Nove coisas que podem te desclassificar no concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você pretende se preparar para prestar um concurso público, certifique-se de todas as informações sobre este concurso e saiba quais são as coisas que podem te desclassificar no concurso público que tanto almeja.

Para não ser pego por nenhuma surpresa, esteja atento a todas as informações dispostas no edital do concurso que irá prestar. No edital estão contidas todas as informações que você precisa saber para a prova, como a data limite da inscrição e o seu valor, se há isenção da taxa de inscrição, qual conteúdo será cobrado na prova, onde aconteceram as provas, quais os requisitos classificatórios, enfim, o edital é o seu primeiro contato com o cargo que pretende alcançar através desse concurso. Abaixo, selecionamos nove coisas que podem te desclassificar no concurso público, portanto prepare-se em para este tão esperado momento.

1# Não perca a hora

Em exames que envolvem muitos estados do Brasil é comum que os jornais noticiem casos de pessoas que foram barradas no portão do local onde aconteceriam os exames, simplesmente por terem dormido demais e perderam a hora do início da prova. Chegar atrasado é o imprevisto mais comum entre as coisas que podem te desclassificar no concurso público.

Casos como este não acontecem somente no Enem, exame que avalia o ensino médio no país e encaminha para o acesso às universidades. Caso o candidato que se preparou para o concurso público perca hora, ele também será impedido de entrar e fazer a prova.

2# Escolha com antecedência o percurso que irá fazer no dia da prova

Uma das coisas que podem te desclassificar no concurso público é ter problemas no trânsito e acabar chegado atrasado. Além de perder a hora por ter dormido demais e ser barrado na porta do local do exame, outros candidatos são barrados na prova por terem se atrasado por causa do trânsito. Portanto, para não entrar na lista das pessoas que nem conseguem fazer a prova, certifique-se dos meios para chagar até o local da prova, se é melhor ir de carro de passeio ou de transporte público, onde fica o local, se tem algum ponto de referência caso precise pedir alguma informação para chegar até lá.

3# Durma bem na noite anterior

O tão esperado dia da prova do concurso público pode ser um dia decisivo na sua vida, pois ele pode estar abrindo caminho para novas oportunidades na sua vida profissional, então, entenda esse momento com muita seriedade. Você precisa estar preparado e ter estudado, mas também precisa estar relaxado para que possa manter a calma na hora do exame. Portanto, no dia anterior, descanse bastante, alimente-se corretamente e vá dormir cedo para que no dia seguinte você esteja disposto. Muitas coisas que podem te desclassificar no concurso público, o cansaço não irá de desclassificar diretamente, mas poderá prejudicar seu rendimento durante o exame.

4# Vista-se corretamente para o concurso público

O dia da prova para o concurso público não é dia de ir ao parque passear, portanto, esteja atento à roupa que irá escolher para esse dia e evite ser chamado a atenção e até ser impedido de fazer a prova. Essa é mais uma das coisas que podem te desclassificar no concurso público, confira no edital se há exigências quanto às roupas, se algo não é permitido.

5# Comece a estudar desde já

Fazer uma prova para tentar uma vaga em um setor público ainda é o sonho de muitas pessoas, até aí tudo bem, mas não adianta nada escolher o concurso, pagar a inscrição e ir tentar a sorte no dia da prova. Imagine só a quantidade de pessoas que se inscreveram e se esforçaram para conseguir passar no exame?! Se você quer mesmo ser o melhor entre essas pessoas, se esforce para dar o seu melhor. Estude bastante! Reveja provas de concursos anteriores, confira no edital quais matérias serão cobradas e dê o seu melhor para que na saída da prova você possa ter a sensação de que realmente se esforçou e é merecedor daquela vaga.

6# Leve a caneta certa para a prova

Uma das coisas que podem te desclassificar no concurso público é chegar no dia da prova com a caneta errada. E não adianta reclamar; se estiver no edital do concurso que a caneta certa é a de cor preta, de nada vai adiantar tentar fazer o exame com uma caneta azul. As provas são corrigidas por meio eletrônica e, se o candidato fizer a prova com caneta de coloração diferente, esta não será reconhecida. Outra dica é levar mais de uma caneta, pois algum incidente pode acontecer e a caneta pode soltar tinta ou falhar, mas, aí não será um problema pois você terá outra para dar sequência na prova.

7# Não tente entrar com aparelhos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos não são permitidos em concursos públicos e são uma das coisas que podem te desclassificar no concurso público, em alguns casos, não é permitido nem entrar com relógio de pulso para fazer a prova. Quanto ao celular, caso você não possa deixa-lo em casa, provavelmente, você receberá uma sacolinha onde poderá guarda-lo em segurança e fazer sua prova sem preocupações.

8# Saiba qual o método de correção da prova

Algumas bancas de correção de prova de concursos têm modos de correção específicos e essas coisas que podem te desclassificar no concurso público. Por exemplo, a Cespe (uma das bancas organizadoras) faz a correção de suas provas da seguinte forma: para cada erro do candidato, uma questão correta é invalidada.

Assim, se a dúvida for muita, é melhor o candidato deixar a questão em branco do que arriscar e chutar uma alternativa. Pois, se ele errar, acabará tendo uma questão certa invalidada. Essa informação sobre a banca e modo de correção também estará bem especificada no edital.

9# Preencha o cartão resposta com cuidado

Preste muita atenção na hora de preencher seu cartão resposta. Se você errar uma marcação por falta de atenção, acabará por enganar-se com a marcação das questões seguintes. Então, preste muita atenção para não se prejudicar logo na fase final da prova.

As dicas citadas são as principais coisas que podem te desclassificar no concurso público. Passado o dia do exame, confira qual será a data para a divulgação do resultado da prova e boa sorte.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.