Melhores concursos para quem é de exatas

Tempo de leitura: 6 minutos

As ciências exatas são aquelas que lidam com a matemática, a química e a física como peças primordiais dos seus estudos. Claro, como outros tipos de ciências, estas são apenas as 3 matérias básicas, e a partir delas existem muitas subdivisões.

Exemplos destas subdivisões são a física quântica e físico-química, e muitas outras que você talvez nem imagine que também são consideras ciências exatas, como, por exemplo, a astronomia, estatística, ciência da computação, engenharia e arquitetura.

As exatas estão dentre as mais antigas carreiras. Desde os primórdios da civilização, o homem utiliza vertentes destas ciências para resolver seus problemas e moldar da melhor maneira a sociedade. A astrologia, por exemplo, era usada para guiar os homens, como uma espécie de bússola.

Também foram as ciências exatas que proporcionaram que os egípcios dos tempos antigos construíssem suas pirâmides, ou que os gregos erguessem seus monumentos e também que os primeiros homens pisassem na lua em uma viagem espacial ocorrida no século 20.

Uma das principais características dos profissionais que escolhem por seguir carreira na área de ciências exatas é o raciocínio lógico. Pode ser que em questão a isso, estes profissionais estão entre os que mais são aprovados em concursos públicos.

Apesar disso, o concurso para quem é de exatas não irá ser mais fácil, é necessário se dedicar aos estudos e, além disso, saber como será o processo para o cargo que deseja conquistar.

Porque escolher o concurso

O concurso para quem é de exatas pode ser uma porta de entrada para que se conquistem salários muito bons, que são cobiçados por muitos brasileiros.

Nós estamos em uma fase da nossa história que as taxas de desemprego estão em alta, chegando a 21%, quase o dobro do índice oficial. Isso coloca o Brasil no sexto lugar com a maior taxa de desemprego entre os países desenvolvidos e emergentes.

Então, esta é uma boa hora para se dedicar ao máximo para ser aprovado em um concurso público, visto que ele pode oferecer estabilidade.

Apesar da crise econômica, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, a ANPAC, constantemente divulga novas vagas para concursos em todas as esferas, sejam as vagas a nível municipal, estadual ou federal, órgãos do Poder Executivo, Legislativo, bancos ou autarquias.

Um exemplo de vaga que pode agradar quem escolheu as ciências exatas é a área bancária, pois concursos para este setor geralmente possuem uma grande quantidade de vagas, assim permitindo que o candidato tenha chances de obter o êxito mais rápido do que em outras áreas.

Engenharia

Uma das áreas das ciências exatas que mais costuma ter aprovados em concursos públicos é a de engenharia.

Um dos concursos públicos de nível superior mais cobiçado e competido por quem deseja seguir a carreira pública é os de auditores e analistas da Receita Federal, e nele o índice de aprovação de engenheiros é altíssimo.

E ainda no assunto de concursos para a Receita Federal, qualquer vantagem competitiva é muito útil. Nos últimos 5 anos, o índice de aprovados em concursos públicos foi de 1,56%, sendo que existiram mais de 260 mil interessados para um total de 2 mil vagas.

Os salários para quem for aprovado em um concurso da Receita Federal podem variar entre 9 mil reais e 15 mil reais. Em questão a isso, o tempo médio de preparação para ser aprovado em um destes concursos pode ser mais longo do que em outras seleções.

Mas podemos pensar que um grande medo de quem vai realizar algum concurso é justamente em questões de ciências exatas, e, nisso, o profissional desta área pode já ter uma vantagem.

Apesar disso, não se deve pensar que por já ter se formado e estudado durante muito tempo nesta área, não se deve reforçar os estudos. É em questão a isso que muitos profissionais acabam indo mal nas provas.

Concursos em SP

O estado de São Paulo é rico em vagas para quem deseja entrar na vida pública. Sejam pelo número de cidades, órgãos instalados no estado ou universidades públicas.

O cargo de professor, por exemplo, sempre carece de novos funcionários, podendo ser tanto para escolas municipais ou estaduais como até para universidades como a UFSCAR, UNICAMP ou UFABC.

São Paulo é, inclusive, o estado brasileiro com o maior número de funcionários públicos de todo o Brasil, chegando a ter mais de 550mil cargos públicos.

Os estudos

A aprovação em um concurso para quem é de exatas requer tanto estudo quanto para qualquer outra área, independente de já possuir a formação.

A formação do candidato pode sim representar uma vantagem, mas esta vantagem não é decisiva, e não vale em nada caso o concorrente não se emprenhe o suficiente nos estudos. Sem falar que, para cursos que requerem nível superior, este é um requerimento, o que significa que todos os outros candidatos o tem.

É normal que pensemos que um bacharel em Direito terá vantagens em concursos públicos nas questões jurídicas, ou contador tenha uma vantagem inicial em Contabilidade, ou que o raciocínio lógico será muito mais fácil para alguém, somente porque é formado em exatas.

Porém, o que a maior parcela de professores de cursos para concursos, especialistas da área ou até mesmo pessoas já aprovados aconselha é que o conteúdo deve estudado quase que a partir do início, como se a pessoa nunca tivesse visto daquilo antes ou que tivesse somente uma base.

Mas se você for um candidato da área de exatas, é aconselhável que a preparação seja iniciada por áreas que você não conhece, e, após tudo, que você parta para uma revisão do conteúdo que já tem mais conhecimento.

O tempo que você irá ganhar por não precisar aprender raciocínio lógico a partir do zero será considerável, e, por ter essa base de pensamento, ele irá levá-lo a um bom desempenho nas outras áreas de exatas que ainda não domina.

Também não se deve esquecer de ficar sempre atento nas matérias do edital e ver em quais vagas sua formação pode te trazer uma vantagem.

Mas, ainda como dito anteriormente, revise as matérias que acredita que lhe trarão vantagens, para assim se certificar que elas te darão um bom número de pontos.

É a sua preparação que define o seu sucesso em um concurso, e com um bom material, conhecimento, dedicação e muitas horas de estudos, a sua aprovação virá de forma muito mais rápida e fácil.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.