Monte seu cronograma de estudos para 2017

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos são os concurseiros que encontram dificuldades em conciliar todas as práticas de seu dia a dia e isso pode acabar comprometendo o seu desempenho. É importante conhecer o tempo que tem disponível para se aprofundar nos materiais, é necessário organizar um cronograma de estudos.

Se você trabalha e o seu dia parece ter menos de 24 horas, sabe que é uma tarefa muito complicada encontrar uma brecha no relógio para introduzir um tempo, por menor que seja, para os estudos.

 E isso não acontece só com quem trabalha, diversas são as responsabilidades que podem atrapalhar diminuir o tempo de estudos para o concurso público, como os estudos dedicados à escola e a faculdade, cuidar dos filhos, etc.

Se parece não haver tempo para mais nada em sua vida, é preciso se organizar, criar um planejamento para conseguir fazer das suas horas dedicadas aos estudos para concurso público mais valiosas.

Criar um cronograma de estudos é a solução para os problemas de muitas pessoas que se inscrevem para a realização da prova. A falta de tempo para se dedicar ao conteúdo, o que tem como consequência a falta de compreensão das informações e as dificuldades de foco, é a principal queixa dos candidatos às vagas.

Afinal, como conciliar o cotidiano com o estudo de tantos materiais?

Um cronograma de estudos é uma boa opção para se organizar. Mas, não basta criar qualquer planejamento, é preciso pensar em algo eficiente. É fundamental para concurseiros pensar nas melhores maneiras de organização do estudo para aperfeiçoa-lo, deixá-lo mais prático, eficiente e rápido.

E para tentar ajudar você a criar um bom cronograma de estudos para 2017, vamos citar alguns passos importantes para garantir que o seu planejamento consiga te oferecer benefícios significativos na absorção do conteúdo.

A importância de um cronograma de estudos

Existem diversas formas de fazer um planejamento para estudos. Você pode criar um próprio plano com as características mais presentes no seu dia a dia, pois o que as pessoas têm práticas muitos particulares em suas vidas e costumam privilegiar uma ou outra atividade com mais tempo do que outras.

O importante é focar na realização das metas que serão estipuladas. Introduzir na mente a ideia de que até que o objetivo maior (a aprovação no concurso público) seja alcançado, você permanecerá disciplinado e irá dedicar o seu tempo, exclusivamente, para os estudos.

O objetivo de criar um cronograma é ter uma ferramenta que possa te ajudar a não enlouquecer com os estudos. Com tudo esquematizado, poderá conseguir estudar de maneira satisfatória sem que seja necessário abrir mão da diversão com os amigos de vez em quando, sem precisar comprometer o trabalho e a faculdade ou deixar de fazer esportes.

O cronograma de estudos é um calendário em que as metas são estipuladas de acordo com a sua rotina e, assim, é possível conseguir conciliar as atividades de seu cotidiano sem comprometer a realização de seus desejos.

Além de organizar melhor o dia a dia (o que é positivo em diversos aspectos), você conseguirá se doar mais, ter mais calma e, consequentemente, depositar maior empenho e dedicação em cada prática que propuser a fazer.

Montando o cronograma

Para montar um cronograma eficiente é preciso que você conheça as atividades que faz no dia a dia, que conheça o seu cotidiano. Às pessoas que não tem controle sobre as suas práticas, o mais bacana de montar esse planejamento é que se pode ter plena percepção ampla do seu dia, das coisas que mais faz, do que deixa de fazer e assim conseguir dividir melhor o seu dia.

Uma boa dica é tanto estabelecer um novo cronograma toda semana, dessa forma, você evita entrar na mesmice, evita cansaço com a rotina. Toda semana existirá um novo elemento em seu calendário ou substituições que impeçam que você se acomode com a rotina. É importante promover novidades e vivências originais.

Monte um esquema para esclarecer o seu esquema, pode ser por meio de uma planilha feita no Excel. Nesse esquema, você deve determinar quantas horas de estudo você terá durantes os dias e na semana inteira.

Você precisará conhecer bem as suas atividades cotidianas para poder listar todas elas. Quanto mais detalhada for a sua listagem mais eficientemente você conseguirá usar o seu tempo. Tente descrever todas as ações desde o momento que acorda até o momento que vai se deitar. Qual o horário de seu café da manhã, curso de inglês, trabalho, etc.?

No meio dessas práticas diárias, devem estar definidos os momentos em que você se dedicará aos estudos. Precisará decidir se vai estudar nos períodos da noite ou de manhã, se vai dividir essas horas de estudo em meio às diversas práticas rotineiras ou vai determinar um período do dia para a exclusiva dedicação aos materiais.

Você deve dividir o número de matérias que deve estudar de acordo com o tempo que terá disponível para consultar os materiais.

 Por exemplo, imagine que tem 8 matérias para serem estudadas durantes três meses. Separe o número de matérias que estudará durante o dia, privilegie as que têm mais dificuldade com um pouco mais de tempo, caso não seja possível dividir igualmente o tempo dedicado a cada uma.

Uma dica para não deixar a preocupação tomar conta de seus dias é separar um dia especifico para resolver tudo o que precisa, fazer atividades que o distraiam e, claro, ter um tempo para descansar.

Um cronograma oferece vantagens

Os benefícios oferecidos pelo planejamento de horário não estão ligados somente a melhores condições de estudo. As vantagens também aparecem em diversos aspectos de seus dias.

Quando você organiza o seu tempo consegue ter melhor concentração em todas as atividades que fizer. Em algum tempo a sua mente começará a se acostumar com os horários e conseguirá dedicar mais facilmente às práticas.

Saberá aproveitar melhor o seu tempo, terá melhor noção de organização e conseguirá desenvolver a disciplina em seus dias.

Portanto, não deixe de mostrar o seu cronograma de estudos para 2017. É preciso planejamento para alcançar o objetivo da aprovação.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.