O que cai em informática nos concursos de nível médio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos públicos estão se tornando uma alternativa cada vez mais procurada entre os trabalhadores. Os salários e principalmente a estabilidade do emprego são o que chama a atenção de muitas pessoas, mas para conseguir o tão sonhado emprego concursado é necessária a realização de uma prova.

Esta prova, além das matérias comuns (matemática, português, etc) costuma contar com itens como conhecimentos gerais, conhecimentos específicos da área onde se pretende trabalhar e informática. Varia também a dificuldade da prova de acordo com a faixa salarial da vaga pretendida, sendo a divisão feita geralmente pelo nível de escolaridade dos candidatos.

Desta forma, existem concursos de nível fundamental (para os que cursaram apenas até o ensino fundamental), nível médio (para os que cursaram apenas até o ensino médio) e nível superior (para quem cursou no mínimo até a graduação). Neste artigo, vamos tratar do conteúdo que geralmente é pedido na disciplina de Informática para concursos de nível médio.

Sistema Operacional

Hoje em dia existem muitas opções de sistemas operacionais no mercado, sendo os principais os seguintes três: o Windows, sistema operacional da Microsoft cuja versão mais recente no mercado é o “Windows 10”, o macOS, sistema operacional da Apple, designado para rodar apenas nos computadores da empresa, cuja versão mais atual é o “macOS v10.12 – Sierra” e o Linux, sistema operacional  “open source”, isto é, o código central do sistema é aberto, sendo assim, qualquer desenvolvedor do mundo pode ter acesso a este código e desenvolver sua própria versão do Linux, com suas particularidades.

A não ser que o concurso seja para uma vaga específica da área de tecnologia da informação, basta que o candidato tenha um bom domínio do Windows para que se saia bem na prova. É indicado o contato do usuário pelo menos com a versão 7 do sistema operacional da Microsoft.

No Windows, é ideal que o candidato tenha boa noção da organização de pastas e arquivos no sistema e saiba executar operações simples, como lidar com pendrives, gravar CDs e saber identificar os programas e ferramentas.

Internet

É imprescindível que o candidato domine operações simples na internet, como ler e mandar emails, saber onde procurar conteúdo com os buscadores e coisas do tipo. Há diversos navegadores hoje pela web, sendo os mais comuns: Internet Explorer (ou Microsoft Edge, no Windows 10), Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari (principalmente em computadores Apple).

Todos esses têm funções similares, com poucas diferenças entre si. O concursando precisa saber a lidar com histórico, pesquisas e cookies, para evitar que o navegador fique muito pesado e comprometa a memória disponível no computador.

Pacote Office

O Microsoft Office é uma suite ou pacote de programas para escritório que basicamente cobrem o que pode ser feito em um computador de modo geral como estação de trabalho para escritório. O domínio do chamado pacote Office ou ao menos da maioria de seus programas e ferramentas é de extrema importância na avaliação de um candidato para a maioria das vagas de concurso público.

O pacote de programas da Microsoft se encontra atualmente na sua versão 16, porém, na maioria dos lugares a versão em uso provavelmente será a 2010 ou 2016. Existem algumas variações nas ferramentas presentes de uma versão para a outra, mas os programas principais não geralmente tão afetados.

O principal programa da suite Microsoft Offce é o Microsoft Word. Ele é basicamente um editor de texto e apresenta várias ferramentas e opções para lidar com qualquer tipo de escrita e redação digital. O Word é o editor de texto mais famoso e usado no mundo atualmente, desde o seu lançamento. De todos os programas do Office, é deste que o candidato deve ter maior domínio para ser aprovado e considerado apto a exercer a função.

Outra ferramenta do Microsoft Office de extrema importância para quem pretende passar em uma prova de concurso é o Microsoft Excel. A função do Excel é a criação e edição de planilhas de cálculos. Nele, é possível trabalhar com fórmulas matemáticas e obter resultados instantaneamente. Segundo pesquisas da área, o Excel é o aplicativo mais usado em escritórios ao redor do mundo.

Existe também o Microsoft Power Point, aplicativo do Microsoft Office responsável pela elaboração criativa de apresentações de slides que são geralmente usadas em reuniões de negócios, palestras e apresentações em escolas e faculdades.

No Power Point, é possível editar os slides de forma individual, adicionando fotos, texto, vídeos, efeitos de transição, sons e todo o tipo de recursos audiovisuais, transformando a apresentação de slides em uma experiência interativa para quem assiste.

Já o Microsoft Outlook é o programa de gerenciamento de e-mail do pacote Office. Ele exibe e organiza a caixa de e-mail e funciona também como agenda e aplicativo gerenciador de tarefas em geral, com calendário e notificações programadas pelo próprio usuário. O Outlook também guarda um histórico dos documentos utilizados e editados recentemente.

Outras aplicações do Pacote Office que podem ser úteis a quem vai prestar um concurso de nível médio são o Microsoft Access, que trabalha com bancos de dados de tamanho pequeno e médio, o Microsoft One Note, que trabalha com anotações e tarefas executadas em conjunto e o Microsoft Publisher, que é a ferramenta de diagramação digital do Office, permitindo a criação de vários tipos de layout, para sites, blogs e publicações impressas.

A suíte do Microsoft Office conta ainda com outros aplicativos menos usados, porém o conhecimento destes principais citados já constitui uma boa base para uma prova de concurso de nível médio. Como um diferencial, o candidato pode vir a estudar o básico sobre hardware e manutenção, para que possa identificar peças do computador e entender melhor o fluxo de funcionamento da máquina.

Caso o concursando não tenha nenhum domínio de informática, confiança e tranquilidade são importantes para melhor aproveitamento do estudo e a consciência de que todas estas ferramentas e programas foram desenhadas para serem extremamente intuitivas e para facilitar o aprendizado do usuário em sua operação e execução de suas tarefas.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.