Marinha: veja como funciona o concurso é já comece a se preparar

Tempo de leitura: 6 minutos

A Marinha do Brasil, sempre disponibiliza diversos concursos para quem tem interesse em estabelecer carreira na atividade militar.

Para você que sonha em entrar para a Marinha e conquistar seu espaço então é necessário saber o quanto é importante compreender todo o processo seletivo para que você comece a se preparar adequadamente e conquiste o resultado que espera: ser aprovado.

O concurso da Marinha está entre um dos mais concorridos que existem e a cada ano cresce ainda mais o interesse pelos diversos cargos que a marinha oferece. Isso ocorre devido ao fato da Marinha ser considerada uma instituição bastante séria, de se beneficiar de altos investimentos do governo e por ser uma instituição admirada e prezadas por todas as pessoas.

É preciso estar muito engajado e compreender como é grande a responsabilidade e o compromisso que se está assumindo, quando se é aprovado para entrar no órgão federal. Além disso, é o tipo de concurso que exige bastante dos candidatos, por isso é preciso uma ampla e objetiva preparação para que o sucesso seja alcançado.

Os cargos que ficam à disposição dos candidatos, são muito interessantes, uma vez que eles oferecem salários compatíveis com o mercado, benefícios e também, a chance de crescimento em sua vida profissional, seguindo a carreira militar em uma das instituições bem avaliadas do país.

Vale ressaltar que em função de todas as boas características associadas à Marinha, há cada vez mais grande número de pessoas tentando a aprovação nesse tipo de concurso.

Carreira militar

Antes de tentar ingressar nessa função é imprescindível entender todos os requisitos necessários e que serão cobrados caso você consiga ser aprovado no concurso.

Dessa forma, você deve compreender que está assumindo a responsabilidade de servir e cumprir todos os deveres e obrigações impostas pela instituição que tem como um dos seus pilares fundamentais o respeito e cumprimento das regras e obediência às hierarquias.

Assim que aprovado, o candidato terá acesso a um curso que é realizado dentro do centro de instrução da instituição e que tem como principal finalidade preparar candidato para executar as funções específicas do cargo.

Após isso, o candidato fará parte de um estágio para conseguir se adaptar às características do órgão e à execução correta da função em questão, de acordo com os regulamentos, políticas e regras definidas pela instituição.

Pré-requisitos

Embora não seja obrigatório, um dos requisitos mais importantes para alguém que deseja concorrer a uma vaga na Marinha do Brasil, é sem dúvida, ter afinidade com a carreira ou ser uma pessoa de fácil adaptação, já que a Marinha tem um modelo diferente em relação aos trabalhos mais comuns da indústria ou do comércio.

Para se candidatar às vagas, é preciso fazer a inscrição, que é feita de forma online ou nos centros militares da marinha designados para esse fim.

Os candidatos podem ser de ambos os sexos, mas é necessário ser brasileiro e ter menos de 36 anos de idade ao fazer a inscrição e também é necessário ter tido boa conduta em sua vida pessoal e estar em dia com suas obrigações do serviço militar e da justiça eleitoral.

A marinha também adota o sistema de cotas, disponibilizando 20% das vagas para pessoas que se declaram negros.

Depois de feita a inscrição, será solicitado o pagamento de uma taxa de inscrição que depois de paga, até a data limite definida, sua inscrição estará oficializada e você estará apto a seguir com as demais etapas do concurso.

É muito importante estar atento as datas limite de inscrição e de pagamento da taxa de inscrição, para poder efetivar a inscrição e se habilitar a seguir no processo.

Principais conteúdos

Os principais conteúdos que são exigidos variam de acordo com o cargo desejado, sendo mais específicos dentro da função escolhida. Também existe uma biografia sugerida para estudo.

O edital costuma mencionar amplamente quais poderão ser os temas que fazem parte do conteúdo programático das provas, por isso é de extrema importância a leitura completa e detalhada do edital para conseguir extrair o maior número de informações possíveis e assim se aprofundar nos temas que você poderá encontrar nas provas de avaliação.

Etapas do concurso

O concurso é feito em etapas, sendo elas:

A seleção inicial, em que será realizado a prova escrita de conhecimentos profissionais, a redação e os testes de saúde e aptidão física, uma prova discursiva de conhecimentos profissionais, para os candidatos à profissão de direito, exames psicológicos e também a verificação dos documentos. Todas essas fases são eliminatórias e classificatórias.

Preparação é a chave do sucesso

A grande concorrência que existe, a pouca quantidade de vagas existentes e as exigências feitas nas suas diversas etapas, indicam tratar-se de um concurso com um grau bastante elevado de exigência, por isso a chave para você sair na frente em relação à concorrência é apostar numa forte preparação.

Dessa forma, conhecer todos os detalhes do processo que envolvem o concurso, saber exatamente o que você quer exercer e estudar todo o conteúdo programático que poderá cair nas provas é fundamental.

É importante ressaltar que sendo um dos concursos mais concorridos que existem, já que em contrapartida a instituição oferece vários benefícios e ainda possibilidade de seguir carreira profissional militar o que pode ser considerado como motivo de orgulho para aqueles que gostam dessa atividade, que a única maneira de ter a chance de conseguir ser aprovado e entrar nos quadros da Marinha é o foco a dedicação incansável na preparação para as provas.

Por isso, é muito importante investir com muita disposição nos estudos para estar pronto e ter condição de enfrentar o exame escrito e as biografias sugeridas que estarão presentes nas provas. E também é necessário se preparar psicologicamente, tendo boas noites de sono antes de fazer as provas e se alimentar adequadamente, pois isso também te trará tranquilidade para conseguir fazer os exames com segurança e confiança. Assim, você poderá conquistar a vaga que tanto deseja, e com isso, a carreira que sempre sonhou na Marinha do Brasil.

Invista em você mesmo e se dê a oportunidade de trabalhar em uma das melhores instituições que esse país já produziu. Estude e vença.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.