O que acontece se eu esquecer de passar algumas respostas para o gabarito?

Tempo de leitura: 5 minutos

Está cada vez mais claro que, atualmente nos encontramos em um cenário cheio de dúvidas e incertezas quando se trata da vida profissional dos brasileiros. Um dos caminhos escolhidos por aqueles que procuram uma estabilidade profissional e pessoal, é o de realizar um concurso público. Porém, um dos erros que costumas ser cometido durante o exame é o de esquecer de passar algumas respostas para o gabarito.

Mas, antes de entender quais são as consequências desse esquecimento, vamos falar sobre o concurso público. O que é, quando ele surgiu, como funciona um concurso público, quais são as etapas básicas, como se preparar e qual a importância de prestar muita atenção na hora de preencher o gabarito.

O que é concurso público?

O concurso público nada mais é do que um processo seletivo utilizado para avaliar se os candidatos possuem qualificação suficiente para exercer um cargo público.

Além disso, é por meio dos concursos públicos que há a tentativa de evitar que, por exemplo, políticos ocupem cargos devido a sua influência dentro da organização ou então de fornecer empregos públicos para conhecidos, amigos e familiares. Ou seja, é por meio do concurso público que cargos públicos são ocupados de forma democrática.

Quando surgiu?

Alguns registros mostram que, os primeiros concursos públicos vieram da China Antiga, maios ou menos por volta de 2.300 a.C. Na época, os oficiais militares realizavam novos testes físicos que determinavam se eles seriam promovidos ou dispensados.

Já as avaliações escritas, os registram mostram que elas começaram na época da Dinastia Han, por volta do ano de 165 a.C. Neste período, os servidores públicos eram escolhidos com base nos conhecimentos que possuíam sobre as Ideias de Confúcio.

Como funciona um concurso público?

No Brasil, os concursos públicos são normalmente realizados em duas etapas. Mas, antes da realização das provas, algumas etapas precisam levar a atenção dos candidatos. A primeira delas é a leitura do edital.

O edital é o documento responsável por informar todas as informações sobre o concurso de uma forma detalhada. É nele que o candidato encontra, por exemplo, o valor de pagamento para o candidato realizar a inscrição. Além disso, no edital também é informado as datas das provas, as matérias, as vagas e entre outras informações.

Algumas das disciplinas mais cobradas dentro de um concurso público são: Português, Matemática, Direito Constitucional e Administrativo, Informática, e quando se trata de temas específicos, podemos encontrar: Economia, Direito Civil, Processual, Penal e Tributário, Gestão Pública, e entre outras disciplinas que voltam mais para o cargo disponível. Essas informações também constam no edital.

Como se preparar?

A preparação para um concurso público exige muita dedicação e foco. Para começar é preciso ter pela certeza da área na qual quer atuar. Após ter absoluta certeza, é o momento de ficar atento a divulgação do edital e sua leitura.

Assim que estiver a par de todas as informações sobre o concurso e o cargo que pretende prestar, é o momento de criar o cronograma de estudos. Cada pessoa possui uma forma de estudar. Seja sozinho, em grupo com a ajuda de pessoas especializadas no assunto, a dica é escolher qual o melhor caminho para se preparar para as provas.

A partir do momento que o cronograma e a forma de estudo forem traçados, chegou o momento de colocar a mão na massa. Vale lembrar que, um dos erros que acabam sendo cometidos durante a prova, é na hora de preencher o gabarito.

Gabarito

Parece raro, porém não é. Esquecer de preencher informações e determinadas questões no gabarito é uma situação que acontece sim durante um exame, seja para concurso público ou vestibular. O nervosismo ou a pressa são alguns dos fatores que acabam ocasionando neste tipo de situação.

Por isso, é muito importante prestar a atenção nas instruções e na hora de passar as respostas para o gabarito, para que você não corra o risco de perder a vaga tão desejada porque não prestou a atenção e esqueceu de preencher alguma questão.

A primeira dica é que você leia as instruções. Há casos onde é exigido – ou não – que se preencha no gabarito todo o espaço da alternativa escolhida. Além disso, nas instruções consta qual a cor de caneta exigida também. Essas questões podem variar de concurso para concurso. Por isso, ler as instruções é essencial.

A segunda dica é, organize o seu tempo para só passar as respostas para o gabarito. Se focar no tempo para fazer o exame é a principal prioridade do candidato, porém é preciso ter um tempo para preencher o gabarito. Por exemplo, deixe pelo menos 30 minutos para passar as respostas. Assim, você não precisará correr para preencher, podendo correr o risco de esquecer ou marcar a resposta errada.

Em casos onde o candidato não possui muita certeza de qual é a questão, a dica é preencher todas as respostas que possui certeza, e depois voltar apara a questão que está faltando.

Para não se confundir, a terceira dica é indicar de alguma forma a questão que você irá preencher no momento. Com o dedo, por exemplo, indique a questão e a resposta. Pode até parecer bobo, mas essa dica pode ser decisiva no momento de preencher corretamente o gabarito.

A quarta dica – e uma das mais importantes – é não esquecer de preencher os seus dados no gabarito. Infelizmente, é comum também o candidato esquecer de colocar todos os dados exigidos na folha de resposta. Esse fator é um dos mais comuns que acabam levando a anulação da prova do candidato.

Com isso, podemos perceber que, ao preencher de uma forma incorreta o gabarito do concurso público, pode colocar em risco o tão desejado cargo.

Estar atento a todas as informações que devem ser preenchidas e, principalmente, ter atenção dobrada para não esquecer de preencher uma questão ou errar na hora de marcá-la no gabarito, são fatores que devem ser levados a sério ao prestar algum concurso público.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.