5 motivos para prestar Concurso Público e se tornar um grande profissional

Tempo de leitura: 6 minutos

Em tempos de incerteza no que diz respeito principalmente à estabilidade no emprego, prestar um concurso para seguir carreira pública é uma alternativa muito utilizada. Afinal, ao passar em um concurso público, o novo empregado conta com a vantagem mais procurada entre todas as áreas empregatícias, que é a estabilidade.

Isso porque só quem perdeu o emprego sabe como é difícil se manter durante um determinado tempo, sem contar a grande dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho, principalmente se tratando de um profissional mais maduro, que hoje em dia sofre muito preconceito na busca por uma oportunidade de emprego.

Mas será que assumir um cargo público tem só vantagens? É claro que não! Antes de procurar seguir uma carreira pública, você precisa saber que esse será um trabalho como qualquer outro, em que você terá horário, funções a desempenhar e muitas responsabilidades.

 No entanto, mesmo que seja um trabalho comum, a certeza de que ao final do mês seu salário estará na conta, bem como de que você tem um emprego garantido, costumam trazer muita tranquilidade a vida de algumas pessoas.

Se você ainda tem alguma dúvida entre prestar ou não um concurso público, confira agora os 5 principais motivos para ingressar na carreira pública!

1. Oportunidades que não exigem experiências anteriores

Ao se inscrever para prestar um concurso público, o candidato precisa ter plena certeza de que aquela vaga se adequa a ele, principalmente por conta dos testes de aptidão aos quais ele terá de passar para conseguir assumir o cargo.

No entanto, diferente do que acontece em processos seletivos para empregos em instituições privadas, as vagas para concursos públicos não costumam exigir experiências anteriores no cargo.

Essa pode ser uma vantagem para quem tem muito interesse em trabalhar em uma área na qual ainda não teve vivência, porém possui conhecimento o suficiente para se sair bem nos testes de aptidão.

Esse tipo de trabalho não costuma oferecer muitas exigências. No geral, o candidato precisa ter completado 18 anos no momento da posse do cargo – ou seja, pode-se prestar o concurso mesmo sendo menor de 18 anos, desde que no momento de assumir a função o candidato tenha completado a maioridade -; e, em alguns casos são exigidos níveis de escolaridade médio, técnico ou graduação, mas isso varia de acordo com a oportunidade oferecida.

2. Estabilidade financeira

Uma das principais razões para as pessoas se submeterem a concursos públicos é a garantia de estabilidade no emprego.

Afinal, diferente do que acontece em empresas privadas, em que o empregador pode fazer cortes no número de seus colaboradores, seja por razões financeiras ou insatisfação com o serviço prestado, na área pública, a demissão é um tanto quanto burocrática e só é adotada em último caso, quando não existe nenhuma outra possibilidade de se resolver os problemas do colaborador.

Sendo assim, a não ser que você seja negligente em alguma situação, aja com má fé ou cometa falhas graves, o seu emprego estará garantido. Além disso, a estabilidade no emprego oferece ao funcionário uma tranquilidade maior quanto a questões financeiras.

Isso porque, com a certeza de que ele receberá o seu salário regularmente, bem como com a garantia de seu emprego, o colaborador se sente mais seguro para realizar conquistas como a compra de sua casa própria, por exemplo, que muitas vezes é adiada por medo de perder o emprego e não ter condições de efetuar o pagamento da dívida adquirida.

3. Salário e benefícios atraentes

Atuar na área pública nem sempre requer estudos universitários (graduação, pós-graduação, entre outros) ou especializações, no entanto, mesmo que as vagas oferecidas sejam de nível fundamental ou médio, as empresas do setor público costumam oferecer salários iniciais acima da média usada pelas instituições privadas.

Além disso, boa parte das empresas do setor público também oferece os mais variados benefícios aos seus colaboradores, o que desperta muito o interesse por esse tipo de trabalho.

Essa questão é levada em consideração pelos candidatos, principalmente porque no mercado de trabalho é cada dia mais difícil encontrar empresas oferecendo salários justos, sem contar a questão dos benefícios que, em muitos casos, não são dados aos funcionários por questões financeiras da empresa.

4. Oportunidades de crescimento profissional

Ao ingressar na carreira pública, nem sempre o colaborador estará atuando em sua área de interesse. Porém, nesse tipo de trabalho são oferecidas as mais diversas oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores que se destacam e demonstram interesse pela vaga ofertada.

As oportunidades podem ser oferecidas através de reabilitação do colaborador ou uma nova oportunidade de concurso, desta vez voltado apenas para o público interno, ou seja, não divulgado para todos.

O que pode ser uma ótima oportunidade para as pessoas que possuem interesse em crescer dentro de sua área, bem como em outra área na qual deseja trabalhar.

5. Só depende de você

Diferente do que acontece em processos seletivos comuns, realizados por empresas do setor privado para recrutar novos colaboradores, onde além de seus esforços, vários outros fatores são levados em consideração como a sua desenvoltura, apatia com o recrutador, entre outras avaliações realizadas durante a entrevista – o que costuma influenciar muito nos resultados -, no caso dos concursos públicos, o que conta é o seu conhecimento sobre a área em que deseja atuar.

Sendo assim, ingressar na carreira pública depende exclusivamente de você e da sua dedicação aos estudos.

Essa é uma vantagem para pessoas que tem facilidade de assimilar informações e possuem um vasto conhecimento, mas não se trata de uma oportunidade exclusiva. Mesmo as pessoas com maiores dificuldades nos estudos, que não se saem tão bem em processos seletivos comuns, tem chance de conquistar uma boa oportunidade através de um concurso público.

Basta que ela se dedique e busque oferecer o seu melhor no momento em que passar pelas avaliações de aptidão. Ou seja, se dar bem na carreira pública não depende tanto dos outros, como no caso de oportunidades em empresas privadas. Ingressar nessa área e conquistar o tão sonhado sucesso profissional só depende de você!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.