Melhorando a produtividade!

Tempo de leitura: 6 minutos

Na verdade esse é o sonho de consumo de todo mundo, estudante, concurseiro, trabalhador, não é mesmo? Melhorar a produtividade tendo menos trabalho. Literalmente, render mais fazendo menos.

Na verdade, bons resultados são obtidos por pessoas que apresentam rendimento acima da média, por aqueles que têm alto índice de produtividade. E isso vale para tudo na vida, para profissionais e principalmente para estudantes que buscam uma vaga através de um concurso público.

E a produtividade não tem nada a ver com acumular várias tarefas, ou não fazer nada para ver se produz mais, muito pelo contrário.

Ter muitas tarefas para realizar pode comprometer a sua produtividade, e principalmente, a qualidade do trabalho ou do estudo. E, deixar de fazer as tarefas mostra falta de comprometimento e desleixo. A tendência é que a situação fique cômoda e você deixe de se esforçar por algo melhor.

Você deve avaliar a produtividade com base em vários fatores, como por exemplo: tempo, planejamento, qualidade, esforço e resultado entregue.

Você precisa organizar o seu tempo para encaixar todas as tarefas que precisam ser feitas, inclusive os estudos; para que isso aconteça, você depende de um bom planejamento; para que tudo ocorra conforme o planejado e dentro do tempo estimado, as execuções devem ser com extrema qualidade; esforçando-se, a possibilidade de tudo correr bem é muito maior; o resultado de tudo isso somado é um excelente resultado.

Abaixo, vamos discorrer algumas dicas, que na verdade são algumas maneiras para ajudar você a melhorar a sua produtividade. São dicas simples que muita gente desconsidera, mas que no final, pode fazer muita diferença, em especial quando você está tentando alcançar um cargo público.

  1. Foco

Talvez uma das palavras que os concurseiros mais ouvem deva ser ‘foco’. Isso porque provavelmente ele seja um dos fatores mais importantes para aumentar a produtividade.

Se você conseguir manter o foco enquanto estuda (ou executa as tarefas), conseguirá dar um up no seu rendimento, sem dúvidas. E se você render mais, por consequência, melhorará a sua produtividade.

O que ajuda muito a manter o foco é estudar em um ambiente organizado, limpo, tranquilo e sem interrupções. Você não pode se distrair com o entorno, pois isso pode afetar a sua linha de raciocínio e comprometer a dinâmica do estudo (ou da execução da tarefa).

  • A prática de exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a melhorar a produtividade, e isso já foi comprovado através de pesquisas.

O ato de fazer exercícios deixa as pessoas mais dispostas e ativas, elementos essenciais para conseguir executar as tarefas com alto rendimento e um desempenho acima da média.

Aqui vale um parênteses: o mais recomendado é para que os exercícios físicos sejam realizados pela manhã, antes de iniciar os estudos ou o trabalho.

Além disso, estudos apontam uma queda maior na pressão arterial, uma melhor noite de sono e maior produtividade para quem se exercita de manhã.

  • A prática da leitura

O hábito da leitura é outro ponto que podemos destacar. Neste caso, não só em termos de produtividade, como também de conhecimento, itens importantíssimos quando falamos de concursos públicos.

Quando se lê, é necessário atenção e concentração, logo, você estará treinando a sua mente para focar no que está fazendo, além de poder estar aprendendo alguma coisa nova ou melhorando o seu vocabulário e a gramática.

Ainda tem como vantagem o fato de estar mantendo o seu cérebro ativo. Tenha sempre um livro por perto ou na cabeceira da cama.

  • A organização do tempo

A gestão do tempo é fundamental para melhorar sua produtividade. Procure planejar a sua rotina listando todas as matérias que devem ser estudadas e as tarefas que devem ser executadas no dia ou na semana, como você preferir.

Defina as prioridades e comece por elas (tarefas mais importantes ou matérias mais difíceis). Seria interessante determinar um período aproximado para cada matéria ou tarefa, assim você pode controlar melhor o seu tempo.

Talvez você tenha que abrir mão de alguns hábitos que consomem parte do seu tempo, mas lembre-se, se você produzir mais em períodos mais curtos, terá tempo de sobra depois para fazer o que quiser.

Alguns hábitos impedem o sucesso!

  • Dê a devida importância para as pausas para recarregar as energias

É importante que você faça pequenas pausas entre um tópico ou outro, ou a cada 90 minutos. Estudas incessantemente ou executar tarefas intensamente sem parar tende a deixar você mais exausto, o que compromete o seu grau de absorção e a sua produtividade.

A pausa, além de ser importante para a saúde mental e física, ajuda o cérebro a focar mais quando você estiver concentrado e descansado.

  • Evite procrastinar

Procrastinação não combina com produtividade. Aliás, como já dissemos em outro post, procrastinação só combina com insucesso ou frustração.

Evite deixar matérias por terminar para estudar ou tarefas incompletas. Tenha sempre em mente: se começou, termine! Caso contrário, você pode despender mais tempo do que imagina para concluí-la posteriormente. E pior, o foco no próximo tema estará comprometido.

  • Elimine as distrações durante os estudos ou a execução das tarefas

Identificar e tentar eliminar as distrações são pontos importantes para melhorar sua produtividade.

Fofocas, conversas paralelas, telefonemas pessoais, reuniões pouco produtivas, mesas de estudos com brincadeiras excessivas e redes sociais são distrações que comprometem a produtividade. Tem coisas que não se consegue evitar, mas seria bom, ao menos, diminuir.

  • Uma matéria ou tarefa por vez

Mesmo que você tenha (ou acha que tem) habilidade para desempenhar mais de uma função ou estudar paralelamente coisas distintas, evite.

Além de misturar as ideias, baixa o rendimento, tanto no tempo quanto na qualidade.

Dicas Extras:

  • Se a matéria a ser estudada for simples, ou que você tenha pleno domínio, bastando uma revisão, melhor já vê-la e eliminá-la. O mesmo serve para tarefas simples e rápidas de serem executadas, faça-as imediatamente.
  • Evite dizer sim para tudo que pedem a você. Você pode até ajudar seus colegas, mas não durante o tempo que você precisa de foco e concentração.
  • Estude se possível, em local fechado e reservado para não ser incomodado desnecessariamente.
  • Utilize sua pausa para se organizar para o próximo tópico.
  • Evite conviver ao lado de pessoas negativas.
  • Ouça suas músicas preferidas, se isso não atrapalhar o seu foco, com volume baixo.
  • Faça meditação se possível, pois ela ajuda na concentração.
  • Elabore e adote processos que possam facilitar sua compreensão.
  • Cuide da sua alimentação evitando alimentos e bebidas que causam cansaço e fadiga.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.