Não desista de seus sonhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Os sonhos nos mantém vivos. É essa a sensação de quem anseia por alguma coisa. É um desejo permanente, que tem a chama sempre acessa, em busca de algo ou alguma coisa. 

Para os concurseiros, seu maior sonho é ser aprovado em um concurso público, e eles vão em busca disso com muito empenho e dedicação. Aliás, se ao for assim, o sucesso em alcançar o seu sonho fica mais difícil. 

Nunca desistir de seus sonhos representa não desanimar com os percalços no meio do caminho. Manter-se firme ao propósito e focado no objetivo principal, sem esmorecer. 

Não desistir do sonho torna você mais forte, deixando-o mais próximo do sucesso. Com essa mentalidade você pode conseguir o que quiser. 

E outra coisa, quem foi que disse que o que é bom vem com facilidade? As melhores coisas da vida você consegue com muita luta e esforço. E não há nada melhor do que conquistar por seus próprios méritos. 

Você pode perceber que até os que nascem em berço de ouro tem uma educação voltada para a importância de se empenhar e se dedicar em tudo o que se faz. É como se fosse uma cartilha para o sucesso. 

Manter-se focado no seu sonho, persistindo nos objetivos traçados, são características das pessoas bem sucedidas. E não tem melhor exemplo a seguir do que alguém que é próspero. 

Se o seu sonho é se tornar um funcionário público, não desista. Há várias maneiras de realizá-lo, basta você querer. 

O mais importante é não deixar, em hipótese alguma, o desânimo tomar conta de você. Se porventura, isso vier a acontecer, lembre-se das recompensas que terá se conseguir atingir suas metas. Pense no quanto vale a pena todo sacrifício. Afinal de contas, é extremamente prazeroso quando se realiza um sonho. 

 

Um incentivo visível 

Um bom truque utilizado pelos concurseiros é a fixação da mensagem através da visualização. Costuma-se espalhar por toda parte os benefícios que se pode conquistar em caso de aprovação em um concurso público. 

E tem quem espalhe por tudo quanto é lugar mesmo. Na carteira, na bolsa, na geladeira, como protetor de tela do celular e do computador. Na porta do quarto, nos armários, na mesa de estudos, na parede do quarto ou no teto para visualizar quando for dormir. Essa técnica de visualização do que pode obter ao atingir suas metas é fundamental para nunca deixar você desanimar, e ter sempre uma atitude positiva, buscando constantemente realizar o seu sonho. 

Seu subconsciente estará em todo momento pensando nos benefícios, o que ajudará você a se manter motivado e disposto a lutar mais e mais. 

 

Plante o que deseja colher 

A expressão popular: “a gente colhe o que planta”, é a mais pura verdade. 

Se você é uma pessoa negativa, com baixas perspectivas, sem ambição, dispersa, que não se dedica 100%, preguiçosa, que não consegue se manter focada e concentrada, o seu resultado será o fracasso, isso é inevitável. É somente o que colherá na sua vida. 

Se quiser colher frutos que deseja precisa se esforçar. A vitória depende de cada um. O que separa você de realizar o seu sonho é a sua força de vontade, e o quão determinada você está para conseguir. 

É essa a escolha que você deve fazer antes de tudo. Ser mais um no meio de um milhão, ou ser o que você sonhou. Não se intimide, siga de cabeça erguida mesmo em eventual atraso na realização do sonho 

Você pode até buscar conselhos com os mais experientes, o que é sempre bem-vindo, mas no final, a decisão é exclusivamente sua. Vai querer colher seus frutos no pé, ou no chão, que representa o que sobrou… 

 

Palavras de ordem 

Para ajudar você a percorrer o longo caminho até o sucesso, algumas palavras e frases devem encabeçar seu dicionário. São elas: 

  • Planejamento 
  • Organização 
  • Foco 
  • Concentração 
  • Empenho 
  • Tenacidade 
  • Dedicação 
  • Pensamento positivo 
  • Cultivar hábitos saudáveis 
  • Aplicação 
  • Perseverança 
  • Vitória 
  • Aprender sempre, mesmo em eventual derrota 
  • Respeitar seus limites 
  • Fazer as coisas espontaneamente e com vontade 
  • Sorrir é importante para relaxar o corpo e a mente 
  • Motivação 

 

Os estudos 

É imprescindível que se estude com prazer, pois facilita o entendimento. Se for para fazer por obrigação, é melhor não fazer. Isso só vai causar mais desânimo e desmotivação. Um estudo de qualidade pode ser medido pelo prazer com que está realizando aquela atividade. 

Quando emperrar em alguma matéria, procure ajuda. Um amigo sempre será de grande valia se estiver ciente do seu sonho. 

Procurar por informações em várias fontes de pesquisa é outro macete utilizado pelos estudantes, pois assim é possível que se faça uma associação com outra matéria, reforçando o que foi aprendido e aperfeiçoando a memória. 

O cérebro é capaz de armazenar infinitas informações. A grande questão é como buscar essas informações no nosso cérebro. Por isso é tão importante mantê-lo sempre ativo. 

 

Dicas para se manter motivado na busca dos seus sonhos 

Para manter a motivação alta, você pode usar as dicas abaixo de forma que entender conveniente: 

  • Prêmio 

Ao fazer seu planejamento, com certeza determinou pequenas metas a serem alcançadas até atingir o objetivo final. 

Crie um hábito de se premiar pelas metas alcançadas, assim, você se manterá motivado para a próxima etapa. Além disso, seu cérebro também associará a recompensa ao final do esforço, o que deixará sua mente mais propensa aos estudos. 

Mas atenção, não se boicote. Estará prejudicando a si mesmo. 

  • Castigo 

Funciona da mesma maneira que a premiação. Seu cérebro também entenderá que não cumprir um objetivo é “doloroso”. 

Castigue seu mau desempenho na mesma proporção que quando ele é satisfatório. 

  • Objetividade e organização 

A concentração deve prevalecer nos momentos de estudo. Você deve limpar a sua mente e esquecer tudo que possa estar acontecendo à sua volta. 

Seja objetivo nas suas tarefas e mantenha suas coisas organizadas, para evitar exatamente ficar pensando em arrumá-las. 

Quando se mistura os pensamentos, a qualidade do aprendizado fica comprometida. 

  • Revigore as energias 

Aproveite os intervalos durante os estudos para revigorar as energias. Escute sua música preferida, pedale um pouco, faça uma caminhada. Pode até olhar as redes sociais se tiver controle para isso. 

O segredo está realmente em fazer algo agradável que possa inibir o desânimo e mantê-lo disposto para continuar. 

E para terminar, tenham em mente que o êxito está ligado ao ânimo. 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.