Matemática: veja o conteúdo exigido em concursos de nível fundamental

Tempo de leitura: 6 minutos

Os concursos têm sido uma das opções mais procuradas por diversos setores da população para se ter a garantia de um emprego e de um salário em meio ao cenário instável que o país tem enfrentado por conta da crise.

Afinal de contas, com crise ou sem crise a verdade é que as contas para pagar vão continuar vindo todos os meses, de forma que é preciso ter uma garantia de que elas vão ser pagas, algo que só setor público pode oferecer ao trabalhador.

Isso porque, com a crise, diversas empresas do setor privado têm se encontrado frente a uma situação financeira bastante complicada, o que acaba resultando em cortes de gastos e também em corte de pessoal para que consigam se manter funcionando e não se vejam obrigadas a fecharem as portas.

Cortes estes que afetam principalmente pessoas que possuem cargos e escolaridade menores.

Isso acaba fazendo com que uma série de trabalhadores, do profissional com MBA até aquele que possui apenas certificado de conclusão de nível fundamental, acabem procurando o setor público por conta das diversas vantagens que este oferece e que vão muito além da estabilidade empregatícia.

Entre elas estão salários maiores do que aqueles que são oferecidos pelo setor privado, bons benefícios que são somados ao salário e que variam de empresa para empresa e também uma jornada de trabalho bem respeitada, o que acaba fazendo com que profissionais não sejam explorados no serviço público, algo que acontece com mais frequência do que seria desejável dentro do setor privado.

Porém, a verdade é que para concurseiros de qualquer nível, o ingresso não é tarefa tão simples. Isso porque a entrada no setor público requer a aprovação em um concurso, que é composto por provas que nem sempre são tão simples e que costumam ser bastante disputadas, principalmente aqueles que oferecem vagas com salários mais altos.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações para ajudar você, que busca realizar um concurso que exige nível fundamental, a estudar.

Para isso reunimos aqui uma série de dicas em torno do conteúdo de matemática que mais costuma cair neste tipo de concurso, tudo para que você consiga estudar e se preparar com antecedência, tudo para aumentar ainda mais as suas chances de conseguir uma oportunidade dentro do serviço público brasileiro.

Conteúdos mais cobrados de matemática para concurso de nível fundamental

Como a exigência de conhecimento em um concurso de nível fundamental é consideravelmente mais baixa do que em um concurso que cobra nível superior, como não poderia deixar de ser, o conteúdo cobrado neste tipo de concurso é bastante diferente e é exatamente assim que acontece com a matemática.

Vale aqui ressaltar que o ensino fundamental é compreendido pelo 5º ao 9º ano.

Dessa forma, os conteúdos que vão ser cobrados em relação de matemática em concursos que fazem a exigência apenas de conclusão do ensino fundamental vão ser aqueles que deveriam ter sido abordados no processo de ensino durante os anos que foram mencionados.

Fazem parte da lista de conteúdos de matemática cobrados em concurso de nível fundamental questões sobre temas mais simples e menos complexos. Entre eles estão razão e proporção, fatoração algébrica e também cálculo de área de figuras planas, de forma que é importante estudar um pouco de geometria para o concurso.

Além disso, temas que são frequentemente abordados em questões neste tipo de concurso são relativas a divisão proporcional, sistema métrico decimal, regra de três – tanto a simples, quanto a composta -, e também porcentagem. Mais ainda, são também cobrados conhecimentos em torno de equações tanto de primeiro quanto de segundo grau, bem como a habilidade de resolver seus respectivos problemas.

Aqui é importante ressaltar que, ainda que em concursos de nível fundamental, grande parte das questões de matemática do concurso prioriza a utilização da lógica para a resolução dos problemas, de forma que o conhecimento das matérias mencionadas acima funcione como base para a resolução dos problemas, que vai exigir o uso de lógica em conjunto a isso.

O conteúdo cobrado é basicamente esse, por isso mesmo vale a pena resgatar apostilas do ensino fundamental – esse material pode ser facilmente encontrado na internet sob a forma de pdf – e concentrar os seus estudos nelas. Outra boa dica para estudar e treinar matemática para concursos é procurar por simulados na internet, já que o ambiente virtual conta com diversas opções para quem deseja treinar os conhecimentos para um concurso.

Porém, vale ressaltar que é importante procurar por simulados que sejam voltados especialmente para pessoas que desejem prestar concursos de nível fundamental. Caso contrário, você vai acabar se deparando com opções que contam com uma série de conhecimentos que você não vai ter e que não vão nem passar perto de cair na sua prova, o que só vai acabar atrapalhando os seus estudos.

Por isso mesmo, busque materiais em torno da área de conhecimento que você precisa estudar, e se concentre principalmente naquilo que você tem maior dificuldade de forma a chegar em sua melhor forma para o concurso que você deseja prestar. Outra dica bastante útil para quem deseja estudar matemática para concursos é procurar por vídeos no YouTube.

Isso porque há diversas opções de vídeo aulas na internet que podem ajudar e muito você a estudar para o seu concurso. Novamente, uma dica para não acabar se deparando com conteúdo desnecessário que vai atrasar os seus estudos é procurar especificamente por tema que você deseja aprender, como buscar por regra de três ou porcentagem, por exemplo.

Tendo o material em mãos e com muito estudo e dedicação, você vai estar preparado para prestar um concurso de nível fundamental, eliminar os seus concorrentes e conseguir a vaga que você desejar dentro da iniciativa pública, começando a sua carreira no setor.

O importante é ter força de vontade e não desistir se a primeira tentativa não der certo, já que a concorrência as vezes costuma ser difícil de ser superada.

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.