10 motivos para prestar Concursos Públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Principalmente agora em tempos de crise, os concursos públicos têm sido a alternativa encontrada pelas pessoas que desejam ter salários altos, emprego garantido, bons benefícios e a estabilidade empregatícia.

Afinal de contas, já é mais do que sabido que trabalhar em serviço público é a melhor opção para quem deseja ter uma vida profissional tranquila, sem precisar ter medo de demissões repentinas ou de baixas inesperadas nos salários.

Porém, para que seja possível alcançar uma posição em um cargo público é preciso que a pessoa seja aprovada em uma prova, conhecida como concurso público, que costuma ser não só bastante difícil, tendo em sua composição conteúdos como legislação brasileira, mas também bastante concorrida. Afinal de contas, o número de pessoas que deseja trabalhar em cargos públicos é consideravelmente alto.

Tudo isso faz com que, para conseguir ser aprovado em um concurso público, seja necessário muitas horas de estudo e dedicação, tudo com o objetivo de conseguir uma vaga entre os cargos mais altos, que podem oferecer salários que vão além dos R$ 15 mil.

Pensando em tudo isso, nós reunimos aqui uma lista com 10 motivos pelos quais você deve tirar as apostilas do armário e investir nos estudos para conseguir pleitear um concurso público.

Estabilidade empregatícia

Principalmente em época de crise, ter a certeza de que você não vai ser demitido é essencial. Afinal de contas, com emprego ou sem emprego as contas para pagar continuam vindo e é preciso que se dê um jeito de pagá-las.

Sendo aprovado em um concurso, você nunca mais vai precisar se preocupar com isso, tendo o seu cargo garantido em tempos de economia boa e também de economia ruim.

Bons salários

É claro que existem concursos com salários mais baixos, mas a grande maioria – e também a parcela mais procurada – oferece ótimos salários, que são muitas vezes acima daqueles que são encontrados no mercado privatizado.

Prova disso são as vagas de fiscal da receita, algumas das mais buscadas, que oferecem salários que passam dos R$ 15 mil, uma ótima pedida não só para a crise, mas também para períodos fora dela.

O horário é o seu horário e nada mais

Quem já trabalhou em alguma empresa do setor privado sabe que o horário é apenas uma formalidade. Isso porque horas extras não só já se tornaram comuns, como são praticamente exigidas nas empresas. Prova disso é o fato de que as horas extras já se tornaram sinônimo de eficiência e de trabalho feito, fazendo com que as pessoas que não as fazem acabem tendo a imagem de preguiçosos.

Tudo isso acaba fazendo com que a qualidade de vida do funcionário caia, com mais horas no trabalho do que fora dela. No serviço público, acontece exatamente o contrário. Isso porque em cargos públicos o seu horário é o seu horário e ele deve ser seguido, sem horas a mais ou a menos.

Dependência apenas dos seus esforços

Só quem já esteve envolvido em trabalhos com empresas do setor privado sabe que para subir na carreira ou para conseguir um cargo não é só o esforço e a qualificação que entram em jogo.

Isso porque muitas vezes quem consegue os melhores cargos não são os melhores funcionários, mas sim aqueles que são mais bem relacionados, tendo em conta diversos outros fatores, como lugar onde você estudou, quem você conhece, seus trabalhos pregressos e muitos outros fatores.

Já para ingressar no serviço público, a única coisa que vai contar é o seu esforço para isso. Ou seja, se você estudar o suficiente para ir bem na prova e conseguir passar no concurso a vaga é sua.

De maneira bem resumida, diferente do setor privado onde até o seu sobrenome conta, para um cargo público o que vai contar para entrar é apenas o seu esforço e o de mais ninguém.

Melhor qualidade de vida

Diferente do que acontece no setor privado, no setor público o empregado desfruta de uma melhor qualidade de vida. Isso porque os horários são definidos, sem que seja necessária a realização de horas extras, os salários são interessantes e o empregador não trabalha com medo de perder o seu emprego caso a empresa passe por necessidades.

Todo esse conjunto faz com que o trabalhador seja menos estressado e, consequentemente, tenha uma melhor qualidade de vida.

Fugir da crise

Considerando especialmente o momento em que vivemos no país, os concursos são uma ótima pedida para fugir da crise e de suas consequências para a classe trabalhadora.

Isso porque, independente do país estar em crise ou não, os cargos públicos costumam sempre significar um ponto de equilíbrio, ou seja, um lugar onde se encontra a estabilidade mesmo em períodos de cortes de gastos, algo que realmente não acontece na iniciativa privada.

Novas experiências

Para quem deseja buscar novos horizontes e até mesmo mudar de carreira ou de área de atuação, o concurso pode ser uma ótima pedida. Isso porque, diferente do que acontece com o mercado tradicional, grande parte das vagas para concursados não exigem que o candidato tenha experiência anterior.

Dessa forma, os cargos públicos se mostram um ótimo lugar para quem deseja começar algo novo na vida e mudar a sua área de atuação.

Benefícios amplos

Outra grande vantagem que os cargos públicos apresentam é a sua lista bastante vantajosa de benefícios. Apesar do setor privado também contar com benefícios para o empregado, a lista do setor público costuma ser mais abastecida, com alguns auxílios a mais dependendo do órgão que está contratando.

Mais do que os comuns como vale transporte e refeição, alguns lugares contam com garantia de promoção após um determinado período de tempo, além de licenças remuneradas para capacitação.

Aposentadoria integral

Com as novas mudanças na legislação, aposentar-se parece algo que no futuro vai ser praticamente impossível.

No serviço público, não só o funcionário consegue se aposentar como o faz ganhando integralmente o salário que ganhava, apenas não recebendo mais alguns dos auxílios e benefícios, como vale transporte, por exemplo.

Vagas para deficientes

Quem sofre de alguma deficiência sabe o quão difícil é conseguir trabalho na indústria privada. Já em cargos públicos, há vagas destinadas especialmente para esta parcela da população.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.