Não recebi cartão de convocação e nenhuma informação sobre o local e data da prova, o que devo fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Por muito tempo você ficou fazendo pesquisas e esperando o lançamento dos editais dos processos seletivos que você pretendia prestar para concorrer à uma vaga de concurso público. Estratégias foram montadas e seguidas, porém mesmo após ser feita a inscrição no processo seletivo você ainda não recebeu o seu cartão de convocação.

Esse problema chega a ser algo corriqueiro na vida de um candidato à concurso público, os famosos concurseiros. Porém isso não diminui a importância do cartão de convocação, tornando um processo que já é estressante, ainda mais estressante ao lançar essa dúvida nos ombros do candidato desavisado.

Por isso é necessário que você mantenha a calma, pois esse novo motivo de estresse pode afetar o seu desempenho no estudo e até mesmo no seu desempenho durante a prova. Por isso, por mais que o cartão de convocação seja importante existem outras formas de resolver esse problema e manter-se focado no que realmente importa.

O que é o cartão de convocação?

O cartão de convocação é uma espécie de carta, e-mail ou mensagem que contém todos os dados que serão necessários para saber aonde será realizada a avaliação do processo seletivo do concurso público.

É com cartão de convocação que o candidato terá as informações necessárias, como o endereço do local de prova, confirmação de inscrição e até mesmo os próprios dados do candidato. O não recebimento desse cartão pode indicar alguns problemas na inscrição do candidato ou até mesmo na organização o órgão responsável pelo concurso público.

Por isso o cartão de convocação tem uma importância vital para o candidato. Mas ainda assim, é recomendável que o candidato mantenha a calma para solucionar esse problema. Apesar de sua importância existem meios para garantir um novo envio do cartão de convocação ou até mesmo em como localizar o seu local de prova

Mas eu não recebi o cartão de convocação!

Ainda assim, mesmo não tendo recebido o seu cartão, você como candidato ainda conseguirá prestar para o processo seletivo do concurso público sem problemas. Mas antes é importante que seja feito algumas checagens, para assegurar que esse foi um erro de terceiros e não da organização do concurso, ou pior ainda, um erro seu.

Como levantado a hipótese, o não recebimento do cartão de convocação pode indicar uma série de problemas, ou até mesmo só um, para o candidato. Mas ainda existem meios simples de identifica-los e corrigi-los com facilidade e rapidez. Diminuindo o estresse e podendo focar, novamente, nos estudos para o concurso público.

Contra medidas

Com isso em mente, onde se é necessário fazer contra medidas para esse problema não ocorrer, é necessário que o candidato faça alguns questionamentos e averiguações. Para se assegurar que tudo esta marcado corretamente e que o candidato receberá o cartão de convocação.

Um dos maiores fatores que fazem com que o cartão não seja enviado ao candidato, são erros nos dados cadastrais no processo seletivo para o concurso público.

É muito importante que o candidato tenha plena certeza que os seus dados estão corretos, antes de finalizar a inscrição. Qualquer alteração ou erro, como por exemplo, no endereço do candidato pode fazer com que o cartão seja enviado para alguma outra pessoa. Isso acaba fazendo com que você possa até mesmo não ser capaz de realizar o processo seletivo.

Por isso, é recomendável que o candidato faça uma checagem na sua ficha cadastral, para assegurar que todos os dados estão corretos e que ele não irá perder a convocação do processo por um erro dele. Apesar de parecerem bobos, eles são responsáveis por várias faltas no dia da prova com outros candidatos.

Ainda na questão dos dados cadastrais, caso o candidato se mude para outro endereço, é importante atualizar os seus dados cadastrais o quanto antes, para que assim aja tempo hábil para o cartão ser encaminhado para o endereço correto.

É importante que os endereços eletrônicos, como os números de telefones, celulares e e-mail estejam corretos na sua ficha cadastral. Principalmente o endereço de e-mail.

Com a internet, ficou mais fácil acompanhar o seu cadastro em processos seletivos de concurso público. Por isso o endereço de e-mail precisa estar correto, pois ele pode atuar como outro meio de receber o cartão de convocação e qualquer outra alteração que venha ocorrer relacionada ao concurso.

Averiguar se foi pago a taxa de inscrição do processo seletivo é fundamental para assegurar o envio do cartão, já que o pagamento da mesma é uma confirmação para a organização do concurso que você participará dele e que deve receber o cartão de convocação junto à qualquer outro tipo de informação relacionada ao processo seletivo.

Outro problema que pode ocorrer com relação à entrega, é um extravio ou falhar no sistema de correios da sua cidade. O que é algo muito comum de ocorrer, mas que não é necessário se estressar, pois ainda se pode pedir uma segunda via do cartão, ou mesmo ter ele via e-mail.

Outras saídas

Se mesmo assim, com todas essas checagens você ainda teve problemas com o envio do cartão, algumas dicas podem ser fundamentais para que você possa realizar o processo seletivo para esse concurso público.

A primeira dica é participar de grupos em redes sociais voltados para concursos públicos. Neles você pode conseguir as informações que precisa para esses eventuais problemas e como soluciona-los.

Uma das vantagens desses grupos é a capacidade de poder conhecer outras estratégias de estudo e até mesmo outros simulados para melhorar o seu desempenho na hora da prova.

Caso ainda consiga o endereço da realização da prova, um comprovante que você se inscreveu no concurso pode funcionar como o cartão de convocação e garantir a sua chance de realizar o processo seletivo desse concurso público.

E como último recurso, você ainda pode entrar em contato com a organização do concurso público a partir dos dados oferecidos no edital do mesmo. Assim você pode solucionar o seu problema mais rapidamente e aliviar de todo o estresse.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.