Não desanime! 4 dicas para continuar se preparando para o concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje vamos falar, para você que está se sentindo desmotivado, as imensas vantagens que você vai conseguir se continuar se preparando para o concurso público. Tudo que te aguarda na conclusão do seu concurso público, as vantagens, e além disso, formas de continuar se mantendo motivado a fazer o concurso público.

Muitas pessoas têm dificuldade de continuar se preparando para o concurso público, por começar a perder a motivação, ficar muito estressado ou começar até a passar noites em claro pensando no dia da prova, que poderia estar estudando mais e aproveitando melhor o tempo. Isso pode ser muito danoso e perigoso para seu resultado final na prova, saiba o porquê.

Essas pessoas começam a pensar mais no trabalho que é passar no concurso, do que nas formas de estudar para se passar. Começam a focar demais nos problemas e nunca enxergar as soluções. Por isso, acabam se estressando demais, e por fim, acabam entrando em um ciclo infinito de desmotivação e estresse, que acaba com sua rotina de estudos.

Assim, é preciso continuar se preparando para o concurso público, mesmo que você esteja desanimado. Tentando se forçar a manter o foco e estudar, vendo o que é necessário estudar e o que você precisa preparar em seus estudos para conseguir melhorar suas chances de passar em sua prova. Motivação é ótima, mas não pense nela como uma necessidade sempre.

Hoje vamos falar sobre formas de continuar se preparando para o concurso público, mesmo estando desmotivado. Mas também vamos falar sobre formas de tentar se motivar em seus estudos, para ser um processo menos danoso mentalmente.

1. Pense no resultado final, não nas dificuldades até lá

Muitos pensamentos afrontam a mente de um prestador de concurso público. Pensamentos negativos que os irritam, desmotivam, ou os fazem até passar mal. Seu psicológico pode facilmente abalar seu físico, e você precisa de ambos esses aspectos em um estado decente para conseguir continuar se preparando para o concurso público.

Então, sempre que se pegar pensando nas dificuldades, impossibilidades, qualquer coisa do tipo. Pare o que estiver fazendo, levante e vá tomar um copo d’água ou suco. Descanse, por cerca de 5 minutos, e tente manter esses pensamentos negativos o mais longe possível de você. Somente assim conseguirá continuar se preparando para o concurso público em paz.

Comece a mentalizar a conclusão de sua prova de concurso público. Receber o resultado e ver que passou na prova. Comece a se mentalizar em seu novo emprego, com todos os benefícios e salários. Visualize as vantagens, o que fará com todo o dinheiro novo, com o tempo livre de trabalho e com todos os seus benefícios.

Imagine também um certo grau de prazer em seu trabalho. Um trabalho confortável, que te dá prazer, te faz feliz e te permite um ambiente saldável de crescimento e prosperidade em diversos aspectos.

Isso tudo é o que te aguarda a conclusão de sua prova de concurso público. Basta simplesmente estudar para se sentir preparado e seguro para fazer a prova. E agora, se sente pronto para continuar se preparando para o concurso público? Não se preocupe que ainda apresentaremos novas dicas para você continuar na sua rotina.

2. Estabeleça uma rotina de estudos fixa

Uma rotina de estudos auxilia bastante a manter a motivação. A explicação do porque é simples, basta você pensar o porquê a rotina funciona. Você terá um horário fixo para começar e terminar seus estudos. Seu cérebro estará aos poucos se programando para todo dia continuar se preparando para o concurso público nesse horário em específico.

Crie uma rotina semanal, e a siga totalmente à risca, nem um segundo a menos. Nas primeiras semanas parecerá que tudo em sua casa ou ambiente de estudo estará lá para te distrair de seus estudos, mas essa sensação passa muito rápido, basta pegar o livro e ler, ou pegar o lápis e começar a fazer os exercícios que você precisa fazer.

3. Saiba como continuar se preparando para o concurso público em dias ruins

Todos temos aqueles dias que não queremos nem sair da cama, quanto mais levantar dela para ir buscar um livro ou ir estudar. É comum nessa nossa vida agitada, querer paz e descanso. Mas, você precisa se levantar, precisa estudar. Como fazer?

Você precisa de energia, ou recompensa, para conseguir uma maior motivação. Se conseguir os dois é ainda melhor. Para tirar a preguiça do corpo, um banho pode ajudar bastante. Ele te faz se sentir mais calmo e acordado, sendo uma ótima preparação para seus estudos.

Já na parte de energia, bebidas simples podem te ajudar. Senão gosta de café, chá verde e chá mate são ótimos substitutos. Uma alternativa, comer uma maçã, pode também ajudar bastante você a ter uma quantia maior de energia com algo mais sólido.

Estabeleça metas a curto prazo em seus estudos. Pequenas recompensas diárias, como chocolates, após uns 20 exercícios, ou seu doce favorito após 50 páginas de leitura de um livro para o concurso.

Vá aumentando suas recompensas exponencialmente para que você comece a estudar mais e atingir a mesma recompensa sempre. Assim, você se programará para conseguir atingir a recompensa que deseja, e ter aprendido tudo que você havia programado, ou estudado tudo que precisava em um dia inteiro.

4. Pratique atividades físicas em seus dias de descanso

É muito comum prestadores de concurso público terem aquele dia especial da semana para descansarem, e não estudarem nada relacionado a concursos. Esse dia deve ser dividido em duas coisas para ainda ser otimizado para sua rotina de estudos, primeiramente, cuidar de sua saúde física e cuidar de sua saúde psicológica.

O ideal é que você pratique esportes em seus dias livres, e depois descanse em seus lazeres favoritos. A prática de esportes pode te ajudar a ter mais energias nos seus demais dias, sentir-se bem mais disposto e energético para fazer tudo que precisa e afins.

Já na saúde mental, você estará trabalhando isso enquanto faz tudo que mais gosta antes do seu concurso público.

Agora já sabe como se manter motivado e com força total para continuar estudando para sua prova de concurso público.

Não desanime! 4 dicas para continuar se preparando para o concurso público
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.