O que ajuda a manter o foco e a concentração na hora dos estudos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Manter-se focado nos estudos é um dos itens mais importantes para quem quer passar em um concurso público. A concentração deve ser total e plena.  

Muitas pessoas que não conseguem manter o foco e a concentração, provavelmente enfrentarão problemas com os estudos. Mas isso pode ser remediado. Às vezes o modelo do estudo não é eficaz para você. Ou pode simplesmente estar em um lugar nada propício para estudar. 

Vários são os fatores importantes e a dicas que podemos dar para manter o foco e a concentração enquanto estuda para os concursos públicos 

Vamos a eles: 

  • O sono precisa ser de qualidade 

Uma noite mal dormida influencia negativamente para os estudos e os afazeres do dia seguinte. Durma bem e o tempo necessário para seu corpo e seu cérebro descansarem. Cada um deve determinar o que é bom para si, pois isso varia de pessoa para pessoa. 

A máquina chamada cérebro também necessita de descanso. E comprovadamente, há uma melhor absorção dos conhecimentos quando a máquina está descansada, ou seja, o seu rendimento será melhor. 

É um engano, até muito comum entre os concurseiros mais novos, pensar que estará ganhando tempo ao ficar sem dormir para estudar. A reação é completamente o contrário. 

  • Pratique atividades físicas regularmente 

Praticar atividades físicas regulares ajuda no relaxamento e alivia o estresse e a tensão. Mesmo que seja fora de academias. Pedale, nade ou faça caminhadas. Até passeios com o seu animal de estimação é válido para tirar aquela sobrecarga devida aos estudos. 

Há estudos que comprovaram a melhora do foco e o aumento da concentração em pessoas que realizavam pequenas atividades físicas diariamente. Não deixe de se exercitar. 

  • Controle a alimentação 

Uma dieta controlada e balanceada ajuda muito no funcionamento do cérebro. Alimentos tipo: quinoa, linhaça, salmão, morango, tomate, uvas e ovos, dentre outros, por possuir nutrientes como ômega 3, proteínas, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, são benéficas para a memória. 

A ingestão de lanches durante o período em que estiver estudando também ajuda a manter o foco, pois a fome causa distração, assim como a sedei. Por esse motivo, sempre tenha por perto algo para comer e beber. 

  • Viva o seu mundinho  

No momento de estudar é hora de desligar tudo, e de tudo: TV, celular, tablet, computador. O mundo virtual não é tão importante quanto o real. E o seu objetivo é real, não é?  

Esqueça redes sociais enquanto estiver estudando. Qualquer coisa que possa causar distração deve ser evitada. Avise parentes e amigos sobre a sua nova rotina e sobre os seus horários de estudos, e, o quão sagrado e importante isso é pra você. Peça para não ser incomodado. Se eles querem o seu bem, entenderão e respeitarão. 

A utilização de música durante os estudos pode até ajudar, mas isso varia de pessoa para pessoa. Se optar por ouvir, coloque uma música baixa, relaxante, que não dê sono, e de preferência numa língua que você não entenda, assim você não vai ficar com vontade de cantarolar. 

  • Atenção quanto ao local de estudo 

Como já falado em outras oportunidades, a escolha do lugar para realizar seus estudos é importantíssima. Não pode haver distrações e tem de ser confortável e agradável.  

Se estiver em um lugar assim, mais fácil fica manter a concentração. Um ambiente desorganizado e sujo, sem conforto só vai te deixar inquieto e totalmente desfocado. Em nada ajuda no aprendizado. 

  • Organize o seu material  

Apostilas, livros, lápis, caneta, borracha, marcadores de texto, caderno, Editais, conteúdos programáticos, calculadora, enfim, tudo o que precisa para estudar tem que estar na mesa.  

Nada de ficar levantando para pegar coisas, isso distraí e faz você perder tempo. Tenha sempre em mãos o cronograma de estudo também. 

  • Estudando com os amigos 

Se o seu parceiro estiver com o objetivo bem traçado e definido como o seu, vale a pena estudar juntos, caso contrário, um atrapalhará o outro.  

Ademais, a melhor maneira de se aprender algo, é ensinando outras pessoas. Vale a pena tentar. 

  • Alterne os horários até definir pelo melhor 

Estude em períodos diferentes. Verifique em qual período você rende mais e permanece mais tempo concentrado (isso para quem tem essa liberdade, lógico).  

Nesse período, concentre as matérias que considera como as mais difíceis e aquelas que possuem pontuação maior no concurso. 

  • Não perca a concentração 

Quando começar a demonstrar cansaço, e perceber que já não está compreendendo mais nada, tome um banho. Banhos relaxantes, os mais quentes, são bons para limpar a mente para novo aprendizado, enquanto os banhos mais frios, são revigorantes, deixam sua mente mais vigilante. 

  • Estudo ininterrupto não é garantia de sucesso 

Mesmo quando se tratar da mesma matéria e do mesmo conteúdo, o estudo ininterrupto não é indicado. A pausa é essencial para a assimilação da informação pelo cérebro. 

De 10 a 15 minutos a cada hora e meia por exemplo, é um bom número. 

  • Mude a ordem dos fatores 

Quando se cansa do padrão, primeiro estudar a teoria e depois fazer os exercícios, uma inversão pode ser positiva, desde que tenha uma noção prévia da matéria, evidente. 

Tente resolver primeiro os exercícios, depois os corrija consultando a teoria. Em alguns casos, a assimilação e a concentração se mostraram mais fortes. 

  • Como decorar melhor 

A escrita, comprovadamente, é mais eficiente no armazenamento das informações do que somente a leitura. Quando está escrevendo, a concentração é maior do que quando só está lendo.  

Mas não precisa copiar a apostila ou o livro todo. Faça resumos, destaque os principais tópicos. Dessa maneira, fica mais fácil você recordar do que se trata em um momento de revisão em pequenos intervalos. 

Fazer uso de marca textos em pontos importantes também é uma boa opção, assim como falar em voz alta aquilo que quer guardar na memória. Nesse caso, a própria voz se mostra mais eficiente. 

  • Crie uma rotina 

Se você conseguir estudar sempre nos mesmos horários o seu cérebro vai se acostumar e tende a render mais nesse momento. 

Assim como você sente mais fome se passar do seu horário habitual de almoçar ou jantar, porque já está acostumado, com os estudos funciona da mesma maneira. Você estará mandando uma mensagem para o cérebro que aquela hora é de concentração total e foco na aprendizagem. 

  • Visualize onde poderá chegar 

Estabeleça metas e objetivos para alcançar seu sonho. 

Ter ciência do que você ganhará ao ser aprovado em um concurso público, é um estimulante para se manter focado no propósito.  

Por isso escreva no seu material de estudo o que você pode perder se não se mantiver concentrado, totalmente focado e obstinado para atingir os objetivos. 

O que ajuda a manter o foco e a concentração na hora dos estudos?
5 (100%) 2 votes

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *