Melhores concursos para quem é de biológicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Diversos órgãos e entidades realizam concursos com vagas específicas para candidatos com formação acadêmica em biologia ou ciências biológicas. E se é formado nesta, existem várias oportunidades que permitem conciliar uma carreira pública com a profissão de biólogo.

Os profissionais que escolhe por estudar e se formar na área de ciências biológicas podem atuar no desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada sobre todos os seres vivos, sejam plantas, animais ou quaisquer outros organismos. Esse estudo vai desde o molecular até o de comportamento no ecossistema.

O objetivo é de aumentar e melhorar o conhecimento científico e fazer a sua aplicação prática em campos como a indústria, medicina, agricultura, silvicultura, pecuária, o meio ambiente ou a biologia marítima.

Também é possui ter como área de atuação a de estudo da preservação, saneamento e manejo sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. Além de pesquisa em instituições de ensino superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Mais detalhadamente, algumas áreas para quem escolhe as ciências biológicas são:

– Vigilância sanitária, licenciamento e perícias ambientais em órgãos públicos

– Demarcação, conservação e restauração de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente

– Preservação e monitoria em unidades de conservação

– Consultoria

– Biotecnologia

– Biologia molecular

Os concursos públicos são uma ótima opção para quem deseja seguir carreira na área, mas em grande maioria os cargos que são para professor de colégio de ensino básico e fundamental, professor universitário ou especialista em órgãos que tratam do meio ambiente, como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Principais Concursos

A Biologia é um campo muito amplo, o profissional desta área pode atuar tanto na botânica, quanto na zoologia, e em diversas outras mais áreas.

Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente aumenta, e isto gera a necessidade deste profissional em vários setores que antes são viam a necessidade de ter em sua equipe um profissional de ciências biológicas.

O setor público é um destes setores, e oferece cargos através de concursos para quem é de biológicas, em diferentes campos e especialidades, tanta para quem é bacharel, quanto para quem possui licenciatura.

O estado de São Paulo é rico em vagas para quem deseja entrar na vida pública voltada para as ciências biológicas. Sejam pelo número de cidades, órgãos instalados no estado ou universidades e escolas públicas.

O cargo de professor, por exemplo, sempre carece de novos funcionários, e podendo ser tanto para escolas municipais ou estaduais, até para universidades como a USP, UFSCAR, UNICAMP ou UFABC.

São Paulo é inclusive, o estado brasileiro com o maior número de funcionários públicos de todo o Brasil, chegando a ter mais de 550mil cargos públicos.

A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, teve edital de vaga divulgado em dezembro de 2016 para ser preenchida por interessado a ser professor junto à área de Biologia Geral para ministrar as disciplinas de Evolução e Diversidade da Vida, Multidisciplinaridade e Integração do conhecimento nas Ciências Biológicas, Ecossistemas, Biologia Tecidual e Celular, Ecologia e Conservação da Diversidade Biológica, Genética e Biologia Molecular e Tecnológica, Filosofia e História da Biologia, Bioquímica e Fisiologia Comparativas e Ensino de Ciências Biológicas, Pesquisa e Extensão Universitária.

O salário para o candidato aprovado será de R$ 15.862,33, porém a média nacional para o profissional de ciências biológicas com base em editais recentes é R$3.595,54.

Mercado de trabalho

Os concursos para quem é de biológicas não se caracterizam somente para vagas de professores, são muitos os órgãos e entidades governamentais que requerem a presença destes profissionais.

Alguns exemplos de órgãos e entidades que necessitam regularmente de profissionais e abrem vagas para quem é de biológicas são: Institutos de Pesquisa, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Saúde, de Agricultura, de Ciências e Tecnologia, de Meio Ambiente e de Turismo, IBAMA, Escolas Técnicas, Jardins Botânicos, Áreas de Proteção Ambiental, SABESP, Parques e Reservas Naturais, Instituições de Ensino Fundamental, Universidades, Médio e Superior, Assessoria Técnica para Imprensa, Hospitais, Vigilância Sanitária, CETESB, Embrapa, CHESF, Centro de Perícias Científicas, INCA, EMATER, CETEC, CAESB, SESI, Ministério da Saúde, etc.

Os estudos

Concursos para quem é de biológicas requerem tanto estudo quando para qualquer outra área, independente de já se ter uma formação na área.

A formação do candidato pode sim representar uma vantagem, mas esta vantagem não é decisiva, e não vale em nada caso o concorrente não se emprenho o suficiente nos estudos.

A maior parcela de professores de cursos para concursos, especialistas da área ou até mesmo pessoas já aprovados aconselha é que o conteúdo deve estudado quase que a partir do início, como se a pessoa nunca tivesse visto daquilo antes ou que tivesse somente uma base.

Mas, se você for um candidato da área de biológicas, é aconselhável que a preparação seja iniciada por áreas que você não conhece ou não domina com perfeição, e após ter estudado todo conteúdo que não possui real segurança, é a hora de você partir para uma revisão daquele material que já tem mais conhecimento.

O tempo que você irá ganhar por já ter uma base e não precisar a partir do zero em algum tema será considerável, e por ter essa base de pensamento, ele irá levá-lo a um bom desempenho nas outras áreas de biológicas que ainda não domina.

Por exemplo, se você for um especialista em fauna, terá mais tempo para estudar a vida animal, se for especialista em baquetearias para estudar a flora, e assim por diante.

Também não se deve esquecer de ficar sempre atento nas matérias do edital e ver em quais vagas sua formação pode te trazer uma vantagem.

Mas, ainda como dito anteriormente, revise as matérias que acredita que lhe trarão vantagens, para assim se certificar que elas te darão um bom número de pontos.

É a sua preparação que define o seu sucesso em um concurso, e com um bom material, conhecimento, dedicação e muitas horas de estudos, a sua aprovação virá de forma muito mais rápida e fácil.

 

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.