Não perca o foco! Saiba como manter motivação para concurso

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser aprovado em um concurso público não é apenas uma questão de dominar todos os conteúdos programáticos previstos no edital. Alguns candidatos estudam para certames cuja prova irá ocorrer somente daqui a longos meses e, muitas vezes, o desânimo faz com que o estudante perca o gás e passe a se preparar para a prova com menos afinco. Assim, percebe-se que ter uma adequada motivação para concurso pode fazer toda a diferença.

Pensando nesse assunto, selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a manter o foco e os mais altos níveis de motivação. Então, prepare-se, pois hoje você vai descobrir formas simples e práticas de manter-se motivado enquanto você se prepara para a sua prova. E isso, certamente, irá colocá-lo mais próximo de sua aprovação. Confira.

Conheça seus objetivos (e lembre-se deles!)

Uma das maneiras mais eficazes de estudar para um concurso público e conseguir ser aprovado é iniciar sua preparação com bastante antecedência. Quanto mais tempo disponível para os estudos você tiver, com mais tranquilidade poderá se preparar, e mais oportunidades terá para esgotar todos os assuntos previstos no edital.

Entretanto, algumas pessoas têm extrema dificuldade em manter seus níveis de motivação em alta. Nesse contexto, ter muita clareza quanto aos seus objetivos e lembrar-se deles constantemente pode ser uma estratégia eficaz para que você não se sinta desmotivado com o passar do tempo.

Para alguns concursos, é necessário começar a estudar com muitos meses de antecedência e, no meio da jornada, pode ser que você comece a se questionar quanto à finalidade e ao propósito de tanto esforço.

Assim, lembrar-se de suas metas pode ser um recurso capaz de estimulá-lo diariamente a dar o seu melhor em busca da tão desejada aprovação.

Mantenha o foco

Não é porque você deseja estudar e ser aprovado em um concurso público que o mundo irá parar e colaborar com seus planos. Não é nada pessoal, mas, ao seu redor, constantemente haverá inúmeras distrações, que podem fazer com que você sinta vontade de diminuir o ritmo dos estudos para dedicar-se a algo mais divertido ou momentaneamente mais interessante.

Mas não perca o foco: os esforços que você fizer agora farão total diferença no futuro e podem resultar em sua aprovação.

Exercite sua capacidade de enxergar a longo prazo e você terá mais facilidade em perceber que vale a pena, agora, abrir mão de certos prazeres passageiros para investir em seu sonhos. Aí, mais tarde, quando seu nome estiver na lista de aprovados, você terá todo o tempo do mundo para fazer tudo aquilo que quiser.

Não se preocupe tanto com a concorrência

Sejamos francos: você jamais irá disputar um concurso público sozinho. Seja qual for o concurso que você pretende prestar, haverá concorrência e, dentre os outros candidatos, haverá pessoas muito bem preparadas.

Contudo, não deixe tal fato desmotivá-lo. As vagas públicas precisam ser preenchidas, certo? E por qual motivo não poderia você ser o aprovado?

Não se preocupe demais com a concorrência e faça a sua parte. Estude, faça o melhor que puder e não enxergue os demais concurseiros como inimigos ou como pessoas que querem destruir seus planos, mas sim como seres humanos que também estão atrás dos próprios sonhos.

Reflita sobre seu progresso

Todo concurseiro tem muito o que estudar. Mas não deixe que o volume de matérias o assuste.

Periodicamente, procure fazer um levantamento a respeito de seus progressos, pois assim você fortalece sua autoconfiança. Reflita sobre as matérias que você já aprendeu e os assuntos que você já domina, pois isso pode lhe dar a força necessária para seguir em frente. Essa é uma das dicas mais valiosas quando se fala em motivação para concurso.

Praticar os tópicos que você já estudou a partir da resolução de questões de concursos anteriores é uma boa maneira de verificar as áreas que você já domina e turbinar a confiança em si próprio.

Inspire-se em casos de sucesso

Quando estiver com os níveis de motivação e de foco em baixa, procure inspirar-se em casos de concurseiros que tiveram sucesso em suas trajetórias. Há inúmeras histórias de pessoas que tiveram vidas difíceis, mas superaram todos os obstáculos e fizeram várias tentativas até conquistarem a aprovação.

Utilize essas pessoas como seus modelos para não esmorecer. Você deve lutar por seu objetivo até alcançá-lo, ainda que as primeiras tentativas sejam infrutíferas.

Seja gentil com você

Você precisa ser uma pessoa focada e determinada para lutar por seus objetivos. Entretanto, uma dica importante: seja gentil com você.

Seja compreensivo com suas próprias limitações e entenda que você não é uma máquina programada para estudar. O corpo humano tem uma série de necessidades que precisam ser plenamente atendidas para que possa funcionar em toda sua potência.

Dessa forma, dormir por uma quantidade suficiente de horas todas as noites, fazer exercícios com certa regularidade, beber bastante água, manter uma alimentação equilibrada e que forneça a você os nutrientes de que necessita são exemplos de atitudes fundamentais para manter seu bem-estar e saúde.

Ser gentil com você significa respeitar a si mesmo e ser paciente com seus erros e limites. É evidente que é essencial tentar se superar diariamente, tanto para ser aprovado no concurso público quanto para melhorar seu desenvolvimento pessoal.  Mas não se esqueça: se você está fazendo o seu melhor, não se cobre demais e nem seja tão autocrítico, a menos que queira sentir-se desmotivado muito em breve.

Descobrir modos de aumentar sua motivação para concurso, como você percebeu, é imprescindível caso você queira iniciar e manter uma jornada de estudos produtiva e regular. Dependendo do concurso que você deseja prestar, haverá um árduo caminho pela frente, e você precisará de muita garra e perseverança para lutar por seus sonhos e manter-se motivado e cheio de disciplina.

Mas, independentemente do tamanho do esforço necessário, se ingressar na área pública é seu grande objetivo, vá em frente e não desanime. Lá na frente, você irá perceber que a recompensa valeu a pena.

Gostou do texto de hoje? Então compartilhe-o nas redes sociais e permita que outras pessoas tenham acesso a conteúdo de qualidade!

Não perca o foco! Saiba como manter motivação para concurso
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.