O que cai em matemática nos concursos de nível médio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Por mais que enfrentar a verdadeira maratona que é fazer parte de um concurso público, a verdade é que cada vez mais pessoas estão buscando a iniciativa pública para uma oportunidade de emprego em busca de um ambiente estável e seguro em meio a instabilidade geral enfrentada pelo país por conta da crise econômica.

Mais ainda, os concursos acabam se mostrando como uma forma de se garantir que não se vai fazer parte do índice de desemprego, que só cresce a cada mais no país. E um dos motivos para isso fica por conta das empresas privadas, que por conta crise acabam se vendo obrigadas a realizar cortes de gastos e também cortes de pessoal para continuarem funcionando e não precisarem fechar as portas.

Situação esta que acaba criando um grande clima de insegurança e de instabilidade, principalmente para profissionais que possuem cargos e escolaridade menores.

Dessa forma, a estabilidade que é oferecida pela iniciativa pública acaba sendo uma forma de assegurar que as contas sejam pagas todos os meses. Afinal de contas, com crise ou sem crise, a verdade é que as contas para pagar continuam vindo sempre e é preciso ter a garantia de um salário para conseguir manter as finanças em ordem, algo que só a iniciativa pública pode oferecer.

Mais ainda, os trabalhadores de todos os níveis acabam recorrendo ao setor público também por conta das diversas vantagens que ele oferece para todos, desde a pessoa com MBA até aquela que possui apenas o certificado do ensino médio, e que vão além da estabilidade, que ainda é a característica do setor público que é mais procurada por todos.

Entre essas vantagens estão salários mais altos do que os que são oferecidos para as mesmas ocupações do setor privado, os benefícios que são vantajosos e representam um acréscimo ao salário e também a questão do respeito à jornada de trabalho, que acaba evitando a exploração do trabalhador, algo que acontece com muita frequência no setor privado, onde funcionários são submetidos a jornadas verdadeiramente exaustivas de trabalho.

Porém, independente do seu nível escolar e da vaga procurada, a verdade é que não é tarefa tão simples assim conseguir uma vaga dentro do setor público. Isso porque, para ingressar na inciativa pública você antes precisa ser aprovado em um concurso, que normalmente conta com uma alta concorrência e também com provas que não são tarefas simples.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui um conjunto de dicas e informações que vão reunir todo o conteúdo de matemática concursos de nível médio. Tudo para que você consiga se preparar e estudar com antecedência, de forma a aumentar cada vez mais as suas chances de conseguir a vaga que você deseja e começar a sua carreira dentro do setor público brasileiro.

Descubra o conteúdo cobrado em matemática para concursos de nível médio

Como não poderia deixar de ser, quanto mais alto o cargo e a escolaridade que é exigida para a ocupação do mesmo, maior vai ser a dificuldade do conteúdo a ser cobrado na prova teórica do concurso. Levando tudo isso em consideração, a prova de concurso de nível médio se encontra em um patamar que é considerado como intermediário.

Isso porque a prova é mais difícil e requer mais conhecimentos do que a de um concurso que exige nível fundamental, por exemplo, mas acaba sendo mais fácil do que a prova de um concurso que tem a exigência de um diploma de nível superior, se posicionando no meio dessas duas categorias. E o pensamento também se aplica em matemática.

Dessa forma, o conteúdo de matemática a ser abordado em uma prova de um concurso de nível médio vai compreender aquilo que foi aprendido entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e também entre o 1º e 3º ano do ensino médio.

Com isso, pode-se depreender que o conteúdo de matemática que é cobrado para concursos de nível médio, ou seja, que exigem apenas a apresentação de um certificado de conclusão do ensino médio, compreende aquilo que é conhecido como matemática básica.

Levando isso em consideração, os conteúdos cobrados que são referentes àquilo que foi aprendido no ensino fundamental são em relação a geometria básica, com análise de área de figuras planas, questões relativas a porcentagem e a regra de três, tanto a simples quanto a composta, e também assuntos de sistema métrico decimal.

Além disso, é exigido também o conhecimento acerca de razão e proporção, bem como de fatoração algébrica, produtos notáveis e de resolução de problemas que envolvam a utilização de equações tanto de primeiro, quanto de segundo grau.

Já o conteúdo contemplado no ensino médio exige um conhecimento um pouco mais complexo, como não poderia deixar de ser. Tendo isso em mente, é preciso saber que os concursos costumam cobrar questões acerca de assuntos como progressões, tanto a aritmética quanto a geométrica, juros simples e compostos, funções, análise combinatória e também probabilidade.

Dessa forma, é possível depreender que o uso da lógica é bastante requerido em questões de matemática para concursos de nível médico, de forma que o conhecimento vai servir uma base e como um suporte para a resolução das questões.

Levando tudo isso em consideração, uma boa dica para você estudar o que precisa ser estudado é procurar por apostilas na internet, que são facilmente encontradas com conteúdos voltados especialmente para concursos públicos. Além disso, uma boa pedida é investir em vídeo aulas sobre os assuntos que você possui mais dificuldade, já que diversas opções podem ser encontradas no YouTube.

Por fim, para potencializar ainda mais os seus estudos, uma dica é realizar simulados sobre o assunto, que podem ser encontrados de maneira rápida e fácil na internet e que são a melhor forma de você conseguir avaliar o que realmente conseguiu aprender e em quais pontos precisa investir um pouco mais nos estudos.

Dessa forma, com toda a certeza você vai conseguir se preparar da melhor maneira possível para conseguir ser aprovado na vaga que deseja.

 

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.