Não fui aprovado, quantas vezes posso prestar o mesmo concurso?

Tempo de leitura: 5 minutos

O concurso público, em muitos casos, pode representar um sonho. Se não você passa na primeira chance, já começa a se questionar: quantas vezes posso prestar o mesmo concurso? É muito frustrante dedicar meses, horas na frente dos livros, madrugadas em claro e ainda não conseguir atingir o seu objetivo, não é mesmo?

Mas calma, que nem tudo está perdido. Se você tem um objetivo, precisa ser persistente e ir em busca dele, não é isso que nós sempre ouvimos? Pois bem, quando estamos falando de concursos, é a mesma coisa.

Não passei, é hora de desistir?

É sempre frustrante não passar em um concurso público, além de você ficar se perguntando quantas vezes posso prestar o mesmo concurso, você ainda vai ficar achando que não tem capacidade para isso.

Mantenha a calma e fique tranquilo. Não existe nenhum tipo de proibição para que você não possa se inscrever novamente para realizar um concurso. Se você não conseguiu passar, é a hora de reavaliar o que você fez de errado e tentar melhorar, e assim se sair melhor na próxima oportunidade.

Cada vez que você tentar é uma nova oportunidade de estar preparado

Quem se pergunta quantas vezes posso prestar o mesmo concurso, deve saber que ainda não está preparado, por estar pensando dessa maneira. Mas calma, se você pensa assim, aproveite para fazer a prova como uma espécie de teste.

Isso mesmo, se você não se sente preparado, faça essa prova como um teste para que você conheça melhor o certame. Agora que você já sabe que não há limite para que você participe dos concursos, pode aproveitar para se preparar melhor.

Fazer as provas é uma boa maneira para treinar

Se você tem menos de 18 anos, mas já sabe que quer fazer a sua carreira no serviço público, saiba que você pode sim fazer a prova mesmo sem chances de assumir o cargo. É uma maneira de vivenciar a pressão, o sentimento, para que você se prepare para quando estiver valendo. Só vai ser problema se você passar e não poder assumir o cargo.

O mesmo vale para quem está se formando, se existe um concurso na sua área de formação, não precisa se preocupar em quantas vezes posso prestar o mesmo concurso, faça o teste e se prepare para fazer a prova quando você puder assumir o cargo.

Concurso com idade limite

Alguns concursos, em sua maioria os que envolvem aptidão física, podem representar um limite para você. Isso porque eles têm um limite de idade, então você precisa ficar ligado qual é a idade que limite para você participar.

Se você não atingiu essa idade, não vai ter problemas em fazer quantas vezes você quiser. É seguir tentando até que você consiga a tão sonhada vaga.

Posso fazer duas provas do mesmo concurso?

Essa é uma boa alternativa para você que quer entrar no serviço público e se identifica com algumas áreas específicas. Do mesmo modo que não há proibição e fazer a mesma prova sempre que ela estiver disponível, você também não tem nenhuma restrição quanto a isso.

Mas é claro que você só vai poder se inscrever em duas provas do mesmo concurso se elas forem realizadas em períodos distintos. Se você se inscreve para dois cargos diferentes no mesmo período, a última inscrição que será considerada.

Faça simulados das provas anteriores

Para você que está decidido em que concurso você quer passar e não vai nem tentar fazer outra coisa, pode, antes de tentar efetivamente fazer a prova, aproveitar as versões anteriores das avaliações para treinar.

Se é um concurso sazonal, é melhor aproveitar essas provas anteriores do que fazer o próprio concurso, pois você não vai gastar com a taxa de inscrição sabendo que ainda não está preparado para realizar o exame.

Se prepare para passar de primeira

Mesmo sabendo que existe a possibilidade de realizar a prova novamente, é óbvio que você quer começar logo a sua carreira. O melhor a fazer é se prepara muito bem para esse momento. Dedicação é o segredo, quem é concurseiro sabe que isso é fundamental.

Vale muito a pena você focar no seu objetivo, mesmo que isso lhe custe alguns sacrifícios durante algum tempo. Estudar mais, dormir menos, sair menos, são coisas que vão precisar acontecer para que você consiga o seu maior objetivo, não tem atalho, o segredo é trabalhar.

Como lidar com a frustração de não ter passado de primeira?

O concurseiro sabe qual é a sensação de estudar, dedicar horas a fio para que você possa estar preparado para a tão sonhada chance de iniciar uma carreira em um cargo público e falhar. É como se nada mais fizesse sentido, você não consegue pensar em nada positivo nesse momento, apenas que não é capaz.

Entretanto, o mais importante nessas horas e manter a calma, analisar friamente a sua prova, ver quais os pontos que você precisa melhorar, e aprimorar essas falhas, para que você possa tentar novamente.

Faça outras provas

Mesmo tendo em vista um cargo específico, não deixe de fazer outros concursos para que você possa colocar você na situação de pressão que a prova representa. Muitas vezes você está preparado, com todo o conteúdo na cabeça, porém fica nervoso para colocar isso no papel.

Fazendo outras provas de concurso, você vai ser capaz de preparar o seu psicológico, aprendendo a suportar a pressão que esse momento proporciona, e assim estará mais preparado para quando você for fazer a prova do cargo que você almeja.

É a persistência que traz a perfeição

Sabendo que não há problemas em realizar as provas de concursos mais de uma vez, aproveite para tirar esse peso das suas costas. Imagina só se aquela fosse a sua única chance, seria uma responsabilidade enorme para carregar.

O melhor a fazer é ir para a prova tranquilo, sabendo que você precisa fazer o seu melhor, mas que se não der certo, não é o fim de tudo, sempre haverá uma nova chance de recomeçar. Boa sorte e, mesmo com tropeços, continue indo!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.