Não fique perdido! Saiba como criar plano de estudo para concurso

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Você já fez o plano de estudos para o seu concurso? Caso você queira se destacar e ter um bom desempenho na hora da prova, conhecer algumas estratégias de planejamento para os seus estudos é primordial. Dessa forma, você entrará com o pé direito nos melhores cargos públicos do país.

Hoje, selecionamos 9 dicas para que você descubra como criar um plano de estudo para concurso sem dificuldades. Confira!

Faça um levantamento dos conteúdos que cairão na prova

Com o edital do seu concurso em mãos, analise o conteúdo programático e faça um levantamento de tudo aquilo que precisa ser estudado até o dia da prova.

É a partir daí que você poderá definir, com mais tranquilidade, a melhor forma de administrar o seu tempo, contemplando todas as matérias, evitando que você precise estudar algum conteúdo de última hora.

Além disso, estar consciente daquilo que cairá em sua prova facilitará tanto no levantamento minucioso dos seus pontos fortes e fracos, quanto na escolha dos materiais didáticos.

Selecione os materiais adequados

Videoaulas, podcasts, apostilas, blogs e os famosos resumões são alguns dos materiais disponíveis em lojas ou em sites especializados, dos quais você poderá valer-se para contemplar os seus estudos.

Insira-os em sua rotina como ferramentas de apoio à sua aprendizagem e perceba como seu desempenho estudantil irá melhorar, de acordo com sua adaptação aos materiais escolhidos.

Desenvolva um cronograma

Com os conteúdos e ferramentas em mãos para estudar, a próxima dica para que o seu plano de estudos seja eficaz é o desenvolvimento de um cronograma.

É por meio de um cronograma que você poderá gerenciar todas as horas do seu dia, ao longo das semanas, até a data da prova. É importante definir os conteúdos que serão a sua prioridade, quais matérias precisarão ser revistas, quais são as melhores horas do dia para se dedicar aos estudos e conseguir fazer tudo isso sem prejuízos à sua saúde física e mental.

Experimente montar um quadro com todas as horas do dia e aponte lá as atividades a serem desenvolvidas, buscando seguir com rigor essas metas para que até a data da prova você alcance o seu objetivo.

Diversifique as suas formas de estudar

Para que a sua rotina de estudos torne-se mais atrativa e menos massante a longo prazo, uma dica é apostar em materiais de estudo diversificados.

Procure estudar língua portuguesa, por exemplo, por meio de livros e videoaulas, fazendo com que esse conteúdo seja visto de diferentes formas e consequentemente modificando a sua aprendizagem.

Além disso, busque estudar sozinho, em grupo, peça para alguém fazer perguntas a respeito de algum conteúdo para você ou tente ensinar a alguém algum tópico que tenha acabado de estudar.

Trabalhando de diferentes formas com a sua aprendizagem, você evita o cansaço mental ao estudar e torna esse momento mais produtivo.

Monte um grupo de estudos

Um grupo de estudos pode ser uma excelente ferramenta para exercitar os seus conhecimentos, levantar as suas dificuldades e pontos fortes, compartilhar as suas dúvidas e aprender.

Além disso, estudar com outras pessoas pode ser uma boa forma de quebrar o gelo e a tensão que a preparação para um concurso pode gerar, já que a troca de ideias e experiências pode tranquilizar quem está apreensivo ou com medo da prova.

Conheça os seus pontos fortes e fracos

Após realizar um levantamento dos conteúdos que cairão em sua prova, você conseguirá definir também quais são os seus pontos fortes e fracos devendo, assim, buscar formas de sanar as suas dificuldades.

Uma dica é escolher as horas do dia em que o seu cérebro esteja mais ativo e descansado para realizar o estudo das matérias nas quais você tem maiores dificuldades. Nesses horários, compreender melhor esses conteúdos poderá ser mais fácil para você.

Outra boa estratégia é ter clareza sobre as matérias nas quais você tem maior dificuldade, para assim dedicar uma carga extra de esforço a elas.

Por fim, conhecer aquilo que funciona bem para você na hora de estudar é fundamental. Tem gente que, por exemplo, se dá bem anotando tópicos estudados, outras pessoas preferem grifar partes importantes, bem como há aqueles que se sentem preparados lendo repetidas vezes os conteúdos. Perceba o que funciona com você e tire proveito disso.

Resolva exercícios incansavelmente

Se você ficar restrito à leitura dos conteúdos, muito provavelmente, poderá ser pego de surpresa na hora da prova.

Cada banca examinadora tem o seu próprio estilo e métodos de avaliação do candidato. E, por isso, realizar inúmeras questões de provas anteriores, sobretudo da banca que está organizando o seu concurso, é extremamente importante para criar uma intimidade com o estilo das suas questões, conhecer as pegadinhas e evitar uma reprovação mesmo após ter estudado muito os conteúdos teóricos.

Estude em um local adequado

Muito provavelmente, na sua casa existe um lugarzinho ideal para acomodar os seus materiais e permitir que você possa estudar com tranquilidade.

Isso é muito importante para que todo o seu plano de estudos seja eficiente.

Imagine como pode ser bom estudar em um local em que seu computador fique confortavelmente posicionado para a transmissão de conteúdos como videoaulas e, a qualquer dúvida, você possa esticar o braço para realizar uma anotação ou pegar um livro para consulta. É ótimo, certo?

Estudar em local adequado, com conforto e organização pode trazer grandes benefícios à sua rotina de estudos, experimente.

Reserve um tempo para você

Estudar além do que seu corpo e mente toleram pode ser extremamente prejudicial à sua saúde.

Por isso, após algum tempo estudando, procure realizar intervalos de tempo conscientes, para alimentar-se, praticar algum esporte, namorar, conversar com os amigos ou até mesmo para tirar um cochilo.

Com seriedade e foco, certamente você encontrará um equilíbrio para realizar essas outras atividades, sem comprometer o seu valioso tempo de estudos.

Vale lembrar que todo plano de estudos deve estar acompanhado de muita determinação, foco nos objetivos propostos e disciplina, para que até a data da prova você esteja apto a responder qualquer  questão.

Gostou das nossas dicas? Já se sente capaz de montar o seu plano de estudos para concurso?  Deixe um comentário abaixo com as suas ideias, dúvidas e sugestões a respeito desse assunto!

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.

1 comentário

  1. Faio machado

    Gostei muito foi um bom trabalho. isso foi muito importante pra mim

Comentários encerrados.