Me inscrevi para o concurso público! E agora?

Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado profissional está cada vez mais exigente na buscando pessoas qualificadas, que desejam crescer. E uma boa possibilidade para quem deseja se desenvolver e buscar uma boa remuneração são os concursos públicos, mas logo após de inscrever, muitas pessoas se perguntam: “Me inscrevi para o concurso público! E agora?”

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso falar de uma das coisas mais importantes que envolvem o diferencial de cada aspirante à vaga, a organização. Isso vai faz com que você consiga entender melhor o que será cobrado e como se preparar.

Comece fazendo um planejamento de seus estudos a partir do momento em que você disser “me inscrevi para o concurso público”, faça uma tabela colocando seus horários e quanto tempo você terá disponível para se dedicar aos conteúdos. Isso fará com que você entenda seus horários e não se sobrecarregue.

Em segundo lugar, entenda que não é necessário esperar o edital da prova sair para começar a se preparar para ela, normalmente ele é divulgado com até sessenta dias de antecedência, mas se você optar por uma preparação antes já vai sair na frente de outros candidatos.

Procure o edital dos anos anteriores, se sua está prestando, por exemplo, um grande concurso, ele com toda certeza já foi realizado antes, por isso é tão importante conhecer o que foi pedido, busque as disciplinas que aparecem constantemente, isso vai te ajudar, a saber, qual, provavelmente, estará na sua prova.

Um grande exemplo disso são algumas grandes áreas de atuação em concursos, como: policial, tributárias, técnica ou jurídica. No caso de tribunais sempre são incluídas matérias como Direito Constitucional e Direito Administrativo, então já dá para se ter uma base de por onde começar a estudar.

A Língua Portuguesa também é um dos temas em que aparece em praticamente todos os concursos públicos no Brasil, estão dedicar um tempo a algumas questões pode também fazer com que você ganhe alguns pontos sobre seus concorrentes.

Se você começar a estudar antes da saída do edital de sua prova, é importante se atualizar quando o mesmo for divulgado, com as informações em mão você vai conseguir saber melhor no que precisa se dedicar mais e como será o modelo da prova que você vai prestar no ano.

O que fazer? Me inscrevi para o concurso público!

O planejamento é uma das coisas mais importantes no momento de estudar para um concurso, é muito importante definir exatamente cada passo do seu dia, começando por quantas horas você irá estudar por dia, aonde vai adquirir os materiais necessários, pensar em um lugar tranquilo onde consiga se concentrar e nunca exigir demais.

Depois de pensar em cada um desses detalhes, inicie uma rotina de estudos, sempre focando e respeitando as ordens programadas. Por exemplo, se em um dia você decidiu que ia se dedicar quatro horas ao conteúdo de seu teste, tente seguir esse planejamento.

É importante que você respeite o tempo dos seus próprios limites, não adianta, por exemplo, criar planejamentos de dez horas de estudo, se na verdade só consegue estudar cinco, isso só irá fazer com que você fique desgastado e até mesmo fique infeliz consigo mesmo, já que não conseguir fazer o que estar marcado.

Combine o tempo com sua própria rotina e saiba que é importante não se forçar para a cabeça descansar de algumas atividades. Ser realista desde inicio pode melhor seu desempenho e sua produção.

Montar um cronograma pode te ajudar nessa missão coloque nele suas horas de estudo por dia, qual período vai ser e todas as informações necessárias, assim você pode recorrer a ele sempre que precisar, além de manter uma boa organização.

Ele também pode ser bem útil para você definir qual matéria vai se dedicar em cada um dos dias. Como concursos tem diversos tópicos distintos você consegue tem um controle maior de cada um deles que você está se dedicando e quanto tempo está reservando para cada um.

Uma boa palavra para seus momentos de estudo é manter o foco. Nesse período vão aparecer muitas ofertas tentadoras para que você esqueça seus estudos e vá fazer algo mais interessante. É importante que você repeta para si mesmo “eu não posso, me inscrevi para o concurso público.”.

Lembre que existem muitas pessoas que tem o mesmo objetivo que você, quando bate o desanimo e você se questionar “por que me inscrevi para o concurso público?” repasse mentalmente como sua vida vai ser melhor assim que passar na prova, quais são as melhores vantagens e como será depois de conquistar a tão sonhada vaga.

Esses momentos vão ser importantes para que sua mente se recupere e recomece a estudar com mais vontade. Aquele tempo que deixar de estudar por dia pode ser o que vai fazer diferença na hora da sua aprovação. Pense que tudo é passageiro e que essa fase também irá passar.

Tenha cuidado com alguns agentes de distração que pode encontrar no caminho. Se você for buscar seu material na internet, por exemplo, é muito comum que se depare com um lugar que pode te fazer perder muito tempo de estudo, as famosas redes sociais.

Por mais difícil que seja não dar aquela “olhadinha” no Facebook ou em qualquer outra plataforma, tente manter o foco em sua pesquisa, se necessário, não deixe seu perfil logado e coloque uma meta de que só vai a usar depois que terminar seu estudo do dia.

É importante também fazer pausas nos estudos, depois que terminar a hora programada para o seu dia se distraia, vá encontrar alguns amigos, assistir um filme, ficar com a família, passear. São opções que vão ajudar sua mente a descansar.

A realização de alguns simulados que ficam disponíveis online pode te ajudar muito na preparação. Tente sempre ir refazendo outras provas, ver como é o padrão das questões, tudo fará com que no momento do teste você já se sinta familiarizado com o estilo das perguntas e tenha um melhor desempenho.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.