura em grande parte da população brasileira.

Para fazer diferente, empenhe-se em ler livros, revistas, jornais ou até mesmo blogs que sejam do seu interesse. A leitura frequente irá enriquecer o seu vocabulário e facilitar a escrita sobre diversos temas.

Afinal, como se preparar para as provas de português nos concursos de nível médio?

Ficar apegado ao antigo método da “decoreba” nem sempre é uma boa opção. Afinal, tentar decorar todas as regras da língua portuguesa é praticamente impossível! A dica é tentar entender realmente as aplicações de verbos, regências ou pronomes e se esforçar ao máximo para caprichar na ortografia.

Leia atentamente o edital, faça simulados e provas antigas, escreva redações sobre diversos temas, estude com antecedência e dedique-se à sua preparação.

Lembre-se que o português é praticamente uma disciplina cobrada em qualquer cargo dos concursos públicos, sejam eles de nível médio, técnico ou superior. Mantenha seus conhecimentos gerais atualizados e mantenha o hábito da leitura em dia.

 

O que cai em português nos concursos de nível médio
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.