Matérias mais estudadas para um Concurso Público

Tempo de leitura: 6 minutos

Concursos públicos normalmente são muito concorridos. As pessoas interessadas em prestar as provas se preparam durante meses, algumas até buscam cursinhos preparatórios para que possam ser melhor orientadas em relação ao conteúdo pedido nessas provas.

Se você é candidato de uma prova de concurso público, e está perdido, ou em dúvida em relação ao que estudar, fique atento nas dicas abaixo. Vamos te ajudar a entender que embora pareça difícil assimilar todo o conteúdo visto durante a preparação, não é impossível.

Além disso, existem alguns truques. Você não precisa estudar exatamente tudo, e hoje vamos te fazer entender isso. Ao final da leitura, você vai saber com que tipo de matérias precisa se preocupar, e quais podem ser vistas de uma maneira mais geral.

Disciplinas mais pedidas

É importante saber que cada concurso público é diferente. Um concurso para ser funcionário de um banco pede um conteúdo diferente, do que pede um concurso para ser funcionário de uma escola pública. No entanto, embora haja essa mudança, existem determinadas disciplinas que são cobradas essencialmente em todas as provas.

Língua Portuguesa

Fonologia: Nesse tópico, o candidato estuda sobre o som de cada palavra, chamado também de fonema. Além disso, ele também estuda as formas, que podem ser chamadas de morfemas.

Sintaxe: Aqui, é observado o sentido entre as frases. Essa parte da gramática estuda a organização das palavras em uma única frase, bem como a organização das frases de uma maneira geral no discurso.

Estilística: Estuda as modificações feitas na linguagem. Aqui o candidato analisa as figuras de linguagem, funções e vícios.

Semântica: Trata não só do significado de uma palavra, como também da interpretação desse significado e possíveis mudanças.

Raciocínio Lógico

Pode parecer uma disciplina difícil, porque não é possível decorar, e necessário entender o conteúdo para resolver uma questão. No entanto, existem ótimos simulados disponíveis gratuitamente na internet, que te dão exemplos de como o raciocínio lógico é cobrado nos concursos públicos.

Além disso, é possível também encontrar vídeo aulas, que não mostram somente a questão, mas sim a maneira correta de resolvê-las. O candidato pode também adquirir novos hábitos, para exercitar o cérebro, como jogar Sudoku, por exemplo.

Acredite ou não, mas jogar xadrez também é um ótimo exercício de raciocínio lógico, assim como a montagem de um cubo mágico. Pequenos objetos podem fazer uma enorme diferença, e te ajudam a compreender as questões de raciocínio lógico. Tudo depende do quanto você exercita seu cérebro.

Matemática

Para aqueles que se preocupam em relação à essa disciplina, temos uma boa notícia: é pedida somente a matemática básica. Isso quer dizer que são cobrados somente os principais conceitos passados durante o ensino fundamental (5º ao 9 ano) e ensino médio.

Os conceitos são do fundamental:

– Proporção

– Divisão Proporcional

– Regra de Três (simples e composta)

– Porcentagem

– Equações do 1º Grau e Problemas

– Equações do 2º Grau e Problemas

-Sistema Métrico Decimal

– Razão

 – Produtos Notáveis

 – Fatoração Algébrica

  – Áreas de Figuras Planas

Conceitos do ensino médio:

-Juros (simples e Compostos)

-Análise Combinatória

-Probabilidade

-Noção de Função

-Progressões Aritmética

-Progressão Geométrica

Atualidades

Essa disciplina também pode ser chamada de Conhecimentos Gerais, e normalmente é a que mais deixa os candidatos confusos. Isso acontece porque muitas pessoas não sabem como estudar atualidades, já que não existe um material didático, certo?

O único modo de conseguir realmente estudar essa matéria é se organizar e ter disciplina. Faça um roteiro de sites que você deve acessar para buscar o conteúdo necessário, antes mesmo de pegar o computador, tablet ou dispositivo móvel.

Feito isso, tenha disciplina. Nada de perder só cinco minutinhos checando as redes sociais, porque embora isso seja rápido, tira todo o seu foco e concentração, portanto, reserve um tempo exclusivo para se atualizar.

Ficar ligado nos meios de comunicação também é um aspecto importante. Leia sempre jornais, revistas, portais de notícias online, livros. Assista aos telejornais, principalmente os exibidos em horário nobre e busque programas na televisão que proporcionem discussões e debates sobre política, economia, questões ambientais etc.

Informática

A informática exigida nos concursos não é muito complicada. É claro que ter domínio dessas habilidades é um grande diferencial, mas se você não é nenhum expert, não se preocupe. Tudo o que você precisa fazer é dedicar um tempo especial para aprender informática.

Existem vídeo aulas disponíveis gratuitamente na internet, que podem te ajudar a aprender tudo o que você precisa saber para se dar bem no concurso público. Tenha sempre um bloquinho à mão quando estiver estudando, para anotar pontos importantes dos quais você precisa lembrar.

Além disso, existem “apostilas” oferecidas também de forma gratuita, você só precisa dedicar um tempo do seu dia à leitura desse material.

Se você tem algum amigo ou parente que entenda muito sobre informática, não tenha vergonha e peça ajuda! Ter alguém nos ensinando é também uma maneira muito eficaz de aprender, especialmente quando não temos noção nenhuma daquilo que vai ser estudado.

Legislação

Uma das disciplinas mais importantes de todo concurso é a legislação. A grande dificuldade dos candidatos é compreender o conteúdo, já que o material utilizado pela maioria das pessoas para estudar, é cheio de palavras e termos técnicos, que dificultam o entendimento de pessoas leigas nos assuntos referentes à lei.

Mas não desanime! Existem algumas técnicas, ensinadas inclusive nos cursinhos preparatórios, para ter essas informações na ponta da língua, mesmo que você não as entenda integralmente.

Uma boa forma de memorizar o que estamos estudando é transcrever o conteúdo. Abuse dos bloquinhos, copie o conteúdo em post-its e cole-os em lugares para os quais você olha com frequência.

Além disso, você também pode gravar áudios, lendo o conteúdo direto dos livros. Enquanto lava a louça, faz uma caminhada ou limpa a casa, ouça esses áudios com fones de ouvido, será quase como você decorar uma música. Com o tempo, você vai estar tão habituado ao conteúdo, que vai até falar junto.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.