Nível de inglês que preciso ter para ser aprovado no concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando você está prestes a prestar um concurso público, é importante saber tudo aquilo que será necessário para que seja aprovado para tal vaga. Nem sempre as pessoas têm essa preocupação e acabam caindo em detalhes que não precisavam ser estudados. O importante é ver as especificações que o concurso público que você está prestando requer.

Além dos conteúdos mais direcionados para a área, uma dúvida recorrente é o grau de inglês que cada prova requer. Nem sempre, quer dizer, na maioria das vezes, não é muito claro no edital o nível exigido para poder responder a prova. Daí, vem a preocupação de saber se o que você sabe desse idioma é o bastante para poder responder toda a prova.

Mas quando você está se inscrevendo em um concurso, a ideia é que já saiba o mínimo da vaga que irá ocupar. Dessa forma, você sabe o quanto será exigido de cada matéria, cada área, tanto na hora do teste mesmo, como no momento que se ocupar a vaga, se isso for possível com a sua aprovação nesse teste. Cabe, então, ao candidato o conhecimento básico prévio sobre o que é exigido.

Não perca tempo

É preciso saber o básico de inglês para poder fazer uma prova de concurso. A maioria exige o idioma, dessa forma, tenha noção do que é básico. Mas como saber isso? Lendo outras provas. Elas te darão base para poder ter uma ideia do que cai ou não na hora que você está prestando um concurso. É essencial que saiba não se prender a tudo que caiu no passado.

Mas ter um guia, ter uma noção do que estudar é muito bom. Fato esse é que esse norte pode ser o grande diferencial para aqueles que não têm muitas instruções do idioma.

O inglês não é segunda língua no país, por isso, mesmo que seja ensinado nas escolas, não tem a mesma importância que outras matérias. Em muitos casos, ele só cumpre tabela, o que é péssimo para o futuro daqueles que não têm a possibilidade de fazer um curso.

Foque então no básico que você concluiu analisando as outras provas, fazendo alguns cursos ou com a própria vivência na área. Se existe alguma linguagem mais técnica, algumas palavras que costumam ser usadas, esses pontos precisam ser estudados. Podem fazer a diferença na hora da prova.

Interpretação de texto

A maioria das provas reservam textos para serem analisados na parte do inglês. As perguntas são mais interpretativas, dessa forma, é importante ter uma consciência total sobre as palavras que costumam ser usadas em textos que se apresentam em sua área de atuação. Além disso, saber o básico de tempos verbais e palavras que podem confundir, os famosos falsos cognatos.

A interpretação de texto pode ser algo positivo para as pessoas que não tem um conhecimento a fundo do idioma. Isso porque não é necessário saber todas as palavras para entender o que o texto está tratando. Há a possibilidade de trabalhar com algumas estimativas, algumas suposições do texto, sem influir no conteúdo geral dele.

As produções que envolvem a interpretação não costumam ser tão específicas, dados alguns casos. Assim, as pessoas não têm a necessidade de se preocupar com cada detalhe que o texto pontuou. Mas, lógico, que a tradução básica do texto precisa ser feita. Sem saber, ao menos, do tema, fica impossível prosseguir na prova com sucesso.

O grande vilão

Para quem não conhece um idioma, é natural que busque na semelhança a tradução correta. Mas, infelizmente, nem sempre as palavras que se parecem possuem o mesmo significado. Em alguns casos, existe o falso cognato. Esse é um vilão comum de quem não sabe falar inglês ou então não tem conhecimento total do idioma,

Por isso, apostar no estudo prévio de palavras que são falsos cognatos é interessante. Algumas são bem comuns e podem fazer um grande estrago na hora de interpretar algum texto. Daí, todo cuidado é pouco. Não basta saber as palavras que não são possuem o significado parecido. É bem importante trabalhar com as palavras que realmente parecem o que são mesmo.

Os cognatos originais podem ajudar as pessoas a guiarem a tradução do texto. Podem funcionar como palavras chaves, o que se torna muito mais produtivo na prova. Elas acabam dizendo muito sobre o tema e também sobre como o texto está sendo conduzido. Vale usá-las como bons utensílios para a tradução. E, consequentemente, para a interpretação do texto também.

Palavras conhecidas

Se você já está inserido na área que está prestando o concurso, as chances de você estar por dentro das palavras mais comuns do tema são grandes. Aproveite bem isso para a hora do prova. O que estamos querendo dizer é que algumas palavras em inglês já são mais conhecidas e são usadas da mesma forma escrita e falada que em seu idioma original, mas aqui no Brasil.

Então, se você reconhecer algumas dessas palavras, com certeza, irá conseguir ter mais facilidade para poder desenvolver o resto da sua tradução e interpretação. Isso quer dizer que quando você sabe algumas palavras que estão no texto por serem usadas da mesma maneira aqui no país, fica mais fácil entender o que o texto está tentando transmitir.

E, em uma prova, isso conta muito. Além de trabalhar melhor com a dinâmica da prova, porque há um reconhecimento prévio daquilo que o texto está tentando passar, há também uma maior facilidade de escrever e desenvolver as perguntas que a prova está propondo em relação àquele texto específico. É tudo uma questão de colocar mais facilidade na resolução de todas as questões.

Dessa forma, aliar as palavras que já são mais conhecidas com as palavras que você sabe a tradução exata, já faz com que você consiga entender melhor o texto, mesmo não tendo uma tradução inteira e fiel ao texto. O contexto, muitas vezes, já é capaz de trabalhar bem para aqueles que precisam responder questões de interpretação em uma prova de concurso.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.