Noções de contabilidade para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Todos sonham em ter uma estabilidade com seu emprego. É por isso que muitas pessoas encontram nos concursos públicos a oportunidade de conseguir uma oportunidade de trabalho com um bom salário, e sem correr o risco de demissões.

Na área da contabilidade, existem muitos processos seletivos para cargos no setor público. Anualmente, editais de concursos são publicados em todo o Brasil, como forma de contratar novos profissionais para este setor. Os valores podem variar de acordo com cada seleção, mas a média salarial para contadores no setor público gira em torno de R$ 3.000,00.

Mas para isso, é preciso ter um bom conhecimento sobre o que cai na prova em um concurso público para profissionais em contabilidade. Se você está para realizar um exame nesta área, é preciso ficar atento a algumas dicas, sob forma de que sua preparação seja melhor, e assim, suas chances de ser aprovado e conseguir a tão sonhada vaga vão aumentar.

Identificando os concursos para contabilistas

Existem muitas formas de achar um concurso público para esta área. Uma dica é ficar atento a sites de organizações próximas da sua cidade, expandindo um pouco a sua busca por regiões não muito distantes. Também dá para encontrar os editais por meio de sites e páginas de empresas especializadas na prestação de concursos públicos.

Em último caso, mas não menos importante, você pode saber sobre um exame até mesmo por meio de outras pessoas.

Para isso, basta ter uma rede de contatos forte, e contar para os seus amigos que pretende fazer algum teste avaliativo. Até mesmo em uma conversa informal, você poderá descobrir que tem um processo em andamento, e há poucos quilômetros de onde está.

Como estudar para estas provas?

O primeiro passo é dedicar um tempo diário para realizar seus estudos. Pode ser por uma hora ou duas, mas criar uma rotina em todos os dias vai colaborar para que na hora da prova, seu rendimento seja melhor. Com isso, suas chances de aprovação podem aumentar.

Durante os estudos, é importante fazer muitas anotações. Esta técnica é fundamental para que aumente a sua capacidade de memorização de todo o conteúdo.

Anote tudo o que puder, principalmente termos que podem ser citados na prova, e seus significados. Os princípios da congruência, do reconhecimento da receita e da contabilidade costumam cair em quase todos os exames. Logo, escrever sobre estes pontos poderá melhorar seu raciocínio lógico.

Resolva vários exercícios. Em muitos editais, ou até mesmo pesquisando pela internet, você pode encontrar provas antigas para o cargo de contabilista. Usando estes exames, dá para realizar as questões presentes neles, e com isso, melhorar suas técnicas de aprendizagem.

Muitos conteúdos são muito complexos, portanto, quanto mais você praticar, maiores suas chances de que seu resultado seja mais favorável. Existem também livros que trazem alguns exercícios, o que facilita também, porque caso você erre algum deles, é possível verificar onde foi diagnosticado o erro.

Procure livros que sirvam como base para o conteúdo da prova. Existem muitos livros na área da contabilidade, que trazem um conteúdo teórico e prático de diversos temas.

Um exame contábil é constituído de muitos cálculos, como em um teste da matemática, com a diferença de que na contabilidade existem alguns termos específicos, e que precisam ser compreendidos, para não haver complicações durante a prova.

Leia todos os livros que abordam conteúdos presentes no edital, e principalmente, os capítulos com mais chances de terem questões abordadas na prova.

Dê uma olhada nas matérias anteriores para a realização destes exames. Isso evita que você se esqueça do conteúdo aplicado no começo do curso de contabilidade. Em uma prova, são muitos os assuntos presentes, portanto, é necessário ter um pouco de noção sobre tudo – mesmo que não consiga se dedicar perfeitamente bem em todos os assuntos.

Você precisa estar muito bem memorizado com conteúdos básicos, como realizar operações básicas, fazer registros contábeis manuais e fazer o saldo de contas T.

É muito difícil de que uma pessoa domine por completo todos os conteúdos às vésperas de um concurso público. Por isso, é necessário avaliar como está o seu rendimento em cada matéria, e ver qual tema você tem uma maior dificuldade.

Com isso, busque a consulta com professores e outros colegas, sobre como tentar resolver melhor o que não consegue, e encontrar soluções para estes problemas.

Procure estar ciente de como é a aplicação do teste. Verifique se há provas antigas do concurso que você prestará, e vá estudando também por estes exames. É claro que o que cair na prova do ano anterior não vai se repetir com todas as questões na edição seguinte, mas isso vai lhe ajudar a ter uma noção maior do que vai cair no grande exame.

Procure relaxar nos dias que antecedem a prova. Uma grande preparação em um concurso público não significa que precisa ser feita com uma carga horária excessiva de estudos. Conciliar com atividades recreativas e de lazer ajudam também no relaxamento físico e psicológico de cada candidato.

Na medida em que se aproximar o teste, comece a reduzir mais o tempo de verificar o conteúdo do exame – até porque você já vai ter estudado bastante nos meses    que antecedem.

Faça exercícios físicos, vá ao cinema, procure distrações, como encontros com os amigos ou com seu cônjuge. Isso não vai atrapalhar nos estudos para a prova, e sim, vai colaborar pra que você esteja plenamente relaxado na hora do concurso público.

Com estes passos, é possível fazer uma grande prova

O período de preparação para um concurso público na área da contabilidade pode ser grande, mas com muitos esforços, e estudando de maneira adequada diariamente, as chances de ser aprovado acabam sendo maiores.

Por isso, faça uma preparação adequada. Mantenha uma alimentação saudável, não abandone o lazer, mas tenha responsabilidades para fazer os estudos quando for a hora para isso.

Desta forma, é possível que você vá muito bem em um concurso público. E caso não seja aprovado logo na primeira chance, este teste servirá como experiência para você, que estará mais preparado para provas futuras.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.